menu
Partilhar

Comidas de outono

Por Juliana Ribeiro. 30 novembro 2023
Comidas de outono

Algumas das melhores comidas de outono são sopa de abóbora assada com mel e especiarias, risoto de cogumelos e sálvia, salada de maçã, nozes e queijo azul, frango assado com abóbora e alecrim, etc. A chegada do outono traz consigo não só mudanças climáticas e paisagísticas, mas também uma paleta culinária rica e reconfortante. Poder chegar em casa em um dia de chuva, ficar confortável e preparar uma deliciosa refeição quente com os produtos desta estação é algo que alegra o dia de qualquer pessoa.

É por isso que neste artigo do umCOMO mergulhamos na maravilhosa abundância de sabores que o outono tem a oferecer, explorando 10 comidas de outono meticulosamente selecionadas para celebrar a diversidade de ingredientes e deliciar os sentidos. De comidas saudáveis ​​de outono a sobremesas, cada prato é um convite para um banquete culinário que capta a própria essência desta estação.

Também lhe pode interessar: Lista pronta de comidas de Festa Junina

Sopa de abóbora assada com mel e especiarias

Começamos esta jornada culinária das comidas de outono com uma sopa de abóbora assada que vai além do convencional. Abóbora assada com mel e especiarias, como canela e noz-moscada, cria uma experiência de sabor que evoca o calor de um abraço de outono. Cada colherada é uma explosão de sabores, desde a doçura caramelizada até notas picantes que nos transportam para tardes acolhedoras junto à lareira.

A opção de assar a abóbora dá um toque extra ao prato, realçando seus sabores naturais e proporcionando uma textura defumada. A combinação de mel e especiarias não só acrescenta doçura, mas também complexidade, criando camadas de sabor que se revelam a cada colherada.

Comidas de outono - Sopa de abóbora assada com mel e especiarias

Risoto de cogumelos e sálvia

Outra opção mais robusta é o risoto de cogumelos e sálvia, uma verdadeira proposta cremosa de texturas e sabores. A suavidade do arroz encontra a terrosidade dos cogumelos e o frescor da sálvia, criando uma experiência culinária que homenageia a elegância sutil da estação.

A escolha do risoto não é acidental; sua textura cremosa torna-se a tela perfeita para levar os sabores do outono a novos patamares. Os cogumelos acrescentam o toque terroso ou úmido desta estação, enquanto a sálvia infunde um frescor herbal que equilibra a riqueza do prato.

Descubra como saber se os cogumelos estão estragados.

Comidas de outono - Risoto de cogumelos e sálvia

Salada de maçã, nozes e queijo azul

Se tem uma alimentação mais saudável, pode optar por uma salada de maçã, nozes e queijo azul, onde o frescor se alia à riqueza dos sabores outonais. Maçãs crocantes, nozes torradas e queijo azul entrelaçam-se, realçando os contrastes da estação.

Optar por incorporar maçãs à salada proporciona uma doçura natural e uma crocância refrescante. As nozes torradas conferem textura crocante e sabor torrado que complementam perfeitamente a suavidade do queijo azul. O conjunto resultante é uma explosão de sabores e texturas que dão vida à tradicional salada de outono de uma forma nova e emocionante.

Comidas de outono - Salada de maçã, nozes e queijo azul

Frango assado com abóbora e alecrim

Se você gosta de pratos fartos, é claro: frango assado com abóbora e alecrim. A abóbora caramelizada e o aroma do alecrim realçam o frango assado, criando uma experiência culinária que mescla o conforto do lar com a sofisticação de um jantar especial. Este prato principal é uma celebração de sabores que evoca perfeitamente a estação do outono em cada mordida.

Sem dúvida é uma das receitas que melhor combina os produtos que o outono nos oferece. A caramelização da abóbora proporciona uma doçura natural que combina perfeitamente com a suculência do frango. O alecrim, com sua fragrância herbal, confere uma camada extra de complexidade ao prato.

Comidas de outono - Frango assado com abóbora e alecrim

Torta de abóbora com crosta de nozes

Se preferir um sabor mais doce, experimente a torta de abóbora com crosta de nozes. Cada porção é uma mistura da suavidade clássica da abóbora e da doçura crocante da crosta de nozes. Esta sobremesa é uma homenagem ao passado, ao artesanal e ao simples, mas com um resultado que não deixará nenhum paladar indiferente.

