Partilhar

Como congelar legumes

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como congelar legumes
Imagem: sabores.sapo.pt

Por vezes compramos ingredientes em quantidade grande que acabam por se estragar porque não foram utilizados no seu devido tempo. Isso é um grande desperdício e inconveniente, principalmente se começarem a libertar odores e a atrair bichos. De forma a evitar esse tipo de situações é muito útil congelar alguns alimentos, pois desta forma eles se manterão frescos e mesmo após alguns meses estarão prontos a ser usados! Se você pretende saber como congelar legumes, veio ao sítio certo, pois neste artigo de umComo.com.br é isso que lhe ensinamos!

Também lhe pode interessar: Como congelar sopa
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar comece por lavar devidamente todos os legumes. Às cenouras e batatas deve tirar-sr a casca e aos tomates o pedúnculo, ou seja, a parte verde. Os legumes que se pretende congelar devem estar em ótimo estado de conservação e maduros.

Como congelar legumes - Passo 1
Imagem: congeladosdasonia.com.br
2

Em seguida corte os legumes em rodelas ou cubos e ponha em água a ferver durante aproximadamente 4 minutos, dependendo da consistência deles. Retire-os, escalde-os em água com gelo e coloque-os sobre um pano para secarem ligeiramente. Esta etapa é importante para manter a cor, a textura e o sabor desses alimentos. A couve, a abobrinha, a mandioca e o pimentão não necessitam de cozimento prévio, sendo congelados crus.

Como congelar legumes - Passo 2
Imagem: chumani.files.wordpress.com
3

Prepare os saquinhos de congelação e coloque os legumes separados e em doses individuais em cada um, ou de acordo com a sua utilização. Por exemplo: se pretender usá-los em sopas, misture num saco todos os legumes para a sopa que pretende fazer, e na quantidade que geralmente utiliza.

Como congelar legumes - Passo 3
Imagem: cademeurimel.com
4

Deve retirar o máximo de ar possível de cada um dos sacos, pois o esse ar prejudica o processo de congelamento dos alimentos, conferindo-lhes uma textura áspera e retirando-lhes sabor.

Como congelar legumes - Passo 4
Imagem: a.prisciladiciero.com.br
5

Por fim, escreva nos saquinhos ou coloque uma etiqueta com a data da congelação e a utilização prevista, e guarde no freezer a -18º e, no máximo, durante 3 meses. Etiquetando os sacos evitará retirar legumes congelados por engano e poupará tempo na identificação deles.

Como congelar legumes - Passo 5
Imagem: pretycrafty.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar legumes, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como congelar legumes

O que lhe pareceu o artigo?

Como congelar legumes
Imagem: sabores.sapo.pt
Imagem: congeladosdasonia.com.br
Imagem: chumani.files.wordpress.com
Imagem: cademeurimel.com
Imagem: a.prisciladiciero.com.br
Imagem: pretycrafty.blogspot.pt
1 de 6
Como congelar legumes

Voltar ao topo da página