Fazer pão em casa

Como fazer farinha de rosca

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer farinha de rosca
Imagem: delicatessin.com

Está cozinhando e percebeu que não tem farinha de rosca e precisa dela de qualquer jeito? Você pode sair de casa para comprar, mas também é muito provável que encontre as lojas fechadas dependendo da hora que for. Não se preocupe! Aproveite o pão duro que tiver em casa e em pouco tempo poderá resolver seu problema, além de conseguir uma farinha de rosca caseira bem mais saborosa do que a comprada. Para isso, neste artigo de umComo.com.br explicamos a você como fazer farinha de rosca.

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Vai precisar de:

  • Liquidificador ou triturador
  • Ralador
Também lhe pode interessar: Como aproveitar o pão duro

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar deverá procurar por pão velho, duro ou seco que tenha em casa de alguns dias atrás, seja ele pãozinho francês, tipo baguete, etc. Se só tiver pão fresco, também poderá usá-lo para fazer a farinha de rosca mas deverá realizar mais um passo.

2

A seguir, deverá cortar o pão seco em pequenos pedaços para poder ralar de forma mais fácil. Faça-o com cuidado, pois ao estar duro, o pão pode escapar e você pode se machucar ou se cortar.

Como fazer farinha de rosca - Passo 2
Imagem: bulthaup.es
3

Seusar pão fresco, recomendamos primeiro colocar no forno para eliminar toda a umidade e conseguir que ele endureça. Para isso, deverá colocar no forno a 100º durante uns 20 minutos ou mais caso seja necessário.

4

Coloque os pedaços de pão no recipiente do triturador ou liquidificador, mas sem encher completamente. Coloque o aparelho a funcionar e triture tudo, regulando a velocidade e o tempo em função da grossura desejada para a farinha de rosca.

5

Caso não tenha uma máquina destas características, também poderá fazer farinha de rosca em casa seguindo um método mais tradicional: usando um ralador. Deverá ter cuidado quando o pedaço de pão for pequeno, para não machucar seus dedos.

Como fazer farinha de rosca - Passo 5
Imagem: cocinasanayfacil-ruqui.blogspot.com
6

Quando tiver a farinha de rosca caseira, poderá temperar com os ingredientes que preferir, como salsinha, queijo parmesão, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer farinha de rosca, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
Imagem: delicatessin.com
Imagem: bulthaup.es
Imagem: cocinasanayfacil-ruqui.blogspot.com
1 de 3
Como fazer farinha de rosca