PARTILHAR

Quais legumes podem ser congelados

Quais legumes podem ser congelados

Com a urbanização e a diminuição do tempo disponível, houve um crescimento na produção e no consumo de alimentos congelados[1], afinal, congelar alimentos é uma forma prática e simples não só de aumentar a durabilidade dos alimentos como também de facilitar o consumo de refeições caseiras em vários dias da semana, o que é especialmente útil a quem trabalha fora de casa. Apesar das praticidades que o congelamento de alimentos proporciona, é muito comum que tenhamos dúvidas em relação ao procedimento, o que ocorre principalmente com vegetais pois, além de preocupação com o mantimento da qualidade do alimento, também devemos nos preocupar em reduzir a perda de nutrientes.

Se você pretende fazer uso do congelamento para facilitar uma alimentação saudável e equilibrada em sua casa mas tem dúvidas em relação a como e o que fazer, confira quais legumes podem ser congelados e outras informações reunidas nesse artigo do umCOMO a respeito desse assunto.

Também lhe pode interessar: Como congelar legumes

Como congelar legumes e verduras

Para congelarmos vegetais, temos que ter em mente que o processo todo envolve três etapas, a do congelamento em si, a do mantimento e, por fim, a do descongelamento[2], afinal, de pouco adianta prestarmos atenção apenas no processo inicial e descuidarmos no resto, já que acabaremos com alimentos mal conservados e que perderão grande parte de seus nutrientes. O congelamento, quando bem feito, é um processo de conservação alimentar que preserva em grande parte os valores nutritivos[1].

Congelamento

O congelamento de alimentos deve ser feito tomando cuidado com a velocidade na qual é realizado, afinal, o choque térmico pelo qual os vegetais passarão influenciarão na qualidade final do produto[1], o que torna a temperatura um fator importante pois a ingestão de vegetais e absorção de seus nutrientes é essencial para a saúde do corpo humano. Para garantir que os alimentos congelados perderão o mínimo possível de valor nutricional, o ideal é que o congelamento seja feita da forma mais rápida possível, assim, a água irá congelar entre as células dos alimentos e causará o menor dano possível[3].

Caso você não tenha um freezer profissional com grande capacidade de congelamento, atente-se a deixar sua geladeira em potência máxima durante o processo de forma a congelar os vegetais da forma mais rápida possível. Quando tudo estiver pronto, esses serão legumes que podem ser congelados na marmita, além disso, se você quer saber como congelar legumes crus para papinha de bebê, a técnica é a mesma.

Manutenção

Agora que você já sabe como congelar legumes crus picados, deverá se atentar a como manter os alimentos preservados e, o primeiro detalhe ao qual devemos prestar atenção é que devemos manter o alimento sempre em mesma temperatura para evitar que o descongelamento parcial do alimento prejudique sua qualidade.

Além da temperatura, é necessário manter o alimento em embalagem hermeticamente fechada para evitar o contato com bactérias e sujeiras.

Descongelamento

Assim como durante o congelamento, você também deve prestar atenção em como escaldar legumes para congelar, já que o processo poderá fazer com que propriedades nutricionais acabem se perdendo[2] ou deixar o sabor alterado e menos agradável.

Para descongelar legumes picados, você deverá apressar o processo, preferindo colocá-los a altas temperaturas do que apenas deixá-los descongelando naturalmente em temperatura ambiente. Você deverá colocá-los em água quente, o que pode ser feito tanto em um fogão quanto usando um microondas, tomando cuidado com o ponto caso já estiverem cozidos para não deixá-los passar do ponto e acabar estragando a textura do alimento.

Os legumes, assim como todos os outros alimentos, não devem ser novamente congelados uma vez que já foram descongelados, caso contrário, acabarão por perder a qualidade e até mesmo por estragar.

Quais legumes podem ser congelados - Como congelar legumes e verduras

Vegetais que podem ser congelados

Praticamente todos os legumes podem ser congelados, com exceção de alguns, por isso, não existe mistério na hora de colocar no congelador os vegetais para aumentar a sua durabilidade e facilitar as refeições no dia a dia. No entanto, existe a recomendação de que todos eles sejam cozidos antes de irem para o refrigerador, sendo que conforme o tipo de alimento pode ser ainda indicado que ela seja picado e/ou passe pelo processo chamado de branqueamento. Isso consiste em fazer com que o vegetal passe por um choque término para ajudar a manter as suas propriedades mesmo depois de ser descongelado.

