Sopa de tomate

Como fazer sopa de tomate caseira

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer sopa de tomate caseira
Imagem: thecouponproject.com

As sopas caseiras constituem um dos alimentos mais nutritivos já que são elaboradas com ingredientes naturais, de origem vegetal ou animal, que variam em função do tipo de sopa que queiramos elaborar. Sobretudo durante as épocas de frio, são o prato favorito da maioria para combatê-lo e aquecer-se rapidamente. Uma das sopas mais difundida é a de tomate, por seu alto conteúdo em vitamina C, suas propriedades antioxidantes e diuréticas. Além disso, elaborá-la em casa é muito simples, você só vai precisar reunir todos os ingredientes e pôr mãos à obra. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como fazer sopa de tomate caseira.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer sopa de mandioca

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que vamos fazer para elaborar esta deliciosa sopa de tomate é deixar prontos os ingredientes. Para isso, descasque e pique em pedaços pequenos a cebola, o pimentão vermelho, os dentes de alho e a cenoura. O pimentão não precisa ser muito grande, um de tamanho médio será suficiente.

Como fazer sopa de tomate caseira - Passo 1
Imagem: todosloscomo.com
2

Quando os tiver bem picados, pegue uma panela, acrescente um fio de azeite de oliva, incorpore todos estes ingredientes e faça um escaldado. Você deverá fazê-lo a fogo baixo para obter o resultado esperado. Condimente a gosto. Enquanto a verdura é fervida, retire os talos dos tomates e realize um corte em cruz em cada um deles.

Como fazer sopa de tomate caseira - Passo 2
Imagem: lacocinademezquita.com
3

Agora, pegue outra panela com a capacidade suficiente para acrescentar todos os tomates, encha de água e coloque para ferver. Quando a água estiver fervendo, adicione os tomates e deixe durante um minuto, aproximadamente, para escaldá-los. É fundamental que estes vegetais estejam maduros para obter um sabor mais intenso.

Como fazer sopa de tomate caseira - Passo 3
Imagem: ojoalplato.com
4

Enquanto os tomates escaldam, acrescente a colher de sopa de açúcar nas verduras e mexa-as. Você deverá ir controlando para que não queimem nem grudem, de modo que mexa com uma colher de pau de vez em quando. O açúcar é utilizado para diminuir um pouco a acidez dos tomates, mas, se preferir, você pode reduzir a quantidade deste ingrediente. Tenha em conta que o processo de dar a fervura nas verduras não é rápido e levará tempo.

5

Quando os tomates estiverem escaldados, retire-os, deixe esfriar um pouco e retire a pele de cada um deles, você verá que ela sai praticamente sozinha. Depois, você deverá picá-los como fez com as verduras, em pedaços pequenos. Uma vez que as verduras estiverem escaldadas, adicione os tomates picados, mexa tudo, deixe mais um minuto e cubra todos os vegetais com água. O litro de água é aproximado, é possível que no final você precise de um pouco mais.

Como fazer sopa de tomate caseira - Passo 5
Imagem: food.lohudblogs.com
6

Uma vez que tiver coberto os vegetais com a água, você deverá deixá-los no fogo uns 20 minutos, aproximadamente; aumente para fogo médio para que ferva. Após este tempo, você verá que a sopa de tomate já adquiriu o tom avermelhado tão característico deste prato tradicional. Apague o fogo, deixe amornar um pouco e bata tudo para conseguir uma textura cremosa e lisa.

Como fazer sopa de tomate caseira - Passo 6
Imagem: espaciokot.com
7

Em muitos lugares existe o costume de servir a sopa de tomate com um pouco de croutons por cima. De modo que, se quiser, você pode cortar um pouco de pão, fritá-lo e acrescentá-lo aos pratos individuais. Quando tiver batido bem a sopa de tomate, só falta servi-la e, em modo de decoração, colocar uma folha de louro, de salsa ou de hortelã no centro ou em um lado do prato. E pronto! Você já tem sua sopa de tomate caseira preparada para tomar ou, se preferir, usá-la como molho para carne ou peixe.

Como fazer sopa de tomate caseira - Passo 7
Imagem: soymamaencasa.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sopa de tomate caseira, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
Imagem: thecouponproject.com
Imagem: todosloscomo.com
Imagem: lacocinademezquita.com
Imagem: ojoalplato.com
Imagem: food.lohudblogs.com
Imagem: espaciokot.com
Imagem: soymamaencasa.com
1 de 7
Como fazer sopa de tomate caseira