Partilhar

Como fazer gengibre cristalizado

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer gengibre cristalizado

O gengibre é um alimento popular em todo o mundo por conter propriedades medicinais. No Brasil, o gengibre não é muito usado, sendo reservado à preparação do famoso "quentão" das festas juninas. Esse alimento tem ação anti-inflamatória, antigripal, digestiva, antibiótico, expectorante, entre outros. Fazer gengibre cristalizado é muito fácil e é uma excelente forma de fazer as crianças ingerirem o alimento e beneficiarem dos seus nutrientes. O gengibre cristalizado pode ser comprado em lojas, mas ficará muito mais gostoso se você preparar em sua casa seguindo essa receita. Aprenda como fazer gengibre cristalizado, lendo esse artigo do umComo.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer chocangibre
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer gengibre cristalizado, comece por remover a pele do gengibre. Corte-o em pedaços fininhos usando um cortador de legumes ou uma faca bem afiada.

Como fazer gengibre cristalizado - Passo 1
2

Coloque as fatias de gengibre em uma panela e cubra com água. Coloque em fogo alto e deixe ferver. Retire as fatias de gengibre do fogo e coloque em uma peneira para escorrer a água.

3

Misture as medidas de água e açúcar numa panela, junte as fatias de gengibre e leve ao fogo para dissolver o açúcar. Abaixe o fogo e deixe cozinhar sem mexer até ficar em ponto de bala mole. Confirme o ponto pingando um pouco de calda num recipiente com água fria. Se, ao pegar com os dedos, a gota não mantiver a forma e ainda estiver maleável, está no ponto.

4

Retire a panela do fogo e mexa, usando uma colher de pau para que a calda não grude. Quando a calda começar a esbranquiçar e a açucarar, espalhe o doce sobre a bancada.

5

À medida que a calda for esfriando, mexa para soltar o gengibre grudado. Transfira o preparado para uma peneira e deixe secar por uma noite. No dia seguinte, guarde o gengibre cristalizado em frascos de vidro fechados para conservar.

Como fazer gengibre cristalizado - Passo 5
6

Agora que já sabe como fazer gengibre cristalizado, confira outras receitas deliciosas desse super alimento:

Como fazer biscoito de gengibre

Como usar gengibre nas saladas

Como fazer uma infusão de gengibre

Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer gengibre cristalizado, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer gengibre cristalizado

O que você achou da receita?
1 comentário
Marluce Carvalho
Adorei! Fiquei com água na boca! Vou se acerto fazer!

Como fazer gengibre cristalizado
1 de 3
Como fazer gengibre cristalizado

Voltar ao topo da página