Veja uma lista abaixo para saber quais os legumes que podem ser congelados:

  • Abóbora
  • Abobrinha;
  • Alho;
  • Berinjela;
  • Cebola;
  • Chuchu;
  • Couve-flor;
  • Ervilha;
  • Moranga;
  • Milho;
  • Pimenta;
  • Pimentão;
  • Quiabo;
  • Repolho;
  • Vagem.

Agora que você já sabe que pode congelar chuchu, saiba também que, por outro lado, não é indicado o congelamento de legumes como nabo, pepino e rabanete, uma vez que se eles forem para o congelador vão perder a sua textura e firmeza, deixando a desejar para o paladar ao serem consumidos. Há também as verduras que podem e não podem ser congeladas.

Quanto às raízes, elas também podem ser congeladas, sendo essencial o seu cozimento anterior. Como são alimentos ricos em amido, se não forem cozidos antes poderão se tornar molengas, esfarelarem e escurecerem, já que absorvem muita água. Isso acontece principalmente com a batata. Outras raízes que podem ser congeladas desde que cozidas antes são: a batata-doce, a beterraba, a cenoura, o inhame, a mandioca, entre outras.

Vegetais que NÃO podem ser congelados

A maioria das verduras não é recomenda congelar, nesse caso, a exceção é para as variedades que podem ir ao congelador, como é o caso do brócolis. Além disso, seguindo a técnica do branqueamento e seguindo os demais cuidados necessários é possível ainda congelar a acelga, a couve, o coentro, a hortelã, o manjericão, a cebolinha e salsa. Já as verduras que não são indicadas para o congelamento, considerando que existem opiniões diversas sobre o assunto acerca da textura final, são:

  • Salsão;
  • Alface;
  • Agrião;
  • Rúcula;
  • Almeirão;
  • Alcachofra;
  • Aspargo;
  • Chicória;
  • Espinafre.

Mesmo o tomate sendo uma fruta cabe aqui lembrar que é outro alimento que não deve ser congelado, pois como os demais, ele perde a sua textura e firmeza ao ser exposto às baixas temperaturas. No entanto, uma alternativa é preparar um molho de tomate e, aí sim, congelá-lo.

Apesar dos alimentos citados não poderem ir ao congelador, caso já estiverem preparados em um prato, não há problemas em congelá-los. Caso você faça, por exemplo, uma sopa de tomate ou então de espinafre, é seguro guardá-la congelada em um freezer de forma que você poderá comê-la sem preocupações.

Quais legumes podem ser congelados - Vegetais que NÃO podem ser congelados

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais legumes podem ser congelados, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. SILVA, F. T. Recomendações técnicas para o processamento de hortaliças congeladas. Embrapa Agroindústria de Alimentos, Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/doc40-2000_000gc3ptpgo02wx5ok01dx9lc8qfi73p.pdf. Acesso em: 26/06/2020.
  2. COLLA, L. M.; PRENTICE-HERNÁNDEZ, C. Congelamento e descongelamento - sua influência sobre os alimentos. Revista Vetor, Vol. 13, pp. 53-66, Rio Grande, 2003. Disponível em: http://www.repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6803/428-742-1-PB.pdf?sequence=1. Acesso em: 26/06/2020.
  3. de OLIVEIRA, C. S. Influência do branqueamento nas propriedades físico-químicas de vegetais armazenados em temperatura de congelamento. Universidade Técnológica Federal do Párana, Ponta Grossa, 2017. Disponível em: https://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/8944/1/PG_COALM_2017_2_05.pdf. Acesso em: 20/06/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lola
Boa tarde! Ficou uma dúvida! Os legumes precisam ser cozidos ou posso apenas branquear? Bjs!
Editor umComo.com.br
Oi, Lola. Se você quiser pode cozinhar sim.
Quais legumes podem ser congelados
1 de 3
Quais legumes podem ser congelados

Voltar ao topo da página ↑