Partilhar

Como fazer chucrute caseiro

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer chucrute caseiro

Esta receita é para preparar um chucrute caseiro e agridoce, perfeito para acompanhar uma carne de panela ou para incluir em um ótimo sanduíche. Tudo o que precisa para fazer chucrute é combinar repolho ralado com um pouco de sal em um recipiente (uma panela se fizer muito, mas com um frasco não terá qualquer problema para pequenas porções). O repolho solta líquido, criando a sua própria solução de salmoura. Mergulhado neste líquido durante um período de vários dias ou semanas, o repolho fermenta lentamente no tempero amargo crocante que conhecemos como chucrute. Continue lendo este artigo de umComo onde vamos explicar para você como fazer chucrute caseiro.

Dificuldade média
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer doce de abóbora caseiro
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Quando você fermenta qualquer coisa, o melhor é começar com um ambiente o mais limpo possível. Certifique-se de que o frasco está bem lavado e enxaguado, sem resíduos de sabão. Você vai utilizar as mãos para misturar o sal no repolho, por isso lave-as muito bem também.

2

Elimine as folhas secas exteriores do repolho. Corte o repolho em quatro pedaços e retire o núcleo. Corte cada quarto em todo o seu comprimento, conseguindo 8 pedaços no final. Corte cada pedaço transversal em tiras muito finas.

Como fazer chucrute caseiro - Passo 2
3

Transfira o repolho para uma grande tigela e polvilhe o sal por cima. Comece a trabalhar o sal no repolho misturando e apertando o repolho com as mãos. No começo o sal pode não parecer suficiente, mas pouco a pouco, o repolho será transformado em aquoso e frágil. Isso levará de 5 a 10 minutos. Se desejar, dê mais sabor ao chucrute com sementes de alcaravia neste momento.

Como fazer chucrute caseiro - Passo 3
4

Pegue um punhado do repolho e coloque-o no frasco de conserva. Se tiver um funil de conserva, facilitará o trabalho. De vez em quando, amasse o repolho no frasco com seu punho. Verta o líquido liberado pelo repolho enquanto estiver mexendo-o no frasco.

Como fazer chucrute caseiro - Passo 4
5

É importante que o repolho fique totalmente submergido no líquido. Uma técnica que pode ajudar é encher um pequeno frasco com pedras limpas ou bolas de gude e apertar o repolho com isso.

Como fazer chucrute caseiro - Passo 5
6

Cubra a boca do frasco com um pano e prenda com um elástico ou linha. Isso permite que o ar entre e saia do frasco, mas evita que o pó ou insetos entrem lá dentro.

Durante as próximas 24 horas, pressione o repolho de vez em quando no frasco. Como o repolho libera seu líquido, ficará mais frágil e compacto e o líquido aumentará sobre a parte superior do repolho.

Como fazer chucrute caseiro - Passo 6
7

Se após 24 horas o líquido não estiver por cima do repolho, dissolva 1 colher de chá de sal em 1 xícara de água e adicione uma quantidade suficiente para mergulhar o repolho.

Enquanto estiver fermentando, mantenha o chucrute na luz solar direta e a uma temperatura ambiente baixa. Revise todos os dias e pressione para baixo se o repolho estiver flutuando sobre o líquido. A fermentação do repolho demora de 3 a 10 dias. Durante este processo também pode ver as bolhas que surgem pelo repolho, espuma na parte superior ou espuma branca. Todos estes são sinais de um processo de fermentação normal.

Como fazer chucrute caseiro - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chucrute caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • O chucrute é um produto fermentado, por isso durará pelo menos dois meses e muitas vezes mais tempo se estiver na geladeira.

Escrever comentário sobre Como fazer chucrute caseiro

O que você achou da receita?

Como fazer chucrute caseiro
1 de 7
Como fazer chucrute caseiro

Voltar ao topo da página