Partilhar

Como fazer peixe no vapor

Por Sara Viega. Atualizado: 1 dezembro 2017
Como fazer peixe no vapor
Imagem: insk.com

O peixe é um dos alimentos mais saudáveis, deliciosos e versáteis que podemos encontrar, com diferentes preparações adaptadas a todos os gostos. E não há dúvida que elaborado a vapor é uma opção muito saudável, perfeita para quem deseja ingerir um alimento nutritivo, mas leve, ideal para cuidar da saúde e manter a silhueta. Está com vontade de fazê-lo em casa? Em umcomo.com.br explicamos a você como fazer peixe no vapor facilmente.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fritar peixe
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Existem muitas formas de cozinhar peixe no vapor, estas variarão dependendo do tipo de acessório que utilize para cozinhar com esta técnica. Por isso, neste artigo revisaremos as diferentes alternativas junto com algumas recomendações.

Entre os acessórios para cozinhar no vapor podemos usar as panelas a vapor tradicionais ou elétricas, uma panela junto com um coador ou uma de bambu.

2

Para cozinhar peixe no vapor recomendamos a você:

  • Escolher um bom filé de peixe ou uma porção inteira que tenha um pouco de espessura, pois se for muito fino o mesmo poderá se desfazer facilmente quando tentar servir ou virá-lo.
  • Tempere o peixe antes de prepará-lo.
  • Uma boa forma de dar ainda mais sabor ao peixe é acrescentar ervas aromáticas à água, umas gotas de suco de limão, sal, etc. Deste modo o resultado final será delicioso.
  • Não empilhe o peixe na panela a vapor ou corre o risco de que algumas partes não cozinhem bem. É importante que o filé ou peça esteja reto e sem nenhum outro alimento por cima.
  • O tempo de cozimento varia dependendo da espessura do peixe, mas pode demorar entre 5 e 15 minutos, razão pela qual deve ir checando; quando o peixe estiver completamente macio, é hora de retirar do fogo.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como temperar peixe.

3

Se você não tem uma panela a vapor ou uma de bambu, uma maneira muito simples de cozinhar o peixe no vapor é pegando uma panela alta, enchendo-a com 2 ou 3 dedos de água e um coador que encaixe nela, e será aqui onde colocará a peça de peixe. Esta alternativa é simples e rápida, em nosso artigo como cozinhar no vapor sem panela a vapor explicamos-lhe o modo adequado de fazê-lo.

Como fazer peixe no vapor - Passo 3
Imagem: kassidkey9.wordpress.com
4

Outra alternativa é usar uma panela a vapor tradicional ou elétrica. Em ambos os casos, deve encher igualmente a panela de água, colocar a peça para o peixe e depois tampar. Se optar por uma elétrica, no manual de instruções encontrará o tempo de cozimento segundo cada alimento.

Como fazer peixe no vapor - Passo 4
Imagem: cocinista.es
5

Para usar a panela a vapor de bambu, a opção clássica dos orientais, só precisará deste acessório e uma panela na qual encaixá-lo. Encha-a com 2 ou 3 dedos de água, sempre se assegurando de que o líquido não toque a panela a vapor, acrescente o peixe, tampe e deixe que o vapor faça seu trabalho. Só deverá ajustar o tempo de cozimento segundo a porção de peixe.

Como fazer peixe no vapor - Passo 5
Imagem: comidasconhistorias.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer peixe no vapor, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer peixe no vapor

O que você achou da receita?

Como fazer peixe no vapor
Imagem: insk.com
Imagem: kassidkey9.wordpress.com
Imagem: cocinista.es
Imagem: comidasconhistorias.blogspot.com
1 de 4
Como fazer peixe no vapor

Voltar ao topo da página