Partilhar

Quais legumes podem ser congelados

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais legumes podem ser congelados

Congelar alimentos é uma forma prática e simples não só de aumentar a durabilidade dos alimentos como também de facilitar o consumo de refeições caseiras em vários dias da semana, o que é especialmente útil a quem trabalha fora de casa. No entanto, na hora de congelar alimentos, inclusive, vegetais, é comum surgir dúvidas sobre quais deles podem entrar no congelador. Para saber quais legumes podem ser congelados confira as informações reunidas pelo umComo.com.br a respeito desse assunto.

Também lhe pode interessar: Como congelar legumes
Passos a seguir:
1

Praticamente todos os legumes podem ser congelados, com exceção de alguns, por isso, não existe mistério na hora de colocar no congelador os vegetais para aumentar a sua durabilidade e facilitar as refeições no dia a dia. No entanto, existe a recomendação de que todos eles sejam cozidos antes de irem para o refrigerador, sendo que conforme o tipo de alimento pode ser ainda indicado que ela seja picado e/ou passe pelo processo chamado de branqueamento. Isso consiste em fazer com que o vegetal passe por um choque término para ajudar a manter as suas propriedades mesmo depois de ser descongelado.

Quais legumes podem ser congelados - Passo 1
2

Dessa forma, na lista de legumes que podem ser congelados estão a abóbora, a abobrinha, o alho, a berinjela, a cebola, o chuchu, a couve-flor, a ervilha, a moranga, o milho, a pimenta, o pimentão, o quiabo, o repolho e a vagem. Por outro lado, não é indicado o congelamento de legumes como nabo, pepino e rabanete, uma vez que se eles forem para o congelador vão perder a sua textura e firmeza, deixando a desejar para o paladar ao serem consumidos. Há também as verduras que podem e não podem ser congeladas.

3

A maioria das verduras não é recomenda congelar, nesse caso, a exceção é para as variedades que podem ir ao congelador, como é o caso do brócolis. Além disso, seguindo a técnica do branqueamento e seguindo os demais cuidados necessários é possível ainda congelar a acelga, a couve, o coentro, a hortelã, o manjericão, a cebolinha e salsa. Já as verduras que não são indicadas para o congelamento por praticamente todas as pessoas, considerando que existem opiniões diversas sobre o assunto, são o salsão, a alface, o agrião, a rúcula, o almeirão, a alcachofra, o aspargo, a chicória e o espinafre.

4

Mesmo o tomate sendo uma fruta cabe aqui lembrar que é outro alimento que não deve ser congelado, pois como os demais, ele perde a sua textura e firmeza ao ser exposto às baixas temperaturas. No entanto, uma alternativa é preparar um molho de tomate e, aí sim, congelá-lo. Quanto às raízes, elas também podem ser congeladas, sendo essencial o seu cozimento anterior. Como são alimentos ricos em amido, se não forem cozidos antes poderão se tornar molengas, esfarelarem e escurecerem, já que absorvem muita água. Isso acontece principalmente com a batata. Outras raízes que podem ser congeladas desde que cozidas antes são: a batata-doce, a beterraba, a cenoura, o inhame, a mandioca, entre outras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais legumes podem ser congelados, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Quais legumes podem ser congelados

1 comentário
A sua avaliação:
Lola
Boa tarde! Ficou uma dúvida! Os legumes precisam ser cozidos ou posso apenas branquear? Bjs!
Editor umComo.com.br
Oi, Lola. Se você quiser pode cozinhar sim.

Quais legumes podem ser congelados
1 de 3
Quais legumes podem ser congelados

Voltar ao topo da página