Ideias para aperitivos

Como fazer coalhada seca

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer coalhada seca

A coalhada seca é um preparado árabe conhecido como o primeiro alimento transformado na história da humanidade. Também conhecida como coalhada síria ou labneh, a coalhada é um tipo de leite fermentado e possui alto valore nutritivo. Este prato tradicional é bem simples de fazer, mas demora dois dias até estar pronto a comer. Encha a sua cozinha com o aroma da cozinha do mediterrâneo oriental e aposte neste delicioso preparado que pode e deve ser servido com pão sírio. Para saber como fazer coalhada seca, continue lendo esse artigo do Chef umComo.

6 convidados Mais de 2 horas Dificuldade baixa

Ingredientes:

Vai precisar de:

  • Panela
  • Coador e pano de prato
  • Placa refratária
Também lhe pode interessar: Como fazer queijo para untar caseiro

Passos a seguir:

1

Para fazer coalhada seca, comece por colocar o leite numa panela. Leve a fogo mínimo e coloque uma placa refratária para que a penal não fique demasiado perto da chama. Deixe esquentar até se formarem pequenas bolhas na lateral, mas sem ferver.

2

Deixe o leite esfriar até os 35 º aproximadamente, medindo a temperatura com um termômetro de cozinha. Se não tem um em casa, espere até conseguir manter o dedo dentro do leite por dez segundos.

Como fazer coalhada seca - Passo 2
3

Junte o iogurte e misture tudo muito bem. Tampe a panela e abafe com uma ou duas toalhas. Deixe repousar por um período de 8 a 12 horas, dentro do forno ou do microondas (desligados!). É importante que o local de conservação não seja demasiado frio.

4

Quando terminar o período de repouso, você terá concluído a preparação de coalhada fresca. Para fazer coalhada seca, que é o que procuramos nessa receita, abra a panela e coloque sal a gosto, misturando tudo.

5

Coloque a coalhada fresca sobre um filtro de papel, um coador de pano de café ou um pano de prato colocado sobre uma peneira. Cubra o coador e deixe o soro escorrer na geladeira por 1 dia inteiro.

Como fazer coalhada seca - Passo 5
6

Quanto mais tempo a coalhada ficar secando, mais firme e ácida ficará. A textura final deve ser parecida com a do queijo. Tempere com azeite e ervas e sirva com pão sírio.

Dica: Esse artigo explica como fazer pão sírio. Dê uma olhada e confira o passo a passo.

Como fazer coalhada seca - Passo 6
7

Agora que já sabe como fazer coalhada seca, confira essas receitas que o Chef umComo preparou para você:

Como fazer esfiha aberta

Como fazer kibe

Como fazer creme de berinjela

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer coalhada seca, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • A coalhada pode ser congelada por 40 dias ou conservada por 7 dias na geladeira.
Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 4
Como fazer coalhada seca