Partilhar

Acompanhamentos para churrasco

 
Por Julia Latorre, Editora. 9 julho 2020
Acompanhamentos para churrasco

Esteja onde estiver, mencione a palavra 'churrasco' em seu devido idioma e observe a comoção coletiva em torno da ideia de juntar pessoas em volta de fogo e comida, certo? Eu disse 'comida' porque o churrasco pode ter um cardápio muito mais variado do que aquele que você experimentou a vida inteira na sua cidade e entre pessoas queridas.

Pensando nisso, neste post do umCOMO elaboramos uma lista com aqueles acompanhamentos para churrasco que costumam fazer sucesso sempre. Esperamos te ajudar na elaboração do seu cardápio e desejamos uma ótima refeição!

Também lhe pode interessar: Como preparar um bom churrasco

Quais os melhores acompanhamentos para churrasco?

Poderíamos dizer que os melhores acompanhamentos para churrasco são aqueles que você acha gostoso, mas a verdade é que a nível nutricional e gastronômico existem algumas combinações que podem favorecer uma experiência mais saudável e gostosa.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira,[1] para uma refeição balanceada e gostosa, o ideal é aproveitar ao máximo os alimentos in natura, ou seja, aqueles que não são processados ou ultra processados. Uma vez que você os tenha, pode adaptá-los à receita que escolher e utilizá-los como acompanhamentos para churrasco.

Acompanhamentos para um bom churrasco

Você que fazer uma listinha? Na hora de pensar no cardápio do acompanhamento para churrasco, uma boa dica é pensar em, pelo menos uma opção de cada item citado a seguir, além da carne. Com todos esses itens, não falta nada!

  • Tira gosto
  • Opções vegetarianas
  • Salada
  • Molhos para a carne
  • Arroz, pão ou outro tipo de carboidrato
  • Sobremesa
  • Bebidas

Confira a seguir uma seleção de opções de acompanhamentos para um bom churrasco, quer dizer, perfeito!

Entrada para servir antes do churrasco

  • Enquanto se acende a churrasqueira e os convidados chegam, você pode apostar em tira-gostos simples que combinam com cerveja, ou outras bebidas frescas, e abrem o apetite. Conservas, frios e patês são sempre uma boa pedida. Algumas ideias de petiscos e entradas para servir antes do churrasco são:

Acompanhamentos para churrasco

Agora que o churrasco já está rolando em alto e bom som, vamos aqueles acompanhamentos para churrasco que são bem comuns em diferentes partes do Brasil:

Pão

Há quem dispense qualquer outro tipo de acompanhamento para churrasco e deixa tudo por conta dele. A combinação de pão com carne costuma agradar a gregos e troianos e pode ser uma ideia econômica se você pedir que os convidados colaborem com o pão. O choripan, por exemplo, é o lanche de pão francês com linguiça e vinagrete que deixa todo mundo de barriga cheia. Pode ser pão francês, baguete ou o tipo de pão que você preferir!

Acompanhamentos para churrasco - Acompanhamentos para churrasco

Pão de alho

Em algumas casas o pão de alho costuma ser um item imprescindível na lista de acompanhamentos para churrasco. Apesar de ser em encontrado já pronto em supermercados, é bem fácil prepará-lo em casa. Neste post explicamos como fazer pão de alho caseiro simples.

Arroz

Ainda falando sobre carboidratos, o arroz é um complemento democrático e nutritivo que combina perfeitamente com qualquer tipo de carne no churrasco. O arroz branco soltinho em si já é mais do que suficiente e fica perfeito com farofa e vinagrete. Se quiser deixá-lo mais especial, algumas receitas que servem como acompanhamento para churrasco são:

Mandioca cozida

Para muita gente que gosta de fazer churrasco, o aipim é bom para acompanhar churrasco seja como carboidrato principal ou secundário. Além de ter um preparo bem simples, seu sabor harmoniza muito bem com diferentes tipos de carnes e vegetais. Explicamos o preparo no post sobre como cozinhar mandioca.

