Os alimentos secos

Como desidratar frutas no micro-ondas

Como desidratar frutas no micro-ondas
Imagem: salonemprendedorstp.blogspot.pt

Desidratar um alimento significa retirar-lhe a maior parte do líquido que o compõe. Os alimentos desidratados são mais difíceis de conterem micro-organismos, uma vez que estes seres não têm com que se desenvolverem. Ao desidratar um alimento, este diminui o seu tamanho e peso, o que faz com que seja mais fácil de conservar, evitando assim o desperdício de alimentos. Para além disso, os alimentos desidratados são uma fonte valiosa de nutrientes. Existem várias formas de desidratar frutas, pode fazê-lo utilizando o forno ou máquinas desidratadoras de alimentos. Mas de seguida, em umComo.com.br, mostramos-lhe um método muito mais simples, como desidratar frutas no micro-ondas.

Vai precisar de:

  • Fruta
  • Micro-ondas
  • Suco de limão
Também lhe pode interessar: Como congelar arroz

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, deverá limpar muito bem a fruta que pretende desidratar, e deixar secar. De seguida, deverá retirar a casca da fruta, uma vez que a casca dificulta o processo de secagem, e caso a fruta tenha caroço deverá também retirá-lo.

2

Depois, corte a fruta às fatias, pois quanto menor tamanho menor será o tempo de secagem e maior a qualidade. Se a fruta for pequena, como o caso da uva, não necessitará de cortar às fatias nem de retirar a casca, pois esta irá encolher durante o processo de desidratação.

3

De seguida, prepare suco de limão diluído em água. Por cada xícara de água, adicione uma colher de sopa de suco de limão. Banhe todas as frutas nesta solução de limão, para estas se conservarem por mais tempo e melhorarem a cor.

4

Antes de colocar a fruta no micro-ondas, convém limpá-lo com detergente e água quente, para remover qualquer resíduo que possa conter. Seque-o com um pano e, de seguida distribua a fruta uniformemente pelo prato giratório, sem tocarem uma na outra.

5

Deverá programar o micro-ondas para o modo de descongelação e com uma duração de cerca de 30 minutos. Ao longo do tempo, vá virando a fruta e verifique se ainda está úmida, pois dependendo do tamanho da fatia e da fruta poderá secar mais ou menos rápido.

6

Após a fruta secar, coloque-a numa caixa hermética e armazene-a na geladeira até por duas semanas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desidratar frutas no micro-ondas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Lembre-se que quando retirar a fruta do micro-ondas, esta deverá ter um aspeto mastigável e não crocante ou mole.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
ines
Nunca irá resultar , como denominado '' desidratação '' .
Os processo químicos para este efeito , são diferentes. quem tiver curiosidade , procure informação fidedigna. O processo sugerido aqui, não é verídico.
Sugiro que não tentem repetir, será matéria para desperdicio.

A sua avaliação:
JOÃO PAULO BASSICHETTI RIBEIRO
Qual outro tipo de caixa sem ser a hermética, eu posso estar usando para guardar as frutas na geladeira? Desde já, obrigado!!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi João! O ideal é guardar em uma caixa com tampa. Obrigada pelo seu comentário :)
Patricia Elache
Fiz exatamente como foi ensinado. Usei maçã e banana nanica... mas não deu certo. As bananas ficaram horríveis (parecendo um doce... todas meladas) e as maçãs estão moles. Não gostei!
Éfferson
oi boa noite! Bom eu não achei muito legal, pois eu fiz tudo o que me recomendaram a fazer nesse site. Porém não focou como deveria, as uvas ficaram com um gosto ruim! Mas vou tentar fazer novamente!! Portanto obrigado pela dica, esse é um ótimo site...
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Éfferson, espero que desta vez você consiga! Obrigada pelo comentário :)
Helio Campolina Diniz
tenho uma plantacao de lichia queria muito ver a possibilidade de desidratar a lichia , pois e uma fruta que so produs uma ves no ano
roxana
melhor comprar kin raisins, gasta menos energia
Isabel
E comes químicos de conservantes, aromatizastes, corantes, etc...
sebastiana de fatima fernandes
Gostaria de saber como secar buxo de peixe
roxana
e eu de como secar pimenteira
ildete dos santos
gostaria de saber como desidratar cascas de maçã;e abacaxi
Rita
Gostei muito, achei as dicas interessantes e de muita utilidade.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Rita, que bom saber que foi útil para você :) Muito obrigada pelo comentário e votos de um ano cheio de coisas boas ;)
Lilian
Adorei. muito bom mesmo,nunca imaginei que fosse tao facil assim.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Lilian, ainda bem que gostou :) Obrigada por comentar e continue a acompanhar-nos!
Tatiane
Não funciona... o que aconteceu com o morango foi cozinhar e tirar completamente a coloração dele... gastei 4 ciclos de 30 minutos na função descongelar e nada... virei sabe deus quantas vezes
marta campos
tem como desidratar as cascas do maracujá?
Imagem: salonemprendedorstp.blogspot.pt
Como desidratar frutas no micro-ondas