Como fazer chucrute caseiro
Esta receita é para preparar um chucrute caseiro e agridoce, perfeito para acompanhar uma carne de panela ou para deixar um sanduíche ainda mais delicioso. Tudo o que precisa para fazer chucrute é combinar repolho ralado com um pouco de sal em um recipiente, uma panela no caso de querer fazer muita quantidade de chucrute caseiro ou um frasco caso queira fazer pequenas porções. O repolho solta líquido, criando a sua própria solução de salmoura, quando combinado com sal. Mergulhado neste líquido durante um período de vários dias ou semanas, o repolho fermenta lentamente no tempero amargo crocante que conhecemos como chucrute. Continue lendo este artigo do umCOMO onde vamos explicar detalhadamente como fazer chucrute caseiro.
Ingredientes:
Passos a seguir:
Quando você fermenta qualquer coisa, o melhor é começar com um ambiente o mais limpo possível. Certifique-se de que o frasco está bem lavado e enxaguado, sem resíduos de sabão. Se você vai reutilizar um pote de vidro, aprenda a como esteriliza-lo corretamente. Você vai utilizar as mãos para fazer o seu chucrute caseiro, no momento de misturar o sal no repolho, por isso lave-as e higienize-as muito bem antes de começar.
Depois de tudo limpo, o primeiro passo de como fazer chucrute é eliminar as folhas secas exteriores do repolho. Corte o repolho em quatro pedaços e retire o núcleo. Corte cada quarto em todo o seu comprimento, conseguindo 8 pedaços no final. Corte cada pedaço transversal em tiras muito finas.
Transfira o repolho para uma grande tigela e polvilhe o sal por cima. Comece a trabalhar o sal no repolho misturando e apertando o repolho com as mãos. No começo o sal pode não parecer suficiente, mas pouco a pouco, o repolho será transformado em aquoso e frágil. Essa etapa do processo de como fazer chucrute caseiro levará de 5 a 10 minutos. Se desejar, dê mais sabor ao chucrute caseiro adicionando cominho à mistura.
Pegue um punhado do repolho e coloque-o no frasco de conserva. Se tiver um funil de conserva, facilitará o trabalho. De vez em quando, amasse o repolho no frasco com seu punho. Verta o líquido liberado pelo repolho enquanto estiver mexendo-o no frasco.
É importante que o repolho fique totalmente submergido no líquido. Uma técnica que pode ajudar é encher um pequeno frasco com pedras limpas ou bolas de gude e apertar o repolho usando essa ferramenta.
Cubra a boca do frasco com um pano e prenda com um elástico ou linha. Isso permite que o ar entre e saia do frasco, mas evita que o pó ou insetos entrem lá dentro.
Durante as próximas 24 horas, pressione o repolho de vez em quando no frasco. Como o repolho libera seu líquido, ficará mais frágil e compacto e o líquido aumentará sobre a parte superior do repolho.
Se após 24 horas o líquido não estiver por cima do repolho, dissolva 1 colher de chá de sal em 1 xícara de água e adicione uma quantidade suficiente para mergulhar o repolho.
Enquanto estiver fermentando, mantenha o chucrute caseiro abrigado da luz solar direta e a uma temperatura ambiente baixa. Revise todos os dias e pressione para baixo se o repolho estiver flutuando sobre o líquido. A fermentação do repolho demora de 3 a 10 dias. Durante este processo também pode ver as bolhas que surgem pelo repolho, espuma na parte superior ou espuma branca. Todos estes são sinais de um processo de fermentação normal e significa que você acertou o passo a passo de como fazer chucrute em casa!
Se repolho é um alimento que você gosta muito e se tem suficiente espaço em casa, aprenda a como plantar repolho, para tê-lo fresco para suas receitas.
Se você gostou da receita de Como fazer chucrute caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas.
Conselhos
- O chucrute é um produto fermentado, por isso durará pelo menos dois meses e muitas vezes mais tempo se estiver na geladeira.
- Bolas de gude ou pedras limpas dentro de um frasco podem ajudar a pressionar o repolho.