Partilhar

Como aproveitar a fruta madura

Por Sara Viega. Atualizado: 1 dezembro 2017
Como aproveitar a fruta madura

Em muitas ocasiões, compramos fruta que acaba se estragando ao amadurecer muito. A solução perfeita seria comprar só a quantidade de frutas que vamos consumir ou em um ponto de maturação que permita conservá-la em perfeito estado até à hora da comer; mas se já é tarde para isso, podemos procurar alternativas para as frutas muito maduras. Nunca devemos eliminar alimentos que ainda possam ser consumidos. Por isso, em umComo.com.br, explicamos algumas opções que podem ser realizadas para aproveitar a fruta madura.

Também lhe pode interessar: Como preparar uma gelatina de frutas
Passos a seguir:
1

Uma opção muito recomendável para aproveitar a fruta madura é preparar vitaminas, já que serão bem mais saborosas do que as feitas com fruta ainda verde. Todas as frutas são adequadas e podem ser combinadas entre si para se obter vitaminas deliciosas. Aqui deixamos algumas receitas para que saiba preparar vitamina de morango, maçã e kiwi, melão, melancia ou kiwi, maçã e abacaxi.

Como aproveitar a fruta madura - Passo 1
2

Outra opção genial para tirar partido da fruta madura é preparar marmelada ou geleia que poderá ser embalada a vácuo em potes de vidro para que se mantenha durante um longo período de tempo sem estragar. Você pode usar essa deliciosa compota caseira no café da manhã e lanches ou como ingrediente de qualquer outra refeição. Consulte aqui os passos a seguir para preparar geleia de laranja ou compota.

Como aproveitar a fruta madura - Passo 2
3

Na hora de aproveitar a fruta madura também tem a possibilidade de preparar saborosas tartes ou bolos de fruta, que certamente encantarão todos em sua casa. Desde uma tradicional tarte de maçã, até um bolo de frutas vermelhas, como amoras, framboesas e morangos; tudo dependerá de que frutas você tem em casa a ponto de estragarem.

Como aproveitar a fruta madura - Passo 3
4

Além disso, você pode preparar uma salada de frutas com todas as frutas maduras que tenha em casa e, assim, aproveitar ao mesmo tempo uma grande quantidade de fruta. Ao mesmo tempo, pode ser uma boa forma de fazer com que as crianças comam fruta, já que por colorido e atraente pode lhes chamar a atenção.

Como aproveitar a fruta madura - Passo 4
5

Congelar a fruta é outra das possibilidades a que podemos recorrer quando prevemos que não vamos consumi-las. Para congelar as frutas é preciso ter em mente que devemos selecionar as mais frescas frutas da época, não use frutas muito verdes ou muito maduras, pois podem estragar a geleia ou calda. As frutas podem ser congeladas inteiras, cortadas, feitas em purê, em calda, etc. Você pode ver mais informação sobre isso no nosso artigo Como congelar frutas.

Como aproveitar a fruta madura - Passo 5
Imagem: somosdeco.blogspot.com
6

Outra alternativa para não desperdiçá-las é guardar a fruta em conserva, do mesmo modo que dissemos em relação às marmeladas. Deixamos aqui estes artigos sobre como fazer cerejas em conserva ou como fazer damasco em conserva ao natural.

Como aproveitar a fruta madura - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar a fruta madura, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Não desperdice os alimentos, busque alternativas antes do descarte.

Escrever comentário sobre Como aproveitar a fruta madura

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Luciana
Bom dia Adorei suas sugestões! Sabe onde podemos comprar potes tipo Mason jars aqui no Brasil? Imagino que deve haver alternativas nacionais. Moro no Rio de Janeiro. Obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Luciana! Experimente em sites online como o Aliexpress ou então em lojas físicas de artigos para o lar. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como aproveitar a fruta madura
Imagem: somosdeco.blogspot.com
1 de 7
Como aproveitar a fruta madura

Voltar ao topo da página