PARTILHAR

Como fazer molho de pimenta caseiro

Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 3 dezembro 2019
Como fazer molho de pimenta caseiro

Como condimento ou para apimentar a refeição, a pimenta é um ingrediente usado em muitas receitas. O molho de pimenta é ótimo para acompanhar aperitivos ou para dar gosto à sua comida. Mais leve ou mais intenso, são muitas as variedades de sabores deste molho. O ideal é aprender a fazer em casa e assim pode controlar a intensidade do sabor. Em umComo ensinamos-lhe como fazer molho de pimenta caseiro.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer molho de pimenta verde
Passos a seguir:
1

Para fazer molho de pimenta caseiro comece por limpar bem as pimentas vermelhas, retirando todas as sementes. De seguida corte elas em pedacinhos e coloque a refogar em óleo.

Como fazer molho de pimenta caseiro - Passo 1
2

Pique a cebola e os alhos e adicione estes ingredientes ao seu refogado. Acrescente ainda as duas colheres de vinagre e depois deixe secar durante uns minutos. De seguida junte ao refogado o cravo, o louro, o açúcar e, por último, o molho de tomate. Se preferir, em vez de molho de tomate pode usar 3 tomates pelados.

Como fazer molho de pimenta caseiro - Passo 2
3

Para que o refogado não comece a engrossar adicione um pouco de água. Deixe ferver durante uns 20 minutos para que fique no ponto. Pode ir provando o sabor, deixando cair uma pinga num pedaço de pão. Assim tem a certeza qual é o gosto que o seu molho de pimenta caseiro está tomando. Se achar que está ficando demasiado ardido, pode juntar mais molho de tomate.

4

Quando desligar o fogo coloque o molho num liquidificador e de seguida passe ele numa peneira. Se quiser que o seu molho de pimenta caseiro fique bem vermelho, nesta altura pode acrescentar um pouco de colorau à mistura.

Como fazer molho de pimenta caseiro - Passo 4
5

Quando o seu molho estiver pronto pode enfrascar ele em recipientes de vidro esterilizados. Sendo um produto natural e caseiro ele não deve durar mais de 4 meses. Se preferir pode fazer a conserva em vinagre, vai acabar por durar um pouco mais de tempo. Antes de fechar os frascos junte uma folha de louro para dar sabor ao seu molho de pimenta caseiro.

6

Fazer o molho de pimenta em refogado permite que todos os ingredientes apurem os sabores. No entanto, há quem prefira fazer todo o processo no liquidificador. Neste caso, você apenas precisa colocar todos os ingredientes lá dentro e misturar eles muito bem. Experimente fazer ao seu gosto e se delicie com este forte sabor nos seus pratos favoritos.

Como fazer molho de pimenta caseiro - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer molho de pimenta caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Jandir Anastacio
Achei muito boa sua receita e fácil de fazer.
Manuel
Gostaria de utilizar as vossas receitas obrigado
Como fazer molho de pimenta caseiro
1 de 5
Como fazer molho de pimenta caseiro

Voltar ao topo da página ↑