Cozinhar em uma churrasqueira

Acompanhamentos para churrasco

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 21 março 2023
Acompanhamentos para churrasco

Esteja onde estiver, mencione a palavra 'churrasco' em seu devido idioma e observe a comoção coletiva em torno da ideia de juntar pessoas em volta de fogo e comida, certo? Eu disse 'comida' porque o churrasco pode ter um cardápio muito mais variado do que aquele que você experimentou a vida inteira na sua cidade e entre pessoas queridas.

Pensando nisso, neste post do umCOMO elaboramos uma lista com aqueles acompanhamentos para churrasco que costumam fazer sucesso sempre. Esperamos te ajudar na elaboração do seu cardápio e desejamos uma ótima refeição!

Também lhe pode interessar: Como preparar um bom churrasco

Índice

  1. Os melhores acompanhamentos para churrasco
  2. Entradas para churrasco
  3. Acompanhamentos para churrasco
  4. Saladas para acompanhar churrasco
  5. Molhos para churrasco

Os melhores acompanhamentos para churrasco

Poderíamos dizer que os melhores acompanhamentos para churrasco são aqueles que você acha gostoso, mas a verdade é que a nível nutricional e gastronômico existem algumas combinações que podem favorecer uma experiência mais saudável e gostosa.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira,[1] para uma refeição balanceada e gostosa, o ideal é aproveitar ao máximo os alimentos in natura, ou seja, aqueles que não são processados ou ultra processados. Uma vez que você os tenha, pode adaptá-los à receita que escolher e utilizá-los como acompanhamentos para churrasco.

Acompanhamentos para um bom churrasco

Você que fazer uma listinha? Na hora de pensar no cardápio do acompanhamento para churrasco, uma boa dica é pensar em, pelo menos uma opção de cada item citado a seguir, além da carne. Com todos esses itens, não falta nada!

  • Tira-gosto
  • Opções vegetarianas
  • Salada
  • Molhos para a carne
  • Arroz, pão ou outro tipo de carboidrato
  • Sobremesa
  • Bebidas

Confira a seguir uma seleção de opções de acompanhamentos para um bom churrasco, quer dizer, perfeito!

Entradas para churrasco

Vai fazer um almoço com churrasco? Enquanto se acende a churrasqueira e os convidados chegam, você pode apostar em tira-gostos simples que combinam com cerveja, ou outras bebidas frescas, e abrem o apetite. Conservas, frios e patês são sempre uma boa pedida. Algumas ideias de petiscos e entradas para servir antes do churrasco são:

Acompanhamentos para churrasco

Agora que o churrasco já está rolando em alto e bom som, vamos aqueles acompanhamentos para churrasco que são bem comuns em diferentes partes do Brasil:

Pão

Há quem dispense qualquer outro tipo de acompanhamento para churrasco e deixa tudo por conta dele. A combinação de pão com carne costuma agradar a gregos e troianos e pode ser uma ideia econômica se você pedir que os convidados colaborem com o pão. O choripan, por exemplo, é o lanche de pão francês com linguiça e vinagrete que deixa todo mundo de barriga cheia. Pode ser pão francês, baguete ou o tipo de pão que você preferir!

Acompanhamentos para churrasco - Acompanhamentos para churrasco

Pão de alho

Você se pergunta, dentre todos, qual o melhor acompanhamento para churrasco? O pão de alho pode, definitavamente, ter esse título. Em algumas ocasiões tem mais protagonismo que a própria carne e é um item imprescindível na lista de acompanhamentos para churrasco. Apesar de ser em encontrado já pronto em supermercados, é bem fácil prepará-lo em casa. Neste post explicamos como fazer pão de alho caseiro simples.

Acompanhamentos para churrasco -

Arroz

Ainda falando sobre carboidratos, o arroz é um complemento democrático e nutritivo que combina perfeitamente com qualquer tipo de carne no churrasco. O arroz branco soltinho em si já é mais do que suficiente e fica perfeito com farofa e vinagrete. Se quiser deixá-lo mais especial, algumas receitas que servem como acompanhamento para churrasco são:

Acompanhamentos para churrasco -

Mandioca cozida

Para muita gente que gosta de fazer churrasco, o aipim é bom para acompanhar churrasco seja como carboidrato principal ou secundário. Além de ter um preparo bem simples, seu sabor harmoniza muito bem com diferentes tipos de carnes e vegetais. Explicamos o preparo no post sobre como cozinhar mandioca.

