Fazer waffles em casa

Como fazer waffles caseiros

Como fazer waffles caseiros

O waffle tem sua origem na Bélgica e, tradicionalmente, preparava-se com duas placas de ferro com forma de grade, as quais forneciam a esta conhecida sobremesa sua forma quadriculada. Atualmente podemos comprar uma máquina de waffles para obter esta grade ou, se o que procuramos é uma solução mais econômica, adquirir um molde quadriculado de silicone próprio para forno. Se você não possui uma máquina de waffles e procura outra forma de elaborar este doce, não perca este artigo de umComo e descubra como fazer waffles caseiros.

 

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer sorvete caseiro de chocolate
Passos a seguir:
1

Primeiro, antes de preparar os waffles caseiros deixe prontos todos os ingredientes. Se não dispõe de xícaras, consulte nosso artigo sobre quanto equivale uma xícara em gramas para saber a equivalência. Precisará de aproximadamente 420 ml de leite e 250 de farinha. A manteiga deverá estar à temperatura ambiente, de maneira que deve ser retirada da geladeira alguns minutos antes de começar. Pré-aqueça o forno a 200ºC.

2

Quando tiver todos os ingredientes prontos, comece batendo os ovos até obter uma textura espumosa. Pode utilizar tanto as varetas manuais como as elétricas, só deve lembrar que com as últimas irá mais rápido e será mais fácil obter o resultado preciso. É aconselhável que bata tudo em um recipiente com capacidade suficiente para ir acrescentando o resto dos ingredientes.

 

Como fazer waffles caseiros - Passo 2
3

Depois, coloque o leite pouco a pouco e continue batendo. Quando estiver bem integrado com os ovos, incorpore a manteiga. Se preferir, para que seja mais fácil misturar com o resto dos ingredientes, ou se se esqueceu de retirar da geladeira, introduza-a alguns segundos no microondas para derretê-la.

4

Agora pegue um coador de malha fina e peneire a farinha diretamente sobre o recipiente onde está elaborando a massa dos waffles, assim evitaremos utilizar mais utensílios. Pode peneirar primeiro a metade da xícara e, depois de batê-la, peneire a outra metade para que seja mais fácil misturar a farinha com o resto da massa. Com a segunda metade, incorpore o fermento e a pitada de sal e peneire tudo junto. Bata tudo muito bem para integrar todos os ingredientes.

 

Como fazer waffles caseiros - Passo 4
5

Quando tiver obtido uma massa homogênea, incorpore o açúcar e continue batendo. Após ter a massa pronta, é o momento de verter na forma previamente untada com um pouco de manteiga para evitar que o waffle grude. Se você dispõe apenas de um molde individual deverá reservar a massa restante para elaborar os seguintes conforme saiam do forno.

 

Como fazer waffles caseiros - Passo 5
6

Agora, introduza os waffles no forno entre 10 e 15 minutos, em função da potência de seu forno. Saberá que estão prontos quando observar que estão ligeiramente dourados, então retire-os. Pegue uma bandeja ou o que preferir para colocar os waffles e ponha uma camada de papel toalha, depois, com muito cuidado porque queimarão, vire o molde para desmoldar os waffles.

 

Como fazer waffles caseiros - Passo 6
7

E pronto! Já tem seus waffles caseiros sem máquina de waffles preparados para decorar. Derreta um pouco de chocolate e coloque-o por cima e, se desejar pode fazer creme de chantilly com nata e colocá-la em um dos cantos, a apresentação é fundamental em confeitaria se quer surpreender todos com uma sobremesa tão tradicional como esta.

 

Como fazer waffles caseiros - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer waffles caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Se é celíaco, pode utilizar farinha de milho, o resultado será igual e muito bom.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Janete da cruz
Gostei muito quando o conselho diz que posso fazer com farinha de milho . sou celiaca . obrigado por tudo .
A sua avaliação:
Maryanne
Muito legal! Sabe se dá pra congelar depois de pronto? E só aquecer antes de comer?
1 de 6
Como fazer waffles caseiros