Partilhar
Partilhar em:

Como congelar sopa

Passo a Passo
 
Como congelar sopa

Chegar em casa e ter uma sopa prontinha esperando é o desejo de muita gente nos dias mais frios do ano. Com algum planejamento e seguindo dicas básicas você pode ter sopa congelada para consumir sempre que tiver vontade. Para que ela mantenha o sabor e os nutrientes, basta seguir algumas dicas simples. Quer saber quais? Confira as dicas do umCOMO de como congelar sopa.

Também lhe pode interessar: Como congelar legumes
Instruções:
1

Na teoria, congelar sopa é guardar uma porção em um recipiente e levar ao congelador. Mas, na prática, manter o sabor de feita na hora requer alguns cuidados simples. A começar pelos tipos de sopa que podem ser congeladas.

As mais tradicionais daquelas que podem ser congeladas e descongeladas já prontas para consumo são: sopa de feijão, sopa de legumes batida, sopa de carne, sopa de frango, caldo de mandioquinha e sopa de mandioca.

2

Se você prefere sopa de legumes em pedaços ou sopa de legumes com carne, o ideal é que os legumes sejam congelados um pouco mais duros do que da maneira que você consumiria na sopa. Assim, eles não se transformam em purê na hora em que você for requentar a sopa.

Se o plano é consumir a sopa naquele dia e congelar outra parte, retire a porção que você quer congelar um pouco antes de que os legumes cheguem no ponto.

3

Para sopas que levam macarrão ou ingredientes frescos, como ovos, creme de leite e hortaliças o ideal é acrescentar esses ingredientes na hora de requentar a sopa após descongelar. Caso contrário, o macarrão pode ficar muito mole, o creme de leite pode talhar e as hortaliças frescas perdem o sabor.

4

Quem não tem muito espaço no congelador pode fazer uma versão mais concentrada da sopa, congelar e adicionar água na hora de requentar. Aquela técnica de tirar um pouco dos ingredientes antes de terminar de congelar continua valendo.

5

A dica básica para congelar sopa de qualquer tipo é congelar sempre a quantidade que for querer consumir depois. Utilizar recipientes do tamanho da porção desejada é a maneira mais fácil de fazer isso. Se você não sabe muito bem qual é o tamanho da porção que você costuma comer, utilize o prato ou a cumbuca que você usa e então transfira para o tupperware.

6

Quanto aos recipientes usados, os de vidro conservam melhor o sabor e os nutrientes. O plástico pode soltar substâncias que alteram o sabor e podem ser prejudiciais à saúde.

7

O prazo de validade de uma sopa congelada pode durar até 3 meses, mas nutricionistas recomendam consumir em até 1 mês para evitar perder os nutrientes. Para controlar as datas, antes congelar coloque uma etiqueta especificando o tipo de sopa e a data em que ela foi feita.

8

Se você é daquelas pessoas que gostam de pesar a mão nos temperos e pretende congelar sopa, pegue um pouco mais leve pois alimentos congelados tendem a ficar com o sabor mais intenso. Portanto, se a sopa descongelada estiver muito temperada, o sabor pode ficar um pouco forte. Deixe para acertar o tempero depois que descongelar.

9

Para descongelar, você pode deixar a sopa por algumas horas fora da geladeira ou usar o micro-ondas na potência de descongelar ou média. Se preferir usar o fogão use fogo médio e mexa sempre para não queimar.

Para requentar e acertar o tempero, vale a mesma regra do fogão: mexer para não queimar. Quem preferir esquentar no micro, deve tampar para não espirrar mas deixar alguns furos e mexer no meio do tempo para aquecer por igual.

10

Algumas sugestões de sopas para você preparar e congelar seguindo os conselhos anteriores são:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como congelar sopa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como congelar sopa

Como congelar sopa
1 de 4
Como congelar sopa