Partilhar

O que fazer quando a maionese desanda

Por Sara Viega. Atualizado: 18 outubro 2018
O que fazer quando a maionese desanda

Fazer maionese caseira não é algo muito complicado, mas certamente requer alguma habilidade para misturar os ingredientes e evitar que o molho desande. Entretanto, se isso acontecer, não será necessário jogá-la fora e começar de novo, existem alguns truques que você pode aplicar para tentar corrigir a maionese que desandou. Por isso, neste artigo do umCOMO, explicaremos o que fazer quando a maionese desanda: como recuperá-la e não perder as suas receitas.

Também lhe pode interessar: Como fazer maionese

Como arrumar maionese desandada com outra gema de ovo

  1. Uma das formas mais usadas para atuar quando a maionese desanda consiste em bater outra gema de ovo e ir acrescentando azeite ou óleo. Para que essa técnica funcione, é imprescindível que os ingredientes estejam em temperatura ambiente;
  2. A seguir, você deverá acrescentar o molho anterior lentamente sem deixar de bater e unir tudo, de maneira que consiga um molho mais espesso.
  3. Para acelerar o processo, você pode acrescentar umas gotas de limão.

Creme de alho desandou, o que fazer?

No caso da receita de pasta de alho com maionese, os truques são os mesmos citados neste artigo, o segredo é focar na receita da maionese.

Imagem: mundoreceta.blogspot.com

Como recuperar maionese que desandou com água quente

  1. Outro método para recuperar uma maionese desandada será retirar o molho da tigela ou recipiente onde a estávamos fazendo e jogar duas colheres de sopa de água quente.
  2. Em seguida, você deverá ir acrescentando o molho desandado e continuar batendo para que vá pegando consistência e a maionese adquira a textura adequada.

Sugestão: Como fazer maionese light

Como salvar maionese que desandou com migalhas de pão

  1. Um velho truque de cozinha para quando a maionese desanda -ainda que não funcione para todo o mundo- é acrescentar migalhas de pão embebidas em água, como uma massa, e unir com o molho já preparado.
  2. Não será necessário acrescentar muito pão, aproximadamente uma colher de sopa.

Veja também: Como fazer maionese verde

Como consertar a maionese que desandou com batata

Se o objetivo da maionese era para usar em uma salada de batatas, por exemplo, é possível engrossá-la com um pouco da batata cozida. Para isso, basta usar um pouco da batata amassada (comece com 2 colheres de sopa) e misture à parte do molho que está talhada e então juntar ao resto da maionese.

Como fazer salada de batatas com maionese

Como comentado acima, se a intenção era a fazer a maionese caseira para incluir na salada, agora que você já recuperou sua maionese aproveitamos para já deixar a receita completinha aqui:

Ingredientes para fazer salada de batata com maionese

  • 4 batatas grandes (1 por pessoa);
  • 2 ovos cozidos ;
  • Meia cebola pequena ;
  • 1 ramo de aipo;
  • ¼ de xícara de maionese;
  • 2 colheres de sopa de creme de leite;
  • 1 colher de chá de mostarda;
  • Sal e pimenta à gosto;
  • Azeite de oliva.

Receita de salada de batata com maionese

A salada de batatas é uma receita realmente simples que, no entanto, admite uma grande quantidade de ingredientes. Esta opção que propomos para você no umCOMO é a forma clássica, no entanto pode adicionar outros ingredientes como a cenoura cozida, quadradinhos de presunto ou peru ou frango desfiado, e deste modo poderá apresentar um prato bem mais completo, perfeito para os dias de verão em que não está a fim de cozinhar:

  1. Para começar encha uma panela de água, acrescente sal, um pouco de azeite de oliva e coloque para esquentar a fogo alto;
  2. Lave e descasque as batatas e pique pela metade para cozinhar mais rápido;
  3. Depois que a água tiver começado a ferver acrescente as batatas e deixe cozinhar. Pode olhar se estão prontas espetando cuidadosamente nelas um garfo, quando estiverem suaves retire do fogo, coe e deixe esfriar;
  4. Em uma panela menor, coloque para esquentar água, acrescente sal e deixe ferver.
  5. Quando entrar em ebulição incorpore os dois ovos e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo e mergulhe em água fria; espere esfriar um pouco para começar a descascar.
  6. Enquanto os ingredientes protagonistas da sua salada de batatas esfriam, pique a cebola e o aipo em quadradinhos pequenos e reserve;
  7. Em um recipiente misture a maionese, o creme de leite, a mostarda, sal e pimenta a gosto. Mexa muito bem e prove o tempero da sua salada; retoque incorporando mais tempero se necessário. Algumas pessoas preferem esta salada com mais mostarda ou com mais creme de leite, por isso prepare o tempero em função do seu gosto incorporando uma quantidade maior dos ingredientes de sua preferência.
  8. Quando as batatas tiverem esfriado pique em quadradinhos, pique também o ovo em fatias ou cubos, adicione estes ingredientes junto com a cebola e o aipo em uma tigela, incorpore o tempero e depois mexa cuidadosamente com movimentos envolventes. Deixe esfriar na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.
  9. Pronto! Seguindo estes passos simples você poderá desfrutar de uma salada de batatas de comer e chorar por mais, perfeita para comer sozinha ou acompanhada de carnes e peixes.
O que fazer quando a maionese desanda - Como fazer salada de batatas com maionese

