Partilhar

Acompanhamentos para peixe

Por Julia Latorre, Editora. 9 abril 2020
Acompanhamentos para peixe

Você pode até já ter ouvido por aí que alguns acompanhamentos para peixe não combinam, como o queijo ou vinho tinto, por exemplo. Vamos com calma, o peixe é um alimento presente em muitas culturas e as suas receitas não se limitam às 'regras' impostas por países cuja cultura gastronômica tomamos como universal. Ou seja, peixe combina com todos aqueles ingredientes da época, que você tem acesso e, claro, bem preparados. Neste post do umCOMO preparamos uma lista de inspirações com 30 acompanhamentos para peixe para todos os gostos, bolsos e ingredientes. Boa apetite!

Também lhe pode interessar: Como fritar peixe

O que combina com peixe?

Nutricionalmente, ele é uma proteína. Para servir uma refeição balanceado, portanto, o ideal seria combiná-lo com uma porção de carboidrato e alimentos com aporte de vitaminas e minerais, prezando sempre por ingredientes em versões naturais. Evite os ultra processados e inspire-se com a lista de acompanhamentos a seguir e suas receitas:

Acompanhamentos para peixe

Existem muitas maneiras de prepará-lo. Seu acompanhamento para peixe pode ser guiado em função disso. Uma dica básica para escolher essa guarnição é contrastar alimentos fritos com assados e vice-versa. Por exemplo, o acompanhamento para peixe frito pode ter um efeito mais harmônico se for assado, cru ou cozido e assim por diante. Alguns coringas que podem servir tanto como acompanhamento para peixe assado, quanto frito, basta mudar a maneira de prepará-los são:

Batata assada, cozida ou no vapor

Coringa e infalível a batata é um ingrediente neutro e econômico que combina praticamente com qualquer tipo de peixe. Você pode prepará-la à parte ou assá-la ou fazê-la no vapor com o próprio peixe. Sugerimos as seguintes instruções de preparação:

Acompanhamentos para peixe - Acompanhamentos para peixe

Batata frita

A batata frita como acompanhamento para peixe é uma opção tão democrática quanto à assada, mas pode ser combinada com peixe frito para ser servida como o 'fish and chips' prato típico na Inglaterra. Para o toque final perfeito, experimentar servir acompanhado de um bom molho tártaro.

Batata doce

A batata doce é outro tubérculo que combina com peixe. Ela dá um toque mais adocicado ao prato e o seu preparo é simples. Veja como cozinhar batata doce.

Purê

Os purês casam com peixe que é uma maravilha. Lembre-se que você pode ir muito além do purê de batatas e fazer purê de cenoura, grão-de-bico, verduras e muito mais!

Mandioca

Tão versátil quanto a batata, as origens indígenas da mandioca na cultura alimentar brasileira, assim como o preparo do peixe, são a prova de que ela é um acompanhamento para peixe perfeito. Pode ser servida assada, frita ou à gosto do cozinheiro.

Brócolis

Não importa como você decida preparar o brócolis, além da cor que ele traz ao prato, sempre combina com peixe. Veja como fazer brócolis no vapor.

Couve-flor

Gratinada, cozida ou como você preferir. A couve-flor combina com peixe, é gostoso e tem um valor nutritivo que deixa qualquer prato mais saudável. Veja como cozinhar couve-flor.

Abóbora

A abóbora como acompanhamento para peixe também costuma agradar a quem prefere aquelas guarnições mais adocicadas que criam um contraste com a delicadeza do sabor do peixe. Veja como fazer abóbora assada.

Abobrinha

Em refeições mais leves, a abobrinha pode ser servida como acompanhamento para peixe ou como complemento a um arroz ou outro carboidrato em pratos mais completos.

Aspargos

Por não serem tão comuns no dia-a-dia do brasileiro, os aspargos acabam sendo interpretados como um acompanhamento para peixe mais refinado. A alta quantidade de fibra desses vegetais faz deles uma ótima opção para serem servidos como guarnição.

Farofa

A farofa pode ser servida como acompanhamento para peixe empanado frito em uma versão mais molhadinha, como a farofa de banana ou de cenoura, ou em uma versão mais seca quando é escolhida como acompanhamento para peixe assado na brasa, por exemplo.

