Outras receitas de bolos

Como fazer biscoito de gengibre sem glúten

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. 22 dezembro 2020
Como fazer biscoito de gengibre sem glúten

Nos países do Hemisfério Norte, com a chegada do frio e a proximidade do Natal, os biscoitos de gengibre se tornam um clássico da temporada, mas você não precisa estar no inverno para prepará-los! Ideal para sobremesas e lanches, as tradicionais bolachinhas podem ser feitas de maneiras diferentes e com uma grande variedade de ingredientes para que os sabores sejam potencializados.

Se você quer saber como fazer biscoitos de gengibre saudáveis, a receita que vamos te mostrar a seguir é perfeita para agradar crianças e adultos, além de ser opção ideal para quem é celíaco, já que estas bolachas não contêm glúten. Preparado/a para começar? Anote o passo a passo, pois aqui no umCOMO te ensinamos como fazer biscoito de gengibre sem glúten. Bom proveito!

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer biscoitos sem açúcar

Passos a seguir:

1

Como você vai ver a seguir, fazer biscoitos de gengibre sem glúten não é nada complicado, mas queremos te lembrar aqui que é necessário que você tenha um cuidado especial na hora de selecionar os ingredientes, isto é farinhas e fermento, aptos para celíacos.

Leia sempre os rótulos e embalagens de cada produto quando for separar os ingredientes da receita e, quando começar a cozinhar os biscoitos, trate de não usar utensílios que estiveram em contato com outros alimentos que possam ter glúten na composição, para evitar a contaminação cruzada.

Se você tem todos os ingredientes em mãos, anote as dicas, pois chegou a hora de aprender como fazer biscoitos de gengibre sem glúten fáceis e deliciosos.

2

Em um recipiente, misture a farinha que você escolheu usar com a maizena. Você pode preparar seus biscoitos usando apenas um tipo de farinha, como a de arroz, ou combinar duas diferentes, como a de arroz e a de amêndoas, para um sabor mais intenso. Você também vai encontrar, no supermercado, massas já prontas e livres de glúten, que também podem ser usadas. Adicione o fermento à farinha, bem como a pitada de sal.

Como fazer biscoito de gengibre sem glúten - Passo 2
3

Em outro recipiente, coloque a manteiga, que deve estar em temperatura ambiente para que possa ser misturada aos demais ingredientes. Misture o ovo e o açúcar, e bata a mistura por alguns minutos usando um garfo ou fouet.

4

Chegou o momento de juntar ambas as preparações. Despeje aos poucos a mistura de ovo, açúcar e manteiga no recipiente onde está a farinha. A seguir, adicione o gengibre ralado e qualquer outro ingrediente opcional que você quiser, como por exemplo amêndoas moídas ou, quem sabe, um pouco de pimenta para potencializar o toque picante dos seus biscoitos de gengibre sem glúten.

Se você quer aprender como fazer bolachas de gengibre e canela sem glúten, aconselhamos que você adicione uma colher de sopa de canela à mistura. Vai ficar uma delícia! E, caso você queira aprender outra receita de massa que não leva glúten te convidamos a ler como fazer massa folhada sem glúten.

Como fazer biscoito de gengibre sem glúten - Passo 4
5

Amasse bem os ingredientes com as mãos até que fiquem bem integrados uns aos outros. O resultado deve ser uma massa suave e facilmente manipulável, mas suficientemente consistente para que não fique grudando nas mãos quando você for trabalhar com ela.

Se a massa ficar muito densa, adicione duas colheres de sopa de leite e continue o processo.

6

Com a massa pronta, você terá que deixá-la descansar durante, pelo menos, uma hora e meia. Antes de guardá-la, deixe-a com formato arredondado, como se você quisesse fazer uma bola, e cubra com papel filme para que conserve bem. Após preparar e proteger sua massa, conserve-a na geladeira no tempo indicado para que ela fique mais sólida.

Como fazer biscoito de gengibre sem glúten - Passo 6
7

Após o tempo de descanso, tire a base de suas bolachas de gengibre da geladeira. Polvilhe farinha em uma superfície limpa, a qual você irá usar para trabalhar com a massa, e coloque-a sobre ela. Abra a massa com ajuda de um rolinho, também enfarinhado, e estique-a até que fique com grossura aproximada entre 0,5 e 1 cm.

8

Com um molde cortador, dê aos seus biscoitos de gengibre a forma dos tradicionais bonequinhos ou a que você quiser. Pronto, a massa está pronta para ir ao forno! Com o forno pré-aquecido entre 150 e 180ºC, coloque suas bolachas sobre papel vegetal em uma assadeira e ponha os biscoitos para assar. Lembre-se de posicionar os biscoitos com espaço suficiente para que não grudem durante o cozimento.

Como fazer biscoito de gengibre sem glúten - Passo 8
9

Dependendo do seu forno, o tempo de cozimento irá oscilar entre 12 e 18 minutos. Uma vez prontas, com seu inconfundível aspecto dourado, tire as bolachas de gengibre do forno e deixe que esfriem antes de decorá-las como preferir.

Para fazer a decoração, você pode usar açúcar cristal ou de confeiteiro, gotas ou cobertura de chocolate líquida (perfeitos para para fazer os olhos e a boca do bonequinho de gengibre, respectivamente), geleias, mel, xaropes... opções não faltam! Verifique, ainda, se os ingredientes que você vai usar para decorar o boneco também não contêm glúten. Pronto! Neste outro artigo do umCOMO, por exemplo, te explicamos como fazer cobertura de baunilha para suas bolachas.

Se estiver sem ideias para decorar, te damos uma forcinha com o nosso outro artigo sobre como decorar biscoitos de Natal.

Como fazer biscoito de gengibre sem glúten - Passo 9

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer biscoito de gengibre sem glúten, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Você pode escolher entre uma infinidade de moldes para fazer biscoitos divertidos e variados, e obter uma bandeja de Natal tão linda quanto deliciosa: estrelas, pinheiros, gatinhos fofos, bonecos de neve, sinos ... dê asas à sua imaginação.
  • Lembre-se de que a massa para fazer biscoitos de gengibre pode ser congelada. Se sobrar, guarde-a no freezer e lembre-se de tirá-la de lá com certa antecedência no dia em que for fazer novos biscoitos, para que ela já fique pronta para cozinhar.
  • Para dar um toque pessoal aos seus biscoitos, você pode adicionar outros ingredientes, como canela, raspas de laranja ou de limão. Já se você quiser fazer biscoitos de cores diferentes, basta adicionar corante alimentício à massa.
Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Como fazer biscoito de gengibre sem glúten