Partilhar

Como fazer abobrinha na chapa

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer abobrinha na chapa

Gosta de abobrinha? Então certeza que gostaria de conhecer a forma mais simples de preparar esta verdura, perfeita para emagrecer, assim como para pessoas que querem cuidar da sua saúde. Lembre-se que esta hortaliça tem uma grande variedade de benefícios que são ótimos para a saúde, como por exemplo, ajuda a melhorar o trânsito intestinal graças à quantidade de fibra que possui e consegue reforçar o sistema imunológico porque tem muita vitamina C.

De seguida, neste artigo de umComo vamos contar como fazer abobrinha na chapa para que possa aproveitar ao máximo os nutrientes deste ingrediente e comer de forma muito leve.

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer legumes na chapa
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Aprender a fazer abobrinha na chapa é algo muito simples e rápido. A primeira coisa que deve fazer é lavar a verdura para poder extrair qualquer resto tóxico que esteja na casca. Depois, tem que cortar em rodelas grossas para evitar que quebrem ao cozinhar ou que queimem.

A melhor forma de cortar é de forma vertical pois assim conseguirá que os pedaços pareçam maiores, apesar de que, se preferir, também pode cortar em rodelas: o resultado será o mesmo.

Como fazer abobrinha na chapa - Passo 1
2

Depois de cortados, temos que estender um pedaço de papel de cozinha sobre a mesa onde vamos cozinhar; desta forma, conseguimos que a umidade desta hortaliça seja totalmente absorvida pelo papel. Colocamos em cima dele as rodelas, temperamos com sal e pimenta e deixamos por uma meia hora para que solte toda a água; depois, secamos bem para tirar todo o líquido que tenha excedido.

3

Quando tivermos terminado, temos que colocar um pouquinho de azeite de oliva em uma frigideira e deixar que esquente. Agora, adicionamos os pedaços de abobrinha e deixamos que cozinhem a fogo médio, primeiro por um lado e depois por outro. Corrija a quantidade de sal e, se quiser potenciar o sabor, adicione uma pitada de alecrim.

Como fazer abobrinha na chapa - Passo 3
4

Saberá quando deve retirar do fogo porque verá como a verdura começa a ficar de uma cor mais dourada. Deixe cozinhar ao seu gosto e, quando achar que já está pronta, retire do fogo e coloque em um prato ou pirex. E pronto! Já se pode deliciar com a sua abobrinha na chapa, que poderá acompanhar com qualquer prato.

5

Esta é uma receita muito saborosa e leve, perfeita para manter uma alimentação saudável. O motivo é que esta hortaliça está repleta de nutrientes que fazem dela uma aliada indispensável para o correto funcionamento do nosso organismo. De seguida, vamos contar para você os benefícios da abobrinha para que entenda por que ela é tão favorável:

  • Pobre em calorias: é um ingrediente perfeito para incluir nas receitas de quem deseja emagrecer ou manter o seu peso. Não contém quase gorduras nem calorias e, no entanto, é muito rica em vitaminas e minerais.
  • Rica em fibra: por isso consegue melhorar o trânsito intestinal promovendo uma depuração interna do organismo e uma metabolização das gorduras.
  • Rica em potássio: este mineral consegue que o nosso organismo elimine as toxinas e, portanto, mantém níveis ótimos de saúde.
  • Contém fósforo: este mineral consegue melhorar as nossas conexões cerebrais fazendo com que o nosso órgão vital funcione corretamente.
  • Rica em cálcio: este componente consegue que os nossos ossos fiquem mais fortes, algo essencial para períodos como o crescimento ou a menopausa.
  • Rica em vitaminas: a abobrinha contém vitaminas do grupo A (boas para a pele), do grupo C (perfeitas para reforçar as nossas defesas) e do grupo E (ideais para combater agentes infecciosos).
Como fazer abobrinha na chapa - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer abobrinha na chapa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer abobrinha na chapa

O que você achou da receita?

Como fazer abobrinha na chapa
1 de 4
Como fazer abobrinha na chapa

Voltar ao topo da página