Milho cozido

O milho cozido combina com peixe e é uma opção que nem sempre é lembrada. Pode ser servido na espiga mesmo, solto ou como creme de milho.

Ervilhas

Nem sempre nos lembramos delas aqui no Brasil, mas as ervilhas são ricas em sabor e nutrientes e acompanham muito bem peixe frito, grelhado ou assado.

Berinjela

Adeptos das receitas low carb podem escolher a berinjela como um acompanhamento para peixe saboroso e versátil. Veja como fazer berinjelas com mel e outras receitas com berinjelas.

Espinafre

Independente de como seja preparado, espinafre combina com peixe e adiciona um valor nutricional incrível à refeição. Você pode preparar um espinafre com molho bechamel ou bolinho de espinafre, por exemplo.

Molho verde

Em refeições em que os pratos são servidos separadamente, um bom molho funciona perfeitamente como acompanhamento para peixe. O molho verde é uma opção simples, econômica e refinada à base de azeite e salsinha, fácil de preparar.

Arrozes que combinam com peixe

Arroz branco

Simples assim. O arroz branco é um acompanhamento mais do que válido para qualquer tipo de peixe mais fica, especialmente perfeito com acompanhamento para peixe ao molho, moquecas ou ensopados. Neste post explicamos o segredo para deixar o arroz soltinho.

Arroz e feijão

Se você quer apostar em uma refeição coringa e repleta em nutrientes, o arroz com feijão de cada dia é um ótimo acompanhamento para tilápia e outros peixes servidos com prato principal. Veja como fazer arroz com feijão preto.

Arroz à grega

Para uma versão colorida e alegre do arroz branco, o arroz à grega não deixa a desejar e combina com peixe. Veja como fazer arroz à grega.

Acompanhamentos para peixe - Arrozes que combinam com peixe

Risoto

Um bom risoto pode ser tudo o que faltava para fechar aquele cardápio com peixe. Qualquer a opção é válida, mas aqueles que combinam verduras ou ervas tendem a harmonizar muito bem. Algumas sugestões de receitas são:

Arroz com brócolis

Essa é uma opção saborosa e verdinha que costuma agradar a gregos e troianos. Sugerimos a receita de arroz com brócolis do TudoReceitas.

Massas que combinam com peixe

Eis um tabu culinário. Massa combina com peixe sim, basta pensar em um molho ou recheio que não roube a atenção peixe, que costuma ter um sabor mais delicado. Na dúvida, algumas receitas de massas que combinam com peixe e não falham são:

Macarrão ao alho e óleo

Este coringa da gastronomia vai bem com praticamente todos os tipos de peixes e preparos. Pra dar um toque especial, adicione ervas finas. Veja como preparar macarrão ao alho e óleo.

Acompanhamentos para peixe - Massas que combinam com peixe

Macarrão com frutos do mar

Quem gosta de servir peixes com frutos do mar, pode apostar nessa receita de macarrão com frutos do mar e um bom vinho!

Nhoque

Um nhoque ao pesto ou ao molho de ervas também pode funcionar como acompanhamento para peixe. O umCOMO sugere a receita de nhoque de mandioca.

Saladas que combinam com peixe

O peixe também é conhecido por ser uma opção leve e combina com muitos tipos de salada. Algumas inspirações são:

Salada com manga

A doçura da manga costuma contrastar muito bem com vários tipos de peixe e acidez das folhas que acompanham. Veja como fazer salada com manga.

Salada verde

Democrática, a salada verde pode ser servida como acompanhamento para peixe grelhado ou qualquer outro tipo de preparo. Capriche no tempero!

Acompanhamentos para peixe - Saladas que combinam com peixe

Quinoa com legumes

A quinoa com legumes pode ser servida tanto como salada, quanto como prato quente. Fato é que ela é um acompanhamento para peixe leve, saudável e saboroso.

Receitas e truques com peixe

Não basta ter na cabeça o acompanhamento para peixe, a escolha da receita e a sua preparação correta farão toda a diferença. Por isso, aqui vão algumas sugestões:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Acompanhamentos para peixe, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Bibliografia
  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
  • World Health Organization. Healthy diet. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/healthy-diet/>. Acesso em 09 de abril de 2020.

Escrever comentário

Acompanhamentos para peixe
1 de 18
Acompanhamentos para peixe

Voltar ao topo da página