Sobre peixe e marisco

Como conservar o peixe fresco

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 novembro 2017
Como conservar o peixe fresco

O peixe é um dos alimentos mais nutritivos e saborosos que podemos incluir em nossa dieta, mas a sua ingestão também pode ser perigosa se não for conservado em perfeito estado. É muito importante não quebrar a cadeia de frio em todo o processo de conservação. Em umComo, vamos explicar para você como conservar o peixe fresco e manter todas as suas propriedades.

Também lhe pode interessar: Como saber se o peixe está fresco
Passos a seguir:
1

Para manter o peixe fresco, é importante saber que este pode ser mantido na geladeira no máximo por dois dias para conservar todas as suas propriedades e nutrientes. Após comprá-lo, convém limpá-lo, lavá-lo e tirar todas as vísceras.

2

Uma vez limpo, convém colocá-lo em cima de um prato e envolvê-lo com um pano ligeiramente úmido. Em qualquer hipótese, deve guardar o peixe na geladeira com o invólucro que veio da peixaria. Também é importante colocar o peixe na área mais fria da geladeira. Assim, conseguiremos mantê-lo mais fresco ainda.

3

No caso de congelá-lo, o processo varia um pouco. Podemos colocar o peixe em um pote próprio para o congelador e envolvê-lo em papel filme. Se for congelá-lo, não convém lavá-lo antes do congelamento. Faremos a limpeza do peixe quando este estiver descongelado.

4

Convém congelar o peixe em diferentes potes ou recipientes, segundo o tipo de peixe. Ou seja, se comprarmos lula e badejo, devemos congelar cada um em um pacote diferente para que os sabores não se misturem. É interessante congelar por peças para descongelarmos apenas o que formos consumir.

5

Para conservar o peixe fresco, bem como o seu sabor, a peça congelada deve ser descongelada na geladeira e não à temperatura ambiente. Portanto, descongele a peça 24 horas antes do seu consumo. Se for possível, coloque-o na parte mais fria da geladeira, para que o processo seja mais natural e o peixe mantenha todas as propriedades.

6

Uma vez que o peixe tenha sido descongelado na geladeira e esteja pronto para consumo, podemos lavá-lo e tirar as vísceras antes de o cozinhar.

7

Se pretende ingerir o peixe cru, convém congelá-lo para evitar o anisakis, uma larva que pode permanecer em alguns peixes. Assim, o congelamento da peça durante 72 horas, evitará um possível contágio.

8

Para conhecer outras recomendações de segurança a respeito do consumo de peixe, recomendamos que consulte o nosso artigo sobre como evitar riscos ao comer peixe.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como temperar peixe.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar o peixe fresco, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como conservar o peixe fresco