Como fazer pastel de feira
Quem não é fã de um bom pastel de feira? O som crocante na primeira dentada, o vapor subindo ao nariz e o sabor do recheio são elementos característicos desse preparado delicioso que todo o mundo conhece. Essa é uma das experiências gastronômicas mais populares em S.Paulo, associada às feiras livres paulistanas. A massa frita, inflada e dourada do pastel de feira pode ser recriada em casa com o recheio que você preferir, basta seguir essas instruções do umComo e levar a barraca para a sua cozinha. Saiba como fazer pastel de feira, lendo essa deliciosa receita.
Ingredientes:
- Massa
- Recheios
Passos a seguir:
Para fazer pastel de feira, comece por misturar a farinha, o sal, o óleo e a cachaça. Acrescente a água morna pouco a pouco até dar ponto de sova. Sove a massa e abra com o rolo. Quanto mais fina a massa ficar, mais crocante dicará o pastel. Divida a massa, preparando-a para receber o recheio.
Dica: A cachaça pode ser substituída por álcool de cereais.
Para fazer um recheio de carne, comece por temperar a carne com sal, pimenta verde e limão. Doure a cebola e acrescente a carne moída, cozinhando e dourando em simultâneo. Fora do fogo, misture a cebolinha verde com a azeitona. Quando a carne esfriar, junte essa mistura ao preparado.
Para fazer um recheio de queijo, comece por cortar o queijo em fatias bem grossas e, depois, em retângulos um pouco menores que a massa do pastel.
Para fazer o recheio de tomate seco, pique o tomate seco muito bem e rale o queijo gruyère. Misture os dois e esta pronto a fritar.
Recheie os pastéis. É importante que a massa não fique entulhada de recheio para ter espaço para o vapor dentro do pastel.
Frite os pastéis com óleo bem quente. Se tiver termômetro, procure a temperatura de 180 º C. Enquanto estiverem fritando, use uma escumadeira para cobri-los com óleo o tempo todo. Isso vai ajudá-los a crescer. Escorra os pastéis em papel toalha.
Dicas
- Para saber qual o recheio do pastel, corte-os em formatos diferentes.
- Frite o pastel imediatamente após colocar o recheio. Se tiver que guardar, enrole a massa em plástico filme de forma a manter a umidade e não ressecar.
- Você pode detetar o ponto do pastel quando a massa dourar e criar bolhinhas de ar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pastel de feira, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.