Acompanhamentos para churrasco -

Batata cozida ou assada

Como acompanhamento para churrasco, a batata tem a mesma função da mandioca e é tão adequada quanto. Você pode prepará-la como quiser, mas lembre-se de não carregar nas especiarias para que ela não roube o protagonismo da carne e dos vegetais. Algumas sugestões de preparo são:

Acompanhamentos para churrasco -

Farofa

Em alguns estados, a farofa como acompanhamento para churrasco é unanimidade. Pode ser servida mais sequinha, para passar a carne e os vegetais sobre ela ou nas suas versões mais úmidas que servem como guarnições e até substituem a salada, dependendo da receita. No umCOMO explicamos as seguintes preparações:

Acompanhamentos para churrasco -

Queijo coalho

Antes de passar aos acompanhamentos para churrasco menos tradicionais, o queijo coalho é uma opção querida em tantas reuniões pelo seu sabor e versatilidade: pode servir como entrada, guarnição ou prato principal. Para deixá-lo perfeito na hora do preparo, neste post explicamos como assar queijo coalho.

Acompanhamentos para churrasco -

Polenta

A polenta pode ser um acerto em muitos almoços, inclusive em um churrasco. Pode substituir perfeitamente o arroz, a mandioca ou outros carboidratos. Aqui explicamos como fazer polenta.

Acompanhamentos para churrasco -

Abóbora assada ou cozida

Quem gosta de inovar e apostar em opções de acompanhamento para churrasco low carb pode optar pela abóbora: pouco calórica, saciante e, o mais importante, deliciosa! Essa receita de abóbora assada é simples e super saborosa.

Acompanhamentos para churrasco -

Outras verduras e legumes salteados ou assados

Ainda pensando nas opções de acompanhamento para churrasco low carb, existem mil e uma possibilidades de servir os legumes e verduras, que também são uma opção ideal para churrasco vegetariano. As nossas sugestões são:

Acompanhamentos para churrasco -

Feijão

Esse é um daqueles acompanhamentos para churrasco que pode gerar polêmica mas é sempre bem vindo. O feijão pode ser uma mão na roda em churrascos grandes em que não se tem certeza da quantidade de convidados ou com crianças, por exemplo. Existem muitas maneiras de prepará-lo em diferentes partes do Brasil, deixamos algumas opções:

Imagemn: Moe Alves/Flickr

Acompanhamentos para churrasco -

Saladas para acompanhar churrasco

Já comentamos que o ideal é pensar em pelo menos uma opção de carboidrato e salada para um churrasco equilibrado e gostoso. A salada deixa a refeição mais leve, equilibrada e facilita a digestão do churrasco, que pode ser difícil para algumas pessoas.

Algumas opções infalíveis são:

Vinagrete

As receitas de vinagrete podem variar bastante Brasil afora, mas o fato indiscutível é que a acidez dos ingredientes é extremamente agradável com a carne. Pode ser vinagrete de tomate e cebola, balsâmico ou a receita que você preferir. A taxa de aceitação é alta!

Acompanhamentos para churrasco - Saladas para acompanhar churrasco

Salada verde

Não importa a carne ou acompanhamento para churrasco escolhido, a salada verde combina absolutamente com tudo! Sugerimos essa receita do umCOMO que já vem com as medidas do molho.

Acompanhamentos para churrasco -

Salada como manga

As frutas também funcionam e dão um toque especial às saladas. Em época de mangas você pode apostar sem medo na combinação das folhas com a fruta. Confira os ingredientes e passo a passo aqui.

Acompanhamentos para churrasco -

Salada de maionese

Essa é uma receita que não pode faltar em muitas famílias brasileiras em versões variadas. Fato é que essa queridinha pode ser o acompanhamento que faltava no churrasco. Você pode fazer a sua própria maionese, nesse post explicamos o que fazer quando a maionese desanda.

Acompanhamentos para churrasco -

Molhos para churrasco

Quer impressionar e inovar? Sirva molhos para passar no churrasco ou no pãozinho. Não faltam opções gostosas que você pode preparar em casa. Selecionamos algumas:

Agora que você já tem o cardápio e as ideias de acompanhamentos para churrasco, sugerimos conferir a nossa seleção de sobremesas para escolher a sua sobremesa para churrasco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Acompanhamentos para churrasco, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 156 p. : il.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rogério
Gostaria de receber receitas estou começando agora
1 de 16
Acompanhamentos para churrasco