Partilhar

O bolo não assa no meio, como salvá-lo?

 
Por Redação umCOMO. 31 agosto 2020
O bolo não assa no meio, como salvá-lo?

Quando preparamos um bolo em casa, um dos problemas mais comuns é que ele fique cru, principalmente por dentro. Se alguma vez isso já aconteceu por aí, com certeza você já se perguntou ‘por que o bolo fica cru por dentro?’. A verdade é que os motivos que explicam o porquê do bolo não assar corretamente são vários e, de maneira geral, os erros estão relacionados com o próprio forno e a temperatura, ainda que existam outros problemas. De qualquer jeito, quando o bolo fica cru o mais importante é você não se desesperar: há solução!

Se o bolo não assa no meio e você quer saber como salvá-lo, explicamos a seguir o que fazer quando o bolo fica cru, e quais os principais motivos para que isso aconteça, para que você possa evita-los previamente.

Também lhe pode interessar: Como fazer um bolo de chocolate

Por que o bolo não assa no meio?

Vários são os motivos que explicam o porquê de um bolo ficou cru por dentro. Na verdade, dois são os principais e ambos têm a ver com o forno: a temperatura escolhida para assar o bolo e a posição em que a assadeira é colocada nas grelhas.

  • Temperatura: é o principal fator que faz o bolo ficar cru por dentro, já que muitas vezes as pessoas erram ao pré-aquecer o forno em uma temperatura acima ou abaixo da recomendada, e isso é fundamental. É sempre importante pré-aquecer o forno na temperatura indicada na receita, para que ele não acabe dourado por fora e cru por dentro. No geral, a temperatura ideal gira em torno dos 170 graus, mas isso pode variar de acordo com o tipo, modelo e tamanho do forno, bem como se ele produz calor por cima ou por baixo.
  • Posição dentro do forno: junto com a temperatura, a posição do bolo dentro do forno é outro fator que influencia para que o bolo fique cru por dentro. A posição ideal, porém, vai depender se o forno libera calor por baixo ou por cima – levando isso em conta, você decide se é melhor posicioná-lo nas grelhas superiores ou inferiores. No caso de dúvida, coloque a assadeira em uma área intermediária dentro do forno, entre as grelhas superiores e inferiores. Se o seu forno produzir calor por cima, inclusive, opte por colocar o bolo no meio das grelhas, já que se você posicioná-lo muito para cima, as chances do bolo ficar assado por fora e cru por dentro são enormes.
  • A forma: o tipo de forma que você escolhe para assar o bolo também influencia bastante para ele ficar cru ou não. Eleger a forma errada pode fazer com que o bolo não fique completamente assado, por isso é essencial que você opte pela forma específica para aquele tipo de bolo que você decidiu preparar. Por exemplo: um bolo tipo pão de ló se comporta diferente de um brownie, um bolo mais molhado não deve ser assado na mesma forma de um bolo mais sequinho, e por aí vai.
O bolo não assa no meio, como salvá-lo? - Por que o bolo não assa no meio?

Bolo não assa no meio por causa da temperatura do forno

Quando um bolo fica cru por dentro e, além disso, a superfície endureceu e ele parece estar queimado, é bem capaz que seja por conta da temperatura do forno. Há, sim, uma solução para esse problema, e ela é bem fácil. Siga os passos:

  1. Papel alumínio: colocar papel alumínio por cima da massa do bolo faz com que ele asse por mais tempo e, já que funciona como uma capa protetora, evita que ele fique queimado por fora enquanto cozinha por dentro.
  2. Diminua a temperatura do forno: ainda que a temperatura na qual você programou o forno seja a indicada na receita, pode ser que ela não seja a melhor de acordo com o seu aparelho. O melhor, nesses casos, é diminui-la em cinco ou dez graus.
  3. Vigiar o bolo: além disso, enquanto o bolo ainda estiver assando, é importante ficar de olho nele de tempos em tempos para que ele cozinhe sem queimar. Se o bolo começar a ficar muito dourado, tire-o do forno e busque outra alternativa.

Onde colocar o bolo no forno para que ele não fique cru

Como já dissemos, a temperatura não é a única responsável para que o bolo fique cru por dentro. É imprescindível, também, que ele seja corretamente colocado dentro do forno e asse da melhor forma possível, permitindo que receba o calor de maneira proporcional. Para isso, você deve:

  • Coloque a forma com o bolo no fundo do forno para que ele continue a assar.
  • Cubra-o com papel alumínio para proteger a parte já dourada e não deixar que ela queime, como indicamos na seção anterior.
  • Abaixe a temperatura do forno, especialmente a da área superior, caso você tenha esta opção. Com isso ele vai demorar mais para assar, mas vai cozinhar perfeitamente por dentro.

Como recuperar a massa do bolo que está ficando cru

Se não tem como você colocar em prática nenhuma das dicas anteriores enquanto o bolo ainda está assando, no caso dele ter queimado muito por fora, há mais uma alternativa para que você não perca a receita de vez. Mas, como recuperá-lo? O segredo está em remover toda a área queimada ou excessivamente dourada, e usar novamente apenas a parte menos queimada (ou crua).

É essa massa que você deve colocar em outra forma, para assá-la mais uma vez. Não se esqueça de, quando fizer isso, selecionar uma temperatura baixa no forno e observar o bolo a cada 5 minutos, mas sem abrir a porta do aparelho - isso pode fazer com que ele não cresça.

Seguindo as dicas, você terá um bolo menor que o inicial, porém sem perder parte da receita. A vantagem, mesmo que o bolo fique com proporções menores, é que o sabor não irá mudar.

Os truques acima são simples, mas capazes de te ajudar a evitar que você repita erros bem comuns quando um bolo fica cru, além de resolver situações de emergência quando for preparar a receita para outros convidados.

O bolo não assa no meio, como salvá-lo? - Como recuperar a massa do bolo que está ficando cru

Se pretende ler mais artigos parecidos a O bolo não assa no meio, como salvá-lo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre O bolo não assa no meio, como salvá-lo?

O que lhe pareceu o artigo?

O bolo não assa no meio, como salvá-lo?
1 de 3
O bolo não assa no meio, como salvá-lo?

Voltar ao topo da página