Batata cozida ou assada

Como acompanhamento para churrasco, a batata tem a mesma função da mandioca e é tão adequada quanto. Você pode prepará-la como quiser, mas lembre-se de não carregar nas especiarias para que ela não roube o protagonismo da carne e dos vegetais. Algumas sugestões de preparo são:

Farofa

Em alguns estados, a farofa como acompanhamento para churrasco é unanimidade. Pode ser servida mais sequinha, para passar a carne e os vegetais sobre ela ou nas suas versões mais úmidas que servem como guarnições e até substituem a salada, dependendo da receita. No umCOMO explicamos as seguintes preparações:

Queijo coalho

Antes de passar aos acompanhamentos para churrasco menos tradicionais, o queijo coalho é uma opção querida em tantas reuniões pelo seu sabor e versatilidade: pode servir como entrada, guarnição ou prato principal. Para deixá-lo perfeito na hora do preparo, neste post explicamos como assar queijo coalho.

Polenta

A polenta pode ser um acerto em muitos almoços, inclusive em um churrasco. Pode substituir perfeitamente o arroz, a mandioca ou outros carboidratos. Aqui explicamos como fazer polenta.

Abóbora assada ou cozida

Quem gosta de inovar e apostar em opções de acompanhamento para churrasco low carb pode optar pela abóbora: pouco calórica, saciante e, o mais importante, deliciosa! Essa receita de abóbora assada é simples e super saborosa.

Outras verduras e legumes salteados ou assados

Ainda pensando nas opções de acompanhamento para churrasco low carb, existem mil e uma possibilidades de servir os legumes e verduras, que também são uma opção ideal para churrasco vegetariano. As nossas sugestões são:

Feijão

Esse é um daqueles acompanhamentos para churrasco que pode gerar polêmica mas é sempre bem vindo. O feijão pode ser uma mão na roda em churrascos grandes em que não se tem certeza da quantidade de convidados ou com crianças, por exemplo. Existem muitas maneiras de prepará-lo em diferentes partes do Brasil, deixamos algumas opções:

Imagemn: Moe Alves/Flickr

Saladas para churrasco

Já comentamos que o ideal é pensar em pelo menos uma opção de carboidrato e salada para um churrasco equilibrado e gostoso. A salada deixa a refeição mais leve, equilibrada e facilita a digestão do churrasco, que pode ser difícil para algumas pessoas.

Algumas opções infalíveis são:

Vinagrete

As receitas de vinagrete podem variar bastante Brasil afora, mas o fato indiscutível é que a acidez dos ingredientes é extremamente agradável com a carne. Pode ser vinagrete de tomate e cebola, balsâmico ou a receita que você preferir. A taxa de aceitação é alta!

Acompanhamentos para churrasco - Saladas para churrasco

Salada verde

Não importa a carne ou acompanhamento para churrasco escolhido, a salada verde combina absolutamente com tudo! Sugerimos essa receita do umCOMO que já vem com as medidas do molho.

Salada como manga

As frutas também funcionam e dão um toque especial às saladas. Em época de mangas você pode apostar sem medo na combinação das folhas com a fruta. Confira os ingredientes e passo a passo aqui.

Salada de maionese

Essa é uma receita que não pode faltar em muitas famílias brasileiras em versões variadas. Fato é que essa queridinha pode ser o acompanhamento que faltava no churrasco. Você pode fazer a sua própria maionese, nesse post explicamos o que fazer quando a maionese desanda.

Molhos para churrasco

Quer impressionar e inovar? Sirva molhos para passar no churrasco ou no pãozinho. Não faltam opções gostosas que você pode preparar em casa. Selecionamos algumas:

Agora que você já tem o cardápio e as ideias de acompanhamentos para churrasco, sugerimos conferir a nossa seleção de sobremesas para escolher a sua sobremesa para churrasco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Acompanhamentos para churrasco, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 156 p. : il.

Escrever comentário sobre Acompanhamentos para churrasco

O que lhe pareceu o artigo?

Acompanhamentos para churrasco
1 de 16
Acompanhamentos para churrasco

Voltar ao topo da página