Optar por reimaginar a clássica torta de abóbora com crosta de nozes, adiciona um elemento surpresa e uma textura crocante que eleva a sobremesa a novos patamares. Basta moer cuidadosamente as nozes e polvilhar sobre a torta antes de assar. Cada mordida será um lembrete de que as tradições podem ser reinventadas com engenhosidade e criatividade, especialmente na culinária de outono.

Neste outro post contamos mais sobre como congelar abóbora.

Comidas de outono - Torta de abóbora com crosta de nozes

Purê de batata com abóbora e queijo de cabra

Para todos aqueles que gostam de pratos que se saboreia de colher, não pode faltar o puré de batata que incorpora abóbora e queijo de cabra. A textura cremosa e o sabor ligeiramente adocicado elevam este prato a uma iguaria que se torna o companheiro perfeito para qualquer mesa de outono. Optar por adicionar abóbora ao purê de batata não é apenas uma variação do clássico, mas também uma forma de realçar os sabores autênticos da estação.

A abóbora proporciona uma doçura sutil e uma textura cremosa que combina harmoniosamente com a batata. Além disso, o queijo de cabra adiciona uma camada extra com seu sabor rico e cremoso. Será sem dúvida um dos seus melhores acompanhamentos neste outono.

Você também pode estar interessado em conhecer uma receita básica de como fazer purê de batata.

Comidas de outono - Purê de batata com abóbora e queijo de cabra

Biscoitos de aveia com mirtilos e canela

No outono você gosta de cozinhar em casa e não há receita melhor do que biscoitos de aveia com mirtilos e canela. A escolha de combinar mirtilos e canela nestes biscoitos não é apenas uma delícia para o paladar, mas também uma forma de transportar os comensais para os aromas e sabores característicos da estação. Os mirtilos adicionam uma doçura vibrante e suculenta, enquanto a canela adiciona um toque quente e picante. Além disso, por usar aveia, pode ser indicado para pessoas que querem manter a dieta.

Comidas de outono - Biscoitos de aveia com mirtilos e canela

Abóbora recheada com quinoa e cogumelos

Com esta receita priorizamos pratos saudáveis ​​e reconfortantes com abóbora recheada com quinoa e cogumelos. Esta receita não é apenas um espetáculo visual, mas também oferece uma explosão de sabores que satisfazem os desejos de outono a cada colherada.

Este prato é uma celebração de ingredientes nutritivos e deliciosos. A quinoa fornece proteína e uma textura fofa, enquanto os cogumelos adicionam o desejado umami de outono. O resultado é um prato que além de saudável, também é rico em sabores que captam a própria essência do outono.

Comidas de outono - Abóbora recheada com quinoa e cogumelos

Chá de maçã com especiarias

Se você é daqueles que gosta de ficar em casa lendo com um cobertor nos dias de outono, experimente relaxar com um chá de maçã com especiarias. Com canela, cravo e rodelas de maçã, este chá oferece não só calor, mas também aromas reconfortantes que nos transportam para fogueiras e mantas em uma tarde de outono. A canela acrescenta um toque aconchegante e picante, enquanto o cravo acrescenta profundidade e complexidade. Cada gole é uma lembrança de que o outono não só pode ser saboreado, mas também sentido através dos aromas que enchem a nossa xícara, enquanto estamos bem hidratados.

Comidas de outono - Chá de maçã com especiarias

Creme de castanha

Terminamos a nossa lista de comidas de outono com creme de castanhas, uma sobremesa rica e reconfortante que capta a essência da estação. Não há ingrediente que defina melhor o outono como uma castanha assada, por isso escolhê-la como base deste creme é um sucesso que se tornará uma das suas sobremesas preferidas. Cada colherada é uma despedida agridoce de um banquete que celebra as delícias culinárias do outono.

Agora você conhece todas essas comidas de outono para preparar diversos cardápios ao longo da temporada e desfrutar de um delicioso banquete. Bom apetite!

Comidas de outono - Creme de castanha

Se pretende ler mais artigos parecidos a Comidas de outono, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

Comidas de outono
1 de 11
Comidas de outono

Voltar ao topo da página