PARTILHAR

Lista pronta de comidas de Festa Junina

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 4 maio 2020
Lista pronta de comidas de Festa Junina

Quando chega junho o calendário social é tomado por festas juninas de todos os tipos, em diferentes círculos sociais e para todas idades. O que nunca muda é a comilança. Apesar de não estar estipulada, a regra é clara: festa junina boa tem que ter muita comida. Mas nem sempre a criatividade flui na hora de pensar na comida típica de festa junina, já que existem tantas tradições de pratos salgado e doces para essa época do ano. Se você está organizando uma festa junina ou vai participar de alguma e não tem inspirações para o cardápio, o umCOMO preparou uma lista pronta de comidas de Festa Junina para você se inspirar e não se esquecer de nenhum ingrediente, seja com os pratos salgados, caldos, doces e bolos de festa junina e as bebidas!

Também lhe pode interessar: Comidas de outono

Quais são as comidas de Festa Junina?

Comida é identificação cultural. Apesar das origens europeias, a cultura das festas juninas, ou festas de São João, no Brasil é uma mistura de elementos que vieram das festas de São João celebradas na Europa, trazidos pelos portugueses, mas também ao fato de que antes da chegada deles índios realizavam rituais com muita comida em junho que marcavam o início do inverno.

No Nordeste, onde está a 'maior festa de São João do mundo' (em Campina Grande, na Paraíba) ou o igualmente grande São João de Caruaru (em Caruaru, em Pernambuco) as comidas típicas da festa também estão relacionados ao ciclo da fartura, principalmente em relação à colheita do milho e do feijão.

O cardápio de festa junina, no geral, carrega esse caráter folclórico, remetendo às origens dessa celebração, mas não podemos ignorar o fator regional. Em um país de magnitudes geográficas como o Brasil é normal que existam diferenças entre os pratos típicos de festa junina de cada local, como no caso das receitas juninas do Nordeste.

Fatores econômicos (aqueles pratos infalíveis, como a pizza) e até climáticos acabam influenciando também nas comidas típicas de festa junina, como os caldos, por se tratar de uma festa no inverno, por exemplo.

Mas vamos ao que interessa, a lista pronta de comidas de festa junina, perfeita para pensar no cardápio, e não se esquecer de nada na hora de ir às compras ou simplesmente ter uma boa dose de inspiração!

Comidas salgadas de festa junina

Comecemos essa lista com os pratos salgados de festa junina, que são indispensáveis para manter a energia da festa e ainda acompanhar as bebidas alcoólicas, ou não.

Comidas salgadas à base de milho

A origem da alta quantidade de pratos à base de milho em festas juninas no Nordeste tem origem agrária e rural e está relacionada ao início da colheita do milho. Para quem gosta de milho à moda tradicional, sempre existe a opção de preparar milho cozido. Ele pode ser servido na espiga com manteiga ou no pratinho. Ambas as opções fazem sucesso entre crianças e adultos.

Tanto nos pratos salgados, quanto nos doces, o milho é o grande protagonista das festas juninas. Uma ideia que sempre funciona, tem tudo a ver com festa junina e agrada todo mundo é a infalível pipoca! Que tal um pouquinho para abrir o apetite? Além do sucesso, pipoca é algo prático. Você pode preparar da maneira tradicional ou usar o microondas como aliado.

Ainda na gama dos derivados do milho, entre as receitas salgadas para festa junina você pode pensar em uma polenta cozida quentinha. Dificilmente esse prato desagrada e pode ser combinada com alguma carne ou frango em molho. Confira abaixo outras ideias quitutes salgados para festa junina à base de milho:

    1. Cuscuz paulista
    2. Cuscuz
    3. Milho cozido
    4. Pamonha
    5. Pipoca
    6. Polenta
    Lista pronta de comidas de Festa Junina - Comidas salgadas de festa junina

    Pratos salgados para festa junina

    Já deu para ver que o milho faz sucesso, mas não só ele! Cada cantinho do Brasil tem as suas receitas que são a a cara da festa junina, elas vão desde a pizza até à tapioca.

    Uma receita que já é considerada típica de festa junina é o saboroso sanduíche de pernil, por exemplo. Como se trata de um sanduíche, a montagem fica a seu critério, mas costuma ser servido no pão francês e pode vir acompanhado de queijo derretido ou vinagrete. O mais importante é assar um pernil gostoso e desfiá-lo bem para que o sanduba fique ideal.

    Como tudo no momento, as festas juninas também tiveram o seu toque de globalização. Nesse fenômeno, as pizzas invadiram essas festas e vieram para ficar. Nas festas juninas do sudeste a pizza já é tradição. Geralmente ela é vendida em fatias e em versões "mini" ou "brotinho" que não necessitam talheres para serem devoradas.

    Outro dos campeões de audiência em receitas salgadas para festa junina é o famoso cachorro-quente! Apesar de o sanduíche ser uma inspiração do estadunidense hot dog, as versões de festa junina capricham no molho e seu complementos. Você ainda pode escolher entre a versão mini ou a versão tamanho normal.

