Churrasco vegetariano

Como fazer um churrasco de legumes

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 2 julho 2019
Como fazer um churrasco de legumes

Os churrascos são muito populares no Brasil. No entanto, quase sempre io cardápio está cheio de variedades de carne, ficando a faltar opções vegetarianas para quem não come carne ou apenas está tentando cortar. A carne pode ser um alimento bem pesado para o tempo quente, época alta dos churrascos, pelo que é importante saber como preparar outras opções mais saudáveis e leves. Se você gostaria de saber como fazer um churrasco de legumes delicioso, continue lendo as dicas do Chef umComo e delicie-se, na brasa.

Também lhe pode interessar: Acompanhamentos para churrasco

Passos a seguir:

1

Para fazer churrasco com legumes, você pode fazer espetinhos com os ingredientes ou assar os vegetais normalmente. Existem vários alimentos que você pode incluir nesse assado desde legumes, verduras a cogumelos e proteínas vegetarianas. Continue lendo para conhecer os ingredientes e aprender a preparar esse prato de forma bem simples.

Como fazer um churrasco de legumes - Passo 1
2

Cebola

A cebola é um alimento delicioso para preparar na brasa. Comece por descascar as cebolas e cortar pela metade. Ferva as metades até ficarem bem macias, pincele com azeite de oliva e depois deite-as na grelha quente para assar. Deixe por alguns minutos e vire com cuidado para evitar que se quebrem.

Para usar cebola em espetinhos, prefira usá-las inteiras na sua versão pequena. ferva as cebolas em água e regue-as com azeite antes de colocar no espetinho e grelhar.

3

Tomate

O tomate também é uma excelente escolha para o seu churrasco de legumes. Você pode colocá-los no espetinho ou diretamente sobre a churrasqueira, cortando ao meio e virando durante a preparação. Tempere com manjericão, salsinha, orégano e cebolinha picada e regue com um pouco de óleo e sal.

Como fazer um churrasco de legumes - Passo 3
4

Cogumelos

Os cogumelos tornam um churrasco de legumes mais variado e dinâmico. O melhor tipo de cogumelos para churrasqueira é o tipo porcini, que devem marinados em azeite, sal, pimenta-do reino e salsa picada antes de levar à grelha. Demoram apenas alguns minutos a cozinhar e devem ser servidos ainda quentes. Podem ser cortados e servidos em espetos com os legumes.

5

Batatas

Para fazer batatas grelhadas, corte-as em rodelas com cerca de meio centímetro de grossura. Regue com azeite e coloque um pouco de curry em pó para dar mais sabor antes de levar à grelha. Durante a preparação, vá virando para que cozinhem de forma uniforme em fogo baixo. Tempere com alecrim, sal e um pouco de azeite.

Como fazer um churrasco de legumes - Passo 5
6

Berinjela

Para preparar a berinjela em churrasco, corte em fatias fininhas sem remover a casca e deixe-as num escorredor com sal por uma hora antes de cozinhar. Isso vai remover o seu sabor amargo quando elas perderem água. Quando estiverem escorridas, coloque-as numa marinada de azeite com alho picado e hortelã por duas horas e coloque em espetinho para grelhar.

Nota: A berinjela pode grudar quando colocada na grelha diretamente, pelo que se não usar espetinhos deve virá-las com frequência.

7

Abobrinha

A abobrinha é um alimento que não precisa de muita preparação antes de ir à churrasqueira. Basta cortá-las em rodelas e untá-las com azeite antes de colcoarf no fogo por alguns minutos.

Como fazer um churrasco de legumes - Passo 7
8

Aspargos

Para preparar espargos na churrasqueira, comece por cortar e limpar, removendo as partes duras. Coloque na grelha por alguns minutos até ficarem crocantes. Tempere com um pouco de azeite de oliva, suco de limão e sal.

9

Pimentões

Os pimentões são umas das escolhas mais populares em churrascos de legumes. Levam mais tempo a cozinhar do que a maior parte dos outros vegetais, mas possuem um sabor bem característico na churrasqueira. Coloque-os inteiros na grelha e vire sempre que a pele ficar com um tom marrom. Quando estiver uniforme, retire da grelha e deixe esfriar. Remova a pele e as sementes e corte em tirinhas, misturando com azeite, hortelã, pimenta-do-reino e alho triturado.

Como fazer um churrasco de legumes - Passo 9
10

Tofu e Seitan

O tofu e o seitan são outra das opções para quem procura alternativas à carne, combinando muito bem com o churrasco de legumes. Ambos devem ser marinados por, no mínimo, meia hora antes da sua preparação. Coloque-os em marinada de molho de soja, ervas e azeite. Coloque na brasa até dourarem e tempere com alecrim, sálvia e orégano. Delicioso!

11

Agora que já sabe como fazer um churrasco de legumes, dê uma olhada nesses deliciosos pratos alternativos à carne:

Como fazer um hambúrguer vegetariano

Como fazer almôndegas de soja com vegetais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um churrasco de legumes, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como fazer um churrasco de legumes