Partilhar

Como fazer risoto de camarão

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer risoto de camarão
Imagem: bucatini.com.br

Se você vai dar um jantar em casa e quer surpreender os seus convidados, que tal fazer um risoto de camarão? O risoto de camarão é um prato super sofisticado e a combinação prefeita. O risoto é um prato tipicamente italiano e, apesar de parecer de difícil preparação, acredite que com as nossas dicas vai ficar mais fácil. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer risoto de camarão.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade média
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer risoto fácil
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por preparar o camarão, limpando-o e separando as cascas e cabeças. Não jogue fora as cascas e cabeças do camarão pois vamos utilizá-las para fazer o caldo. De seguida, tempere o camarão com um pouco de limão, alho, sal e pimenta a gosto. Coloque em uma frigideira manteiga e azeite e vá colocando os camarões já temperados um a um. Não se afaste da frigideira, pois até o camarão ficar no ponto certo é uma questão de minutos. Vire-os para ficarem cozidos de forma igual e lembre-se que camarões mais pequenos demorarão menos a cozinhar. Depois de prontos reserve.

Como fazer risoto de camarão - Passo 1
Imagem: mexidodeideias.com.br
2

Agora vamos preparar o caldo do nosso risoto de camarão. Para isso, coloque em uma panela as cascas e cabeças dos camarões junto com a cenoura e o aipo picado e uma pitada de sal. Adicione 5 conchas de água e deixe cozinhar por 5 minutos. No final, coe o caldo para retirar as cascas e cabeças do camarão.

3

De seguida, passe ao arroz. Pegue em uma frigideira suficientemente grande e refogue a cebola picada em um pouco de manteiga e azeite. Depois adicione o arroz e deixe tostar, para que não fique empapado depois. Adicione o vinho branco e mexa bem. Você saberá que o arroz está no ponto certo, quando colocar a palma da mão bem perto do arroz e sentir que está quente.

4

Depois disso adicione o caldo dos camarões. Caso pretenda um risoto mais sequinho adicione um pouco de caldo em fogo médio e deixe cozinhar até o caldo secar, sem mexer. Depois adicione o restante caldo, colocando um pouco de cada vez e mexendo pouco e, por último adicione os camarões já feitos.

5

Se pretender um risoto de camarão mais cremoso, então adicione um pouco de caldo e vá mexendo. Quando vir que o caldo começa a secar vá adicionando mais até ao final do cozimento.

6

Deverá adicionar os camarões cerca de 2 minutos antes de terminar o cozimento do arroz. Se tiver dúvidas quanto ao cozimento do arroz, prove alguns grãos. O ideal é que eles estejam duros mas não crus.

7

Por fim, desligue o fogo adicione uma colher de sopa de manteiga e a salsa picada, deixe repousar por alguns minutos e já pode servir o seu risoto de camarão!

Como fazer risoto de camarão - Passo 7
Imagem: maravistapescados.com.br
8

Se gosta de risoto, experimente fazer também risoto de frango. Assim que experimentar não vai querer outra coisa!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer risoto de camarão, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • O arroz arbóreo é o mais recomendado para fazer o seu risoto de camarão. Por norma, este arroz leva entre 15-17 a cozinhar.
  • Esta receita de risoto de camarão é para 2 pessoas.

Escrever comentário sobre Como fazer risoto de camarão

O que você achou da receita?

Como fazer risoto de camarão
Imagem: bucatini.com.br
Imagem: mexidodeideias.com.br
Imagem: maravistapescados.com.br
1 de 3
Como fazer risoto de camarão

Voltar ao topo da página