Sobre peixe e marisco

Como descongelar o peixe

Como descongelar o peixe

Consumir peixe fresco e recém comprado é sempre uma alternativa deliciosa, mas nem sempre é a mais prática. Muitas vezes precisamos comprar este alimento e congelar até a hora da sua preparação para evitar que ele estrague, garantindo sempre que esteja fresco e em bom estado. Quando chega a hora de fazer este processo, muitas pessoas se perguntam qual é o modo indicado para conservar as propriedades deste alimento ao máximo, mantendo o sabor e a segurança do alimento. Neste post do umCOMO explicamos como descongelar peixe de maneira rápida e segura.

Também lhe pode interessar: Como saber se o peixe está fresco

Índice

  1. Como descongelar peixe
  2. Como descongelar peixe rápido
  3. Como descongelar peixe no microondas
  4. Como descongelar salmão
  5. Como descongelar bacalhau

Como descongelar peixe

Na geladeira

A melhor forma de descongelar peixe é permitindo que o alimento adquira a temperatura ambiente pouco a pouco, por isso é necessário planejar este processo antecipadamente. Pegue o peixe na mesma embalagem ou saco onde foi congelado e coloque na geladeira, de preferência na parte que recebe menos frio, e deixe descongelar de 12 a 24 horas. É conveniente colocar a embalagem sobre um prato para evitar que a água perdida ao descongelar molhe sua geladeira.

Fora da geladeira

Se não tiver espaço na geladeira, também é possível descongelar peixe deixando ele fora, em um bom lugar da sua cozinha. Lembre-se que a parte onde deixa o peixe não deve ser muito quente nem pegar sol diretamente. Se preferir esta alternativa, descongele o peixe de 6 a 12 horas antes de cozinhá-lo.

Como descongelar peixe rápido

Para que a textura e sabor sejam mantidos, é sempre mais aconselhável descongelar o peixe de maneira lenta [1], ou seja, de um dia para o outro, como explicado anteriormente. Outra forma de acelerar um pouco o processo para descongelar peixe é colocá-lo em um recipiente com água fria.

Em água fria

Certifique-se de que a embalagem ou saco congelado onde se encontra o peixe esteja muito bem fechada, depois mergulhe parcialmente em um pouco de água fria e vá trocando a água a cada certo tempo. Esta alternativa ajudará você a descongelar o peixe rápido. Se você perceber que o peixe fica subindo e não fica parcialmente completo, coloque um peso como prato ou tigela.

Outra maneira de descongelar o peixe rapidamente é fazendo isso no microondas, veja como a seguir.

Como descongelar peixe no microondas

Descongelar peixe no microondas é possível e rápido, mas requer muita atenção para evitar que o alimento acabe cozinhando em certas partes, para isso, siga as instruções:

  1. Escolha o programa de descongelamento adequado para o peixe ou de acordo com a embalagem dele, caso haja;
  2. Jamais se esqueça de retirar o plástico do peixe, caso haja;
  3. Passe o peixe por água corrente para eliminar possíveis resquícios de plástico e a camada de gelo sobre ele;
  4. Acomode o peixe congelado em um recipiente próprio para microondas;
  5. Certifique-se de que a peça caiba no microondas deixando espaço suficiente para virar, descongelando de forma mais uniforme;
  6. Ative o microondas por até 2 minutos;
  7. Vigie o peixe e vire-o se necessário, desta forma você favorece a distribuição do calor.
  8. Se a peça for muito grande é conveniente cortá-la e descongelar por separado.
  9. Se perceber que as partes mais finas do peixe estão começando a cozinhar e o centro continua congelado, o melhor é retirar a peça do microondas e que termine de descongelar à temperatura ambiente.

Uma vez que o peixe esteja descongelado recomenda-se consumi-lo o quanto antes. Agora que você já sabe como descongelar peixe, o próximo passo é temperá-lo. Para isso, sugerimos a leitura do post sobre como temperar peixe para diferentes processos e receitas.

Como descongelar salmão

Todos os métodos descritos anteriormente servem para descongelar salmão. Assim como nos outros casos, a técnica que garante a melhor textura é a do descongelamento lento na geladeira envolvido em um saco plástico para evitar a contaminação. Se ele apresenta textura, coloração ou cheiro diferente do esperado, ele pode estar estragado. Para confirmar as suas suspeitas, confira as dicas do post sobre como saber se o salmão está estragado.

Como descongelar bacalhau

Dentre os peixes mais populares no Brasil, o bacalhau é conhecido pelo cuidado na hora descongelá-lo e e dessalgá-lo. No caso dele, a técnica mais comum para descongelar bacalhau é na água, trocando-a cada 8 horas ou de acordo com o tamanho dos pedaços. Na dúvida, sugerimos a leitura do post com truques para dessalgar bacalhau.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descongelar o peixe, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. COLLA, Luciane Maria; PRENTICE-HERNÁNDEZ, Carlos. Congelamento e descongelamento–sua influência sobre os alimentos. 2003. Disponível em: <http://repositorio.furg.br/handle/1/6803>. Acesso em 25 de fevereiro de 2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Cátia
Muito grata por essas informações valeu :)
Alex
Dessa forma , é melhor comer o peixe congelado mesmo , demora mais que marcar parto no SUS
Como descongelar o peixe