Receitas de Arroz

Como fazer risoto de verduras

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 6 setembro 2019
Como fazer risoto de verduras

Um dos pratos estrela da cozinha italiana, além dos pratos de massa ou das pizzas, é o arroz. O risoto é uma forma muito especial de cozinhar o arroz, dando a ele uma textura cremosa que conquista todos os paladares. Se quiser aprender o segredo desta receita para poder preparar em casa, você mesmo, continue lendo este artigo de umComo onde contamos como fazer risoto de verduras. É um prato nutritivo, delicioso e muito completo que agradará a toda a sua família.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer risoto fácil
Passos a seguir:
1

Vamos começar a nossa receita de risoto de verduras descascando e cortando as verduras. Deve cortar a abobrinha em cubinhos e os cogumelos em lâminas. Depois pique a cebola em pedaços pequenos para que se misture com o resto dos alimentos, dando um sabor delicioso. Os aspargos verdes teremos que cortar as pontas fora, e deve cortar também em pedaços pequenos, como em cubinhos.

Como fazer risoto de verduras - Passo 1
2

Agora vamos colocar um pouco de azeite em uma frigideira e saltear as verduras que preparamos no primeiro passo; adicionamos um pouco de sal e deixamos cozinhar em fogo médio para evitar que queime. Quando as hortaliças começarem a ganhar um tom dourado, adicionamos o arroz cru na frigideira e mexemos tudo junto para que os sabores se impregnem. À parte, colocaremos uma panela no fogo com o caldo de frango para que vá fervendo.

3

Assim que o arroz estiver perfeitamente integrado com as verduras, adicionamos o vinho branco e continuamos mexendo. Após colocar o vinho, depois de poucos minutos, é hora de misturar o caldo de frango fervendo com o conteúdo da frigideira; devemos ir adicionando pouco a pouco, para evitar derramar; vamos mexendo para que todos os ingredientes fiquem cobertos. Pouco a pouco teremos que adicionar um pouco de caldo, esperar evaporar, voltar a adicionar mais um pouco. Este é o truque que ajudará a conseguir um risoto de verduras tipicamente italiano.

Como fazer risoto de verduras - Passo 3
4

Quando tiver adicionado todo o caldo, verá como o arroz cozinhou mas de uma maneira mais cremosa, com uma textura diferente da habitual; isso acontece porque perdeu o amido. A seguir teremos que adicionar uma colher de sopa de manteiga e, se gostar, agora também é o momento de adicionar o parmesão. Mexa bem para que os novos ingredientes se misturem com a receita.

Como toque final, polvilhe um pouco de salsinha em cima do prato e estará pronto para comer!

5

Gostou de aprender a fazer esta receita italiana? Então vai adorar aprender a fazer um risoto de espinafre. Se gostar de outros pratos, em umComo também propomos mais receitas, como fazer molho à bolonhesa ou molho pesto. Viaje para a Itália sem sair de casa!

Como fazer risoto de verduras - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer risoto de verduras, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 de 4
Como fazer risoto de verduras