Fazer carne cozida

Como fazer pernil no forno

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 31 outubro 2017
Como fazer pernil no forno

O pernil no forno é um dos pratos mais populares de Natal e Ano Novo, sendo imprescindível nas mesas de muitas famílias durante as festividades. Apesar de contar com um grande tempo de cozimento, o resultado é realmente delicioso, rendendo de forma ampla para muitos convidados e inclusive para as deliciosas sobras de Natal. Quer saber como fazer pernil no forno? Em umComo.com.br, explicamos.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer lombinho de porco no forno
Passos a seguir:
1

Se quiser um pernil no forno suculento e delicioso, é importante considerar dois aspectos fundamentais:

  • Deixe marinar a carne durante ao menos 12 horas para obter um bom sabor.
  • O pernil deve ser cozido de forma lenta, o cálculo é de 1 hora por quilo, uma vez que se trata de uma receita que toma seu tempo.
2

Para começar com a preparação prévia do pernil no forno, você deverá misturar todos os ingredientes. Recomenda-se que os alhos estejam esmagados, ainda que também possam ser picados muito pequenos.

3

Em uma bandeja para forno grande e suficientemente profunda, coloque o pernil, certificando-se de ter limpado previamente o excesso de gordura sem eliminar em sua totalidade, pois a mesma lhe dará um grande sabor à carne.

Com uma faca bem afiada, abra vários orifícios ao longo de todo o pernil, desta forma permitirá que o suco da mistura penetre bem na carne. Acrescente todo o macerado na bandeja, tampe com papel alumínio e leve ao frigorífico.

4

A cada 2 ou 3 horas, é conveniente voltar o pernil e temperá-lo bem com a mistura do macerado, assim todas as partes da carne poderão absorver os sucos. Você pode deixá-lo marinar durante toda a noite.

Decorrido o tempo, ligue o forno a 180 ºC para pré-aquecê-lo. Dê-lhe um último banho com a mistura na parte superior do pernil e leve ao forno tampado.

5

O pernil deverá ficar no forno durante cerca de uma hora por quilo, sempre a uma temperatura constante entre 170 e 180 ºC. É importante virar o pernil de hora em hora e banhá-lo muito bem com o líquido da marinada, assim conseguirá um resultado suculento e cozido de forma uniforme. Deixe-o tampado até a última hora de cozinhar, neste momento poderá tirar o alumínio e permitir que doure por ambos os lados.

6

Uma vez decorrido o tempo estimado, o pernil deverá estar pronto. Espete uma faca no mesmo e ele estará suave e terno por dentro. Caso contrário, deixe-o no forno mais alguns minutos.

7

Deixe repousar seu pernil no forno durante ao menos 30 minutos antes de cortá-lo. Conserve o líquido que sobrou da preparação para usá-lo como molho. Essa mistura pode ser servida com um pouco de laranja cortada em rodelas, ou coá-la, acrescentar vinho branco, levá-la ao fogo e, assim que começar a ferver, acrescentar uma colher de amido de milho diluída com água para obter um molho espesso.

Seguindo esta receita, você conseguirá um tradicional pernil com um sabor intenso e delicioso.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como temperar pernil de carneiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pernil no forno, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Como fazer pernil no forno