Cozinha saudável

Como cozinhar batata doce

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cozinhar batata doce
Imagem: saboresdochef.com

A batata doce é um tubérculo muito saboroso e com variados benefícios, que pode ser cozinhado de diferentes formas, de acordo com a preferência ou acompanhamento. Neste artigo umComo.com.br apresentamos-lhe várias sugestões acerca de como cozinhar batata doce, para que não deixe de a consumir com regularidade e alternando no método de confecção. Surpreenda seus amigos e famílias com as diferentes formas de cozinhar este alimento, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Pode congelar batata-doce?

Índice

  1. Batata doce assada no forno
  2. Batata doce assada no microondas
  3. Batata doce cozida
  4. Batata doce frita

Batata doce assada no forno

Comece por pré-aquecer o forno a 200ºC. Em seguida Lave as batatas, descasque-as ou não e corte-as da forma que preferir: em rodelas com pouco menos de 1cm de largo, em cubos ou bastões. Disponha-as em uma assadeira.

Pingue as batatas com um pouco de azeite e tempere a gosto (pode usar manteiga e açúcar, ou pimenta do reino, alecrim e alho). Leve ao forno e deixe assar durante 30 minutos, até que fiquem douradas.

Como cozinhar batata doce - Batata doce assada no forno
Imagem: idealreceitas.com.br

Batata doce assada no microondas

Como alternativa ao uso do forno, pode cozinhar batata doce no microondas. Comece por as lavar bem, retirar ou não a casca e, em seguida, cortá-las em cubos.

Coloque as batatas em um recipiente que possa ir ao microondas, espalhe manteiga sobre elas e ligue o microondas em potência máxima, cozinhando as batatas durante 8 a 10 minutos.

Como cozinhar batata doce - Batata doce assada no microondas
Imagem: yakissobanao.wordpress.com

Batata doce cozida

Coloque no fogo médio uma panela com água de acordo com a quantidade de batatas que pretende cozer. Lave e descasque as batatas, cortando-as em seguida em cubos ou bastões, e colocando-as na panela tampada.

Aguarde entre 15 a 20 minutos para que cozam e, com a ajuda de um garfo, verifique se já estão macias. Se for o caso, escorra a água, se não deixe cozinhar mais um pouco. Quando estiverem prontas, pode optar por fazer puré, triturando-as com manteiga, leite ou creme de leite, sal e especiarias a gosto.

Em vez de cozer as batatas em água pode optar por cozê-las ao vapor, preservando assim seus nutrientes.

Como cozinhar batata doce - Batata doce cozida
Imagem: vegatall.blogspot.pt

Batata doce frita

Lave e corte as batatas doces em palitos. Leve a cozer em uma panela com água fervente, durante 10 minutos, em fogo médio.

Retire as batatas, seque-as em uma toalha limpa e descasque-as. Coloque óleo a aquecer em uma frigideira. Coloque uma batata no óleo e, quando esta começar fritando, coloque as restantes.

Frite as batatas até que fiquem douradas, desligue o fogo e retire-as para uma travessa forrada com papel absorvente. Sirva quentes ou mornas.

Como cozinhar batata doce - Batata doce frita
Imagem: iguaria.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar batata doce, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Depois de cozinhar as batatas, tempera-as da forma que preferir.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: saboresdochef.com
Imagem: idealreceitas.com.br
Imagem: yakissobanao.wordpress.com
Imagem: vegatall.blogspot.pt
Imagem: iguaria.com
1 de 5
Como cozinhar batata doce