Partilhar

Como fazer abóbora assada

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer abóbora assada

Gosta de abóbora? Então com certeza que vai adorar esta receita de abóbora assada. É simples, deliciosa e, ainda, nutritiva. A abóbora é um alimento com muitos benefícios para a saúde graças ao seu alto conteúdo em vitaminas A, B e C, e em minerais como o boro, o cálcio o ferro e o magnésio. Em umComo.com.br contamos para você como fazer abóbora assada.

Mais de 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer batatas assadas no forno
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Vamos começar com esta deliciosa receita de abóbora no forno. A primeira coisa que devemos fazer é pegar na abóbora, lavar e secar bem. Uma vez que esteja totalmente limpa e seca, deve começar a cortar a abóbora com muito cuidado de forma longitudinal. Repito, tem que fazer com muita precaução porque a casca é muito dura. Use uma faca grande e bem afiada. Uma vez cortada a abóbora, deve começar a tirar do interior todas as sementes que encontrar.

Como fazer abóbora assada - Passo 1
2

Coloque o forno a pré-aquecer a 160 graus, e enquanto isso vamos dispor a abóbora em um recipiente apto para assá-la. Agora escolha uma bandeja para forno suficientemente grande para que toda a abóbora caiba. Coloque papel apto para o forno sobre a bandeja, e por cima coloque a abóbora. Uma vez que o forno esteja no ponto, introduza a abóbora e asse durante aproximadamente 2 horas, ainda que isto dependa do tamanho da abóbora e da potência do forno.

3

O recomendável é que vá vigiando todo o processo de cozimento para ver como evolui. Mas uma vez que tenha passado a primeira hora de cozimento, pegue num pouco de açúcar e misture com um pouco de canela, e a seguir, polvilhe por cima da abóbora. Volte a fechar o forno para que continue o processo de assar.

Como fazer abóbora assada - Passo 3
4

Embora deva ir observando como assa a abóbora, o normal é que quando estiver dourada, já esteja cozida. Para se certificar, abra o forno e espete com uma faca para ver se a textura está macia. Se continuar vendo que falta um pouco para cozinhar, suba a temperatura para 180 ou 200 graus pela parte superior, para dar um último empurrão ao cozimento e até ficar bem assada.

Como fazer abóbora assada - Passo 4
5

Incluir no assado o açúcar e a canela é totalmente opcional, geralmente as abóboras que se vendem para cozimento são bastante doces de forma natural. Mas ainda assim, sempre é um bom toque para os mais gulosos. Uma vez que a abóbora esteja feita, deixe esfriar, e na hora de comer, pode provar com um pouco de mel ou inclusive com um toque de moscatel, verá como está simplesmente extraordinária.

6

Se gostou desta receita, em umComo temos outras receitas também com abóbora, não deixe de conferir:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer abóbora assada, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer abóbora assada

O que você achou da receita?

Como fazer abóbora assada
1 de 4
Como fazer abóbora assada

Voltar ao topo da página