PARTILHAR

Como assar queijo coalho

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 2 dezembro 2019
Como assar queijo coalho
Imagem: queijosaovicente.com.br

Queijo coalho é um alimento originário da culinária nordestina que é adorado por todo o Brasil. Além de ser popularmente vendido nas praias, também ganhou a simpatia dos churrasqueiros. Suas principais características na hora de comer são a casquinha douradinha por fora e o aspecto mais molinho por dentro, na boca ele é levemente "borrachudo" e essa é a sua graça. Diferente de outros tipos de queijo, ele não é tão gostoso quando consumido cru.

Apesar do alto teor de gordura que tem uma porcentagem que varia entre 35% e 60%, se consumido com moderação esse tipo de queijo pode ser saudável pela sua alta quantidade de proteína derivada do leite. Não é difícil encontrar o queijo coalho em supermercados, tampouco prepará-lo, bastam alguns cuidados. Para saber como assar queijo coalho, se ligue nas instruções do umCOMO.

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Opcionais
Também lhe pode interessar: Como fazer cream cheese de kefir
Passos a seguir:
1

Nas praias o queijo coalho é preparado na brasa. Esse tipo de preparo em casa é mais trabalhoso e requer um fogareiro e alguma experiência. Portanto, vamos ensinar agora maneiras mais práticas de assar queijo coalho e que o deixam tão gostoso quanto o da praia.

2

A maneira mais comum de encontrar o queijo coalho nos supermercados é já no palito. Se esse não é o seu caso e você deseja prepará-lo em forma de espeto, corte a peça em tiras cúbicas largas e espete o palito. Se pretende servir como petisco ou no prato, apenas corte em tiras grossas.

Como assar queijo coalho - Passo 2
Imagem: mambo.com.br
3

Uma das maneiras mais populares de assar queijo coalho em casa é na churrasqueira. Para isso, antes de iniciar o processo é importante que pelo menos a grelha esteja livre de resíduos de outros alimentos. Isso evita que o sabor se transfira para o queijo. Portanto, lave a grelha e limpe a gordura impregnada.

4

Uma vez feito isso, já pode acender a churrasqueira e esperar que o calor a preaqueça. Quando sentir que já está quente coloque o queijo ainda congelado sobre a grelha e vigie. Vá virando até que todos os lados estejam com aspecto dourado.

5

Se você não tem churrasqueira em casa, pode assar o queijo coalho no forno convencional. Para isso, reserve uma forma de alumínio ou antiaderente e coloque o queijo. Leve ao forno a 250°C já preaquecido e deixe dourar por um tempo de 10 a 20 minutos. Observe se a superfície está dourada, então retire.

Como assar queijo coalho - Passo 5
6

Os que levam a praticidade ao pé da letra podem apostar em assar o queijo coalho no microondas. Basta colocar o espetinho em um refratário específico para forno microondas e então, se o seu aparelho tiver a opção "assar", deixar por 10 minutos. Se essa opção não existir, coloque na potência alta e deixe por 2 a 5 minutos.

7

Outra maneira prática, que apesar de não se encaixar tão bem na categoria "assar" agrada a todos é preparar o queijo coalho na sanduicheira elétrica, também conhecida como grill. É muito fácil, basta deixar ela esquentar um pouquinho e então colocar os espetinhos de modo a deixar os palitos para fora. Quem dita o ponto ideal continua sendo a cor dourada que as superfícies devem adquirir.

8

O queijo coalho assado pode ser servido tanto no espeto quanto cortado em quadradinhos de aperitivo. Para dar tempero extra, você pode salpicar orégano ou pimenta calabresa para os que são chegados em sabores picantes. Um fio de manteiga de garrafa traz um toque ainda mais nordestino ao sabor.

Quem gosta de combinar os sabores salgados com doce pode regar o queijo depois de assado com melaço. Essa combinação é muito popular no Nordeste do país.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como assar queijo coalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Para que o queijo não derreta é ideal que ele seja colocado para assar enquanto ainda está congelado.
  • O melhor termômetro para saber se o queijo já está no ponto são os 4 lados dourados.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
4 comentários
A sua avaliação:
Lucia
Comprei uma pizza congelada que não esquenta no microondas, gostaria que alguém me dissesse como posso fazer para descongelar a pizza, já que meu forno não está funcionando. ? Por favor me respondem
A sua avaliação:
Beatriz
Exatamente o que eu procurava, opções de preparo sem ser na churrasqueira! Muito obrigada!!
A sua avaliação:
Tania
Fiz seguindo todos os passo e ficou simplesmente sensacional! Douradinho por fora e puxa-puxa dentro. OBRIGADA!
LÚCIA VALÉRIA DA S.
Queijo coalho é uma delícia no pão, mesmo sem ser assado e se for de boa qualidade pode ser fatiado e assado na frigideira.
Com goiabada ou rapadura também fica ótimo.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Lúcia. Concordo com você e fiquei com vontade de provar com goiabada. Temos também uma receitinha de como fazer queijo coalho caseiro, talvez você goste: https://comida.umcomo.com.br/receita/como-fazer-queijo-coalho-27040.html
Como assar queijo coalho
Imagem: queijosaovicente.com.br
Imagem: mambo.com.br
1 de 3
Como assar queijo coalho

Voltar ao topo da página ↑