PARTILHAR

Como fazer feijão tropeiro

Melissa Ramalho
Por Melissa Ramalho. Atualizado: 26 outubro 2017
Como fazer feijão tropeiro
Imagem: receitasdecomidas.com.br

O feijão tropeiro é um prato brasileiro, foi criado por bandeirantes e tropeiros paulistas. Este feijão é o segredo de muitas tias e avós brasileiras, cada uma faz de maneira especial. O feijão tropeiro é um prato bem rico, pois leve feijão e mandioca e é bem fácil sentir-se satisfeito depois de um prato desta iguaria brasileira. Normalmente esta receita é utilizada nos almoços de família, onde se junta muita gente, um prato que todos adoram e não sai nada caro de se preparar. Aprenda em umComo como fazer feijão tropeiro bem gostoso e aconchegante.

10 convidados Entre 1 e 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer arroz mexicano
Passos a seguir:
1

O primeiro passo é cozinhar o feijão carioquinha na panela de pressão, mais ou menos por 20 minutos. Se estiver durinho após os 20 minutos pode deixar mais um pouco até ele ficar bem cozido.

Como fazer feijão tropeiro - Passo 1
Imagem: oeternoprazerdecomer.blogspot.com
2

Coloque o azeite na frigideira e o bacon, deixe fritar bem. Quando o bacon estiver a ficar crocante, pode retirá-lo da frigideira.

Como fazer feijão tropeiro - Passo 2
Imagem: proximaviagem.com
3

No azeite em que você fritou o bacon, vai fritar as linguiças, deixe elas ficarem bem fritinhas.

4

Quando as linguiças acabarem de fritar, desligue o lume, numa panela faça um refugado com o azeite, cebola e alho. Deixe a cebola ficar bem molinha e transparente e o alho bem douradinho.

5

Com o seu refogado pronto, junte as linguiças, o bacon e a pimenta malagueta esmagada. Mexa durante uns minutinhos.

6

Misture o feijão previamente escorrido ao refugado, envolva suavemente o feijão com as linguiças e o bacon.

7

Quando o feijão estiver esquentando, pode colocar a couve e volte a envolver com cuidado para não esmagar o feijão. Deixe a couve cozer neste preparado por 5 minutinhos.

Como fazer feijão tropeiro - Passo 7
Imagem: semmedida.com
8

Passado o tempo de cozimento da couve, você deve colocar a farinha de mandioca aos poucos, enquanto vai mexendo cuidadosamente o seu feijão tropeiro.

9

Quando acabar de juntar a farinha de mandioca ao seu feijão tropeiro, desligue o lume e junte os cheiros verdes e o cebolinho a gosto.

10

Dê uma mexidinha e junte também os ovos cozidos e picadinhos, mexa mais um pouco para incorporar os ovos no feijão tropeiro e esta deliciosa receita está pronta.

11

Sirva o feijão tropeiro ainda quente a acompanhar uns torresminho e arroz branco, fica uma verdadeira maravilha. Vale lembrar que é uma comidinha bem pesada, deve ser feita para os almoços em família e depois pode aproveitar e dar uma boa caminhada.

Veja também: Como temperar feijão - Todos os tipos

Como fazer feijão tropeiro - Passo 11
Imagem: cuecasnacozinha.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer feijão tropeiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Como fazer feijão tropeiro
Imagem: receitasdecomidas.com.br
Imagem: oeternoprazerdecomer.blogspot.com
Imagem: proximaviagem.com
Imagem: semmedida.com
Imagem: cuecasnacozinha.com.br
1 de 5
Como fazer feijão tropeiro

Voltar ao topo da página ↑