Como descongelar o peixe
Consumir peixe fresco e recém comprado é sempre uma alternativa deliciosa, mas nem sempre é a mais prática. Muitas vezes precisamos comprar este alimento e congelar até a hora da sua preparação para evitar que ele estrague, garantindo sempre que esteja fresco e em bom estado. Quando chega a hora de fazer este processo, muitas pessoas se perguntam qual é o modo indicado para conservar as propriedades deste alimento ao máximo, mantendo o sabor e a segurança do alimento. Neste post do umCOMO explicamos como descongelar peixe de maneira rápida e segura.
Como descongelar peixe
Na geladeira
A melhor forma de descongelar peixe é permitindo que o alimento adquira a temperatura ambiente pouco a pouco, por isso é necessário planejar este processo antecipadamente. Pegue o peixe na mesma embalagem ou saco onde foi congelado e coloque na geladeira, de preferência na parte que recebe menos frio, e deixe descongelar de 12 a 24 horas. É conveniente colocar a embalagem sobre um prato para evitar que a água perdida ao descongelar molhe sua geladeira.
Fora da geladeira
Se não tiver espaço na geladeira, também é possível descongelar peixe deixando ele fora, em um bom lugar da sua cozinha. Lembre-se que a parte onde deixa o peixe não deve ser muito quente nem pegar sol diretamente. Se preferir esta alternativa, descongele o peixe de 6 a 12 horas antes de cozinhá-lo.
Como descongelar peixe rápido
Para que a textura e sabor sejam mantidos, é sempre mais aconselhável descongelar o peixe de maneira lenta [1], ou seja, de um dia para o outro, como explicado anteriormente. Outra forma de acelerar um pouco o processo para descongelar peixe é colocá-lo em um recipiente com água fria.
Em água fria
Certifique-se de que a embalagem ou saco congelado onde se encontra o peixe esteja muito bem fechada, depois mergulhe parcialmente em um pouco de água fria e vá trocando a água a cada certo tempo. Esta alternativa ajudará você a descongelar o peixe rápido. Se você perceber que o peixe fica subindo e não fica parcialmente completo, coloque um peso como prato ou tigela.
Outra maneira de descongelar o peixe rapidamente é fazendo isso no microondas, veja como a seguir.
Como descongelar peixe no microondas
Descongelar peixe no microondas é possível e rápido, mas requer muita atenção para evitar que o alimento acabe cozinhando em certas partes, para isso, siga as instruções:
- Escolha o programa de descongelamento adequado para o peixe ou de acordo com a embalagem dele, caso haja;
- Jamais se esqueça de retirar o plástico do peixe, caso haja;
- Passe o peixe por água corrente para eliminar possíveis resquícios de plástico e a camada de gelo sobre ele;
- Acomode o peixe congelado em um recipiente próprio para microondas;
- Certifique-se de que a peça caiba no microondas deixando espaço suficiente para virar, descongelando de forma mais uniforme;
- Ative o microondas por até 2 minutos;
- Vigie o peixe e vire-o se necessário, desta forma você favorece a distribuição do calor.
- Se a peça for muito grande é conveniente cortá-la e descongelar por separado.
- Se perceber que as partes mais finas do peixe estão começando a cozinhar e o centro continua congelado, o melhor é retirar a peça do microondas e que termine de descongelar à temperatura ambiente.
Uma vez que o peixe esteja descongelado recomenda-se consumi-lo o quanto antes. Agora que você já sabe como descongelar peixe, o próximo passo é temperá-lo. Para isso, sugerimos a leitura do post sobre como temperar peixe para diferentes processos e receitas.
Como descongelar salmão
Todos os métodos descritos anteriormente servem para descongelar salmão. Assim como nos outros casos, a técnica que garante a melhor textura é a do descongelamento lento na geladeira envolvido em um saco plástico para evitar a contaminação. Se ele apresenta textura, coloração ou cheiro diferente do esperado, ele pode estar estragado. Para confirmar as suas suspeitas, confira as dicas do post sobre como saber se o salmão está estragado.
Como descongelar bacalhau
Dentre os peixes mais populares no Brasil, o bacalhau é conhecido pelo cuidado na hora descongelá-lo e e dessalgá-lo. No caso dele, a técnica mais comum para descongelar bacalhau é na água, trocando-a cada 8 horas ou de acordo com o tamanho dos pedaços. Na dúvida, sugerimos a leitura do post com truques para dessalgar bacalhau.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descongelar o peixe, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.
- COLLA, Luciane Maria; PRENTICE-HERNÁNDEZ, Carlos. Congelamento e descongelamento–sua influência sobre os alimentos. 2003. Disponível em: <http://repositorio.furg.br/handle/1/6803>. Acesso em 25 de fevereiro de 2020.