    Já o pastel saiu das feiras para ganhar aprovação absoluta nas festas populares e não é diferente nas festas juninas. O pastel de feira já é encontrado em praticamente qualquer festa junina. Para que ele seja sucesso, recomenda-se fritar na hora e servir com molho de pimenta ou chucrute de repolho.

    Quem gosta de comida com mais sustância mas quer manter a vibe do interior e apostar em comidas práticas pode pensar na possibilidade de servir uma galinhada. A praticidade está no fato de que você pode prepará-la em uma panela só e servir em cumbucas. Abaixo você confere a lista de pratos salgados para festa junina:

    1. Amendoim
    2. Batata frita
    3. Batata-doce assada
    4. Cachorro quente
    5. Canjica com calabresa
    6. Coxinha
    7. Cuscuz de milho ou de mandioca;
    8. Empada
    9. Frango em molho
    10. Feijão tropeiro
    11. Galinhada
    12. Mandioca frita
    13. Pão de queijo;
    14. Pastel
    15. Pinhão
    16. Sanduíche buraco quente
    17. Sanduíche de carne-louca
    18. Sanduíche de pernil
    19. Tapioca salgada

    Espetinhos e churrasco em festas juninas

    O culto ao fogo (fogueiras e brincadeiras relacionadas) também é um elemento muito presente nas festas de São João, que pode justificar a presença de um ambiente aquecido não só pelas chamas da fogueira, mas também pelas brasas que assam os espetinhos e pratos com churrasco.

    Uma das comidas juninas que sempre tem uma espaço exclusivo nos arraiais é o churrasquinho. Ele tem versões variadas, mas no geral são espetinhos de kafta, carne, frango e porções de linguiça. Tão importante quando mandar bem no espetinho é não se esquecer de servir como acompanhamento uma boa farofa temperada.

    1. Calabresa
    2. Espetinho de carne
    3. Espetinho de coração de frango
    4. Espetinho de frango
    5. Espetinho de queijo coalho
    6. Espetinhos de vegetais
    7. Farofa
    8. Kafta
    9. Linguiça
    10. Pão de alho
    11. Vinagrete

    Receitas juninas do nordeste

    Fora do Nordeste, pela tradição forte tradição local, também pode-se optar por alguns pratos nordestinos que fazem suceso o ano inteiro e também têm tudo a ver com festa junina. Alguns deles são:

    1. Acarajé
    2. Arrumadinho
    3. Baião-de-dois
    4. Escondidinho de carne-seca
    5. Paçoca de carne-seca
    6. Tapioca de carne seca
    Lista pronta de comidas de Festa Junina - Pratos salgados para festa junina

    Caldos para festa junina

    O frio de junho e os ingredientes típicos dessa época são a justificativa perfeita para unir o útil ao agradável. Os caldos para festa junina não apenas são uma comida gostosa que esquenta e rende, mas também são práticos já que podem ser servidos em copos. Algumas ideias infalíveis de caldos para festa junina são:

    1. Caldinho de camarão
    2. Caldinho de peixe
    3. Caldinho de sururu
    4. Caldo caipira
    5. Caldo de feijão (opcional: com bacon e calabresa)
    6. Caldo de mandioca
    7. Caldo de milho
    8. Caldo de milho com batata
    9. Caldo de milho com mandioca
    10. Caldo de mocotó
    11. Caldo de piranha
    12. Caldo verde
    13. Creme de mandioquinha
    14. Sopa de abóbora
    15. Sopa de cebola
    16. Sopa de cenoura
    17. Sopa de cogumelos
    18. Sopa de ervilha
    19. Sopa de fubá
    20. Sopa de legumes
    21. Sopa de tomate

    Pratos doces de festa junina

    Os doces são indispensáveis nessa lista pronta de comidas para festa junina. Para fazer essa seleção fomos dos mais clássicos às releituras (como o brigadeiro de milho, por exemplo). Amendoim, milho, ovos, coco e leite condensado são alguns dos protagonistas na lista de doces de festa junina:

    1. Algodão doce
    2. Amendoim doce
    3. Arroz doce
    4. Arroz doce de chocolate
    5. Baba de moça
    6. Beijinho
    7. Bicho de pé
    8. Bombocado
    9. Brigadeiro tradicional
    10. Brigadeiro de batata doce
    11. Brigadeiro de limão
    12. Brigadeiro de churros
    13. Brigadeiro de milho verde;
    14. Brigadeiro de paçoca
    15. Cajuzinho
    16. Canjica (mingau de milho branco)
    17. Churros
    18. Cocada de colher
    19. Cocada dura
    20. Curau
    21. Doce de leite
    22. Doce de batata doce
    23. Doces em compota (banana, goiaba, figo, abóbora)
    24. Espetinhos de frutas;
    25. Maçã do amor
    26. Mandiocada
    27. Maria mole
    28. Morango com chocolate
    29. Mugunzá salgado
    30. Paçoca de colher
    31. Paçoca
    32. Pamonha doce
    33. Pão de mel
    34. Pavê
    35. Pé de moça
    36. Pé-de-moleque
    37. Pipoca doce
    38. Pudim de mandioca
    39. Pirulito de pipoca
    40. Quebra queixo
    41. Queijadinha
    42. Quindim
    43. Rapadura
    44. Suspiro
    45. Tapioca doce
    46. Trufas