Dicas para evitar que a maionese desande

Agora que você já sabe o que fazer quando maionese desanda, vale conhecer algumas dicas que podem evitar que isso aconteça novamente, além de seguir a receita (vídeo abaixo):

  • É muito importante que a gema do ovo esteja crua e em temperatura ambiente;
  • Comece com pouco óleo e vá acrescentando aos poucos. Quando mais óleo você colocar na receita, mais chances de a maionese desandar;
  • O azeite de oliva pode substituir o óleo na preparação da maionese, mas as chances de a maionese desandar são maiores.

Maionese de leite desandou, como salvar?

A maionese de leite é uma receita alternativa à versão tradicional com ovos e assim como toda receita, pode falhar. Os truques para engrossar a maionese de liquidificador (de leite) são praticamente os mesmos e sim, incluem acrescentar uma gema de ovo. Se você quer evitar adicionar ovo quando a maionese de leite desanda, experimente o truque da batata amassada, já sugerido aqui.

Veja também: Como fazer maionese de leite de alho

Como evitar que a maionese de leite desande

  • O leite deve ser sempre o último ingrediente a ser adicionado;
  • É importante bater no sentido de baixo para cima;
  • A jarra do liquidificador precisa estar seca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando a maionese desanda, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre O que fazer quando a maionese desanda

31 comentários
julio antonio
minha maionese desandou e, eu congelei o creme; como posso reaproveita-lo, ainda que seja em outra receita ou reformar para maionese mesmo?obg. Julio
A sua avaliação:
Sara Silva
Obrigada umComo, vocês salvaram a minha maionese! ela desandou mesmo quando estava a terminar e consegui recuperá-la com muita paciência e seguindo o passo n°2!
Editor umComo.com.br
Oi Sara! Que bom que as dicas do artigo te ajudaram. Continue acompanhando nossos artigos e tudo de bom para você e suas futuras maioneses! :)
Jaqueline
Parabéns Sara,amei a dica sa agua quente,deu super certo,salvou a maionese do almoço de hj. Beijos obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Jaqueline! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando os nossos artigos :)
A sua avaliação:
Anna Letícia Monteiro
A sugestão 2 salvou o jantar de ano novo aqui em Madrid!!! Muito obrigada! Bjs Anna e Maria Luisa
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Anna! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e um bom ano!
A sua avaliação:
João Luz
Excelente o método 2... agua bem quente... Primeiro em tijela nova 1 colher e juntando aos poucos. Já está!!!! Segundo, na tijela com a maionese deslaçada, 1 colher, tudo duma vez... Já está!!! Duplo sucesso. Obrigado
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi João! Que bom saber que foi útil! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Solange
Recuperei minha maionese, seguindo o passo 2. Corrigi, super rápido e economizei trabalho e ingredientes. Valeu!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Solange! Que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Márcia
Eu também usei o método 2 e deu super certo!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Márcia! Que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Juliana Miriane Stürmer
A da água quente salvou minha vida haha já joguei mt maionese fora na vida antes d saber disso. Muito obrigado!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Juliana! Que bom que as dicas foram de ajuda! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Nickolas
Muito bom mesmo, resolveu muito, salvou mesmo ! aueheuhae
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Nickolas! Que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Cleuni
duas colheres de água quente, resolveu.....muito bom esse artigo.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Cleuni! Que bom saber que deu certo. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
BERNADETE
Minha maionese desandou e testei a ideia 2 ( colocar duas colheres de água quente em outro recipiente) qvera a mais facil. Funcionou perfeitamente. Obrigada pela dica , facil e rápida.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Bernadete! Que bom saber que deu certo. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

O que fazer quando a maionese desanda
1 de 2
O que fazer quando a maionese desanda

Voltar ao topo da página