Partilhar

Como fazer algodão doce

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer algodão doce
Imagem: bigflavour.eu

O algodão doce é uma iguaria com ingredientes muito simples. Não é mais que uma nuvem de açúcar recolhida num palito, mas é muito divertido de comer. Normalmente compramos algodão doce feito ou vemos alguém fazer em feiras, barraquinhas e alguns estabelecimentos comerciais. Sem uma máquina específica é difícil fazer este doce em grandes quantidades, mas com o conhecimento certo você pode fazer a sua versão igualmente deliciosa. Confira os métodos para adoçar sua mesa neste artigo umComo sobre como fazer algodão doce em sua casa.

Também lhe pode interessar: Como fazer brigadeiro de ovomaltine

Algodão doce em fios

Para preparar esta versão alternativa de algodão doce em sua casa, siga estes passos:

  • Comece por juntar quatro xícaras de açúcar, uma xícara de xarope de milho, uma de água e uma grama e meia de sal numa panela em fogo médio.
  • Mexa bem até o açúcar derreter e passe um pincel nas laterais da panela para impedir que se formem cristais.
  • Meça a temperatura da mistura com um termômetro de cozinha. Quando chegar as 160º C, passe-a para um recipiente raso adequado a calor. Acrescente extrato de framboesa (5 ml) e duas gotas de corante alimentício rosa.
  • Forre sua bancada com papel vegetal.
  • Mergulhe um fuê no preparado e retire o açúcar, segurando-o sobre o recipiente para que a calda pingue só por um momento. Leve-o para o papel vegetal e, a 30 cm da bancada, faça movimentos de vai-vem para formar finas tiras. Repita este movimento até ter uma boa quantidade de fios de açúcar. Nesta fase você já deve ter reparado que o aspeto do seu algodão é bem diferente do que se compra na rua.
  • Enrole o algodão doce num palito de madeira rapidamente para não endurecer.
  • Está pronto a comer.
Como fazer algodão doce - Algodão doce em fios
Imagem: i.ytimg.com

Algodão doce em tiras

Para fazer algodão doce caseiro, use este método simples:

  • Junte quatro xícaras de água, um terço de xícara de açúcar, duas xícaras de água , meia xícara de xarope de milho, 5 ml de vinagre e uma gota de corante alimentício na panela.
  • Coloque no fogo e vá mexendo suavemente para não formar cristais nas laterais.
  • Deixe ferver. Quando o preparado atingir 131º C, remova a panela do fogo e espere até descer para 100ºC.
  • Divida a mistura por recipientes plásticos de um litro.
  • Quando chegar à temperatura ambiente, remova o doce dos recipientes virando o pote para baixo e apertando levemente.
  • Polvilhe bastante amido de milho numa assadeira (deve ter laterais).
  • Role o algodão no amigo e remova o excesso.
  • Faça um buraco no centro (pode usar o polegar e os indicadores). Em seguida, pressione para aumentar o tamanho do buraco, formando uma corda circular. Tenha atenção para que não fique muito fino. Quando estiver suficientemente grande, torça o centro para formar um 8 e junte as duas metades.
  • Segure o algodão com as duas mãos, movimentando apenas a mão de trás enquanto a da frente fica parada. Puxe o doce até ficar bem comprido (de dez a catorze vezes).
  • Está pronto a servir.
Como fazer algodão doce - Algodão doce em tiras
Imagem: jsonline.com

Prontinho!

Para manter o espírito da feira em sua casa, dê uma olhada nestes artigos sobre como fazer marshmallows caseiros e como fazer sorvete. Experimente e se divirta!

Como fazer algodão doce - Prontinho!
Imagem: seasonedfork.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer algodão doce, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Use corante alimentício de outras cores para um resultado mais original.

Escrever comentário sobre Como fazer algodão doce

Como fazer algodão doce
Imagem: bigflavour.eu
Imagem: i.ytimg.com
Imagem: jsonline.com
Imagem: seasonedfork.com
1 de 4
Como fazer algodão doce

Voltar ao topo da página