    Doces de festa junina prontos

    Se a festa junina está em cima da hora, muitas das versões de doces industrializadas não perdem em nada para a versão caseira. Se você precisa levar um prato doce de festa junina e já quer comprá-lo pronto, considere opções como paçoquinha, pé de moleque, pipoca doce (de saquinho), rapadura, suspiros, cajuzinho... Eles não decepcionam!

    Bolos típicos de festa junina

    Todos as receitas de bolo que envolvam milho, mandioca, batata, coco ou fubá, por exemplo, são a cara dos bolos de festa junina. Mas também existem as receitas clássicas que nunca saem de moda, assim como os mais moderninhos que não deixam de ter um toque junino como o bolo de churros, queridinho. Você vai ver que não faltam ideias de bolos de festa junina:

    1. Bolo de amendoim
    2. Bolo de banana
    3. Bolo de batata doce
    4. Bolo de canela
    5. Bolo de cenoura
    6. Bolo de chocolate
    7. Bolo de churros
    8. Bolo de fubá
    9. Bolo de iogurte
    10. Bolo de laranja
    11. Bolo de limão
    12. Bolo de maçã com canela
    13. Bolo de mandioca
    14. Bolo de mandioca e coco
    15. Bolo de milho
    16. Bolo de nozes
    17. Bolo de pipoca
    18. Bolo de rolo
    19. Bolo de tapioca
    20. Bolo formigueiro
    21. Bolo zebra
    22. Bolo no palito
    23. Bolo Souza Leão
    24. Broa de fubá
    25. Rosquinhas de São João

    Sugestão: Como aproveitar restos de bolo

    Lista pronta de comidas de Festa Junina - Bolos típicos de festa junina

    Bebidas de festa junina

    As bebidas juninas são tão típicas quanto às comidas! Para que você não se esqueça de nenhuma delas e todos possam se divertir, vamos separá-las em ideias alcoólicas e não alcoólicas.

    Bebidas de festa junina alcoólicas

    1. Batida de amendoim
    2. Batida de vinho
    3. Cachaça
    4. Cachaça com mel ('camel')
    5. Caipirinha de frutas da estação adoçada com rapadura
    6. Cerveja
    7. Choconhaque
    8. Chopp
    9. Quentão
    10. Vinho quente

    Bebidas de festa junina sem álcool

    1. Água (não se esqueça!)
    2. Refrigerante
    3. Capuccino caseiro
    4. Chai latte
    5. Suco de milho
    6. Caldo de cana
    7. Chá de maçã com canela
    8. Chocolate quente
    9. Chocolate quente com paçoca
    10. Sucos naturais com frutas da estação
    11. Quentão sem álcool

    Não pode faltar: 30 ideias de brincadeiras para festa junina para todas as idades

    Sentiu falta de algum quitute junino nessa lista? É só deixar um comentário com sugestão!

    Lista pronta de comidas de Festa Junina - Bebidas de festa junina

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Lista pronta de comidas de Festa Junina, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

    Bibliografia
    • Triguero, O. M. (1995). Festejos juninos e os ritos de origem agrária. Intercom-Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 18(2).
    • Nóbrega, Z. S. (2009). Os usos da festa do maior São João do mundo. ENCONTRO NACIONAL DE CULTURA, 5.
    • CRUZ, M. S. R., MENEZES, J. S., & PINTO, O. (2008). Festas culturais: tradição, comidas e celebrações. Encontro Baiano de Cultura-FACOM/UFBA, 1.

    Escrever comentário

    O que lhe pareceu o artigo?
    5 comentários
    A sua avaliação:
    Vera Lucia
    Perfeita, essa lista. Parabéns!!
    A sua avaliação:
    Rayane
    Maravilhosas sugestões! Parabéns o pela complexidade de itens. Obrigada pela ajuda
    A sua avaliação:
    Danielle
    Genteeeee que lista excepcional!!! Muito completa. Parabéns a quem desenvolveu, pois dessa lista já está uma festa perfeita. Obgda
    A sua avaliação:
    Adonai
    Quem teve a idéia dessa lista esplêndida está de PARABÉNS❣
    GRATIDÃO 🙏
    A sua avaliação:
    Abel Ribeiro
    Obrigado Julia Latorre, vai me ajudar muito na hora da escolha.
    Lista pronta de comidas de Festa Junina
    1 de 5
    Lista pronta de comidas de Festa Junina

    Voltar ao topo da página ↑