Como congelar sopa

Como congelar sopa

Congelar os alimentos não só é uma questão de praticidade no nosso dia-a-dia, mas também uma oportunidade de ter um planejamento alimentar que nos permita comer alimentos caseiros e saudáveis, além de evitar o desperdício de excessos que poderiam ter ido para o lixo.

Chegar em casa e ter uma sopa prontinha esperando é o desejo de muita gente nos dias mais frios do ano. Com algum planejamento e seguindo dicas básicas você pode ter sopa congelada para consumir sempre que tiver vontade. Para que ela mantenha o sabor e os nutrientes, basta seguir algumas dicas simples. Quer saber quais? Confira as dicas do umCOMO de como congelar sopa.

Tipos de sopa para congelar

Na teoria, congelar sopa é guardar uma porção em um recipiente e levar ao congelador. Mas, na prática, manter o sabor de feita na hora requer alguns cuidados simples. A começar pelos tipos de sopa que podem ser congeladas.

As mais tradicionais daquelas que podem ser congeladas e descongeladas já prontas para consumo são: sopa de feijão, sopa de legumes batida, sopa de carne, sopa de frango, caldo de mandioquinha e sopa de mandioca.

Alimentos que não devem ser congelados

Seja na hora de congelar a sopa ou qualquer outro prato, existem alguns alimentos que não ficam preservam suas características iniciais quando congelados, estamos falando de:

  • Verduras folhosas que geralmente são comidas cruas;
  • Ovos inteiros (cozidos ou não);
  • Batatas cozida pura;
  • Macarrão sem molho.

Posso congelar sopa de legumes com macarrão?

Para sopas que levam macarrão ou ingredientes frescos, como ovos, creme de leite e hortaliças o ideal é acrescentar esses ingredientes na hora de requentar a sopa após descongelar. Caso contrário, o macarrão pode ficar muito mole, o creme de leite pode talhar e as hortaliças frescas perdem o sabor.

Como congelar sopa

A dica básica para congelar sopa de qualquer tipo é congelar sempre a quantidade que for querer consumir depois. Utilizar recipientes do tamanho da porção desejada é a maneira mais fácil de fazer isso. Se você não sabe muito bem qual é o tamanho da porção que você costuma comer, utilize o prato ou a cumbuca que você usa e então transfira para o tupperware.

Se você é daquelas pessoas que gostam de pesar a mão nos temperos e pretende congelar sopa, pegue um pouco mais leve pois alimentos congelados tendem a ficar com o sabor mais intenso. Portanto, se a sopa descongelada estiver muito temperada, o sabor pode ficar um pouco forte. Deixe para acertar o tempero depois que descongelar. Essa dica vale também para sopa de feijão congelada.

Pode congelar sopa quente?

É verdade que quanto mais fresca estiver a sopa antes de ser congelada, mas gostosa ela estará na hora de consumi-la descongelada. Então, não espere mais do que algumas horas antes de levá-la ao congelador. O ideal é não colocar os alimentos super quentes na geladeira ou no freezer simplesmente por uma questão de energia, no entanto, quanto mais tempo fora do freezer, maiores as chances que estraguem ou sejam contaminados.

Recipientes para congelar sopa

Quanto aos recipientes usados, os de vidro conservam melhor o sabor e os nutrientes mas só podem ser usados se o descongelamento da sopa for feito de forma natural (na geladeira 1 dia antes de consumir a sopa). No caso de recipientes de plástico, utilize sempre aqueles específicos para alimentos.

Como congelar sopa de legumes

Se você prefere sopa de legumes em pedaços ou sopa de legumes com carne, o ideal é que os legumes sejam congelados um pouco mais duros do que da maneira que você consumiria na sopa. Assim, eles não se transformam em purê na hora em que você for requentar a sopa.

Se o plano é consumir a sopa naquele dia e congelar outra parte, retire a porção que você quer congelar um pouco antes de que os legumes cheguem no ponto.

Quem não tem muito espaço no congelador pode fazer uma versão mais concentrada da sopa, congelar e adicionar água na hora de requentar. Aquela técnica de tirar um pouco dos ingredientes antes de terminar de congelar continua valendo.

Pode congelar sopa com batata?

ou na companhia de outros alimentos, podem ser congeladas com a sopa.

Como descongelar sopa

O ideal na hora de descongelar sopa, é tirá-la do freezer um dia antes de consumi-la e passá-la para a parte de baixo da geladeira.Em caso de um pouco mais de pressa, você também pode deixar a sopa por algumas horas fora da geladeira (isso leva metade do tempo do procedimento anterior), um truque para essa técnica é deixar o alimento na frente de um ventilador. Prefira mantê-la tampada, assim você protege o alimento de micro-organismos.

Se tiver pressa e preferir usar o fogão use fogo baixo ou médio e mexa sempre para não queimar ou ou usar o micro-ondas na potência de descongelar ou média. Quanto mais lentamente a sopa for descongelada, maiores as chances dela manter suas características iniciais.

Para requentar e acertar o tempero da sopa congelada, vale a mesma regra do fogão: mexer para não queimar. Quem preferir esquentar no micro, deve tampar para não espirrar mas deixar alguns furos e mexer no meio do tempo para aquecer por igual.

Sopa congelada dura quanto tempo?

O prazo de validade de uma sopa congelada pode durar até 3 meses, mas nutricionistas recomendam consumir em até 1 mês para evitar perder os nutrientes. Para controlar as datas, antes congelar coloque uma etiqueta especificando o tipo de sopa e a data em que ela foi feita.

Recomenda-se que qualquer alimento congelado seja consumido em até 24 horas após o seu descongelamento. Na hora de descongelar, ao reparar qualquer sinal que pareça que a comida esteja rançosa, queimada ou desidratada, é melhor descartá-la.

Receitas de sopa para congelar

Algumas sugestões de sopas para você preparar e congelar seguindo os conselhos anteriores são:

  • Sopa de cebola
  • Sopa de tomate
  • Sopa de mandioca

Métodos genéricos para a conservação de alimentos

Desde tempos remotos, todas as civilizações trataram de conservar os alimentos (carnes, ovos, verduras, frutas, etc.) especialmente os excedentes de certas temporadas, para consumi-los em períodos de escassez. A partir do século XIX a conservação passa do procedimento empírico ao científico. Hoje em dia é possível ter acesso a procedimentos muito seguros de conservação, explicamos-lhe mais a respeito dos métodos genéricos para a conservação de alimentos.

Congelamento de alimentos

O congelamento permite uma conservação quase ilimitada, mantendo todas as qualidades relativas a aspecto, sabor, valor nutritivo e vitaminas dos produtos, desde que se encontre em perfeitas condições no momento do congelamento. O congelamento tem lugar em câmeras frias ou depósitos frigoríficos a 40 graus negativos e posteriormente, a -18 Cº, até ao momento de seu consumo.

Conservar alimentos por dessecação e desidratação

A dessecação consiste em reduzir a água de constituição das verduras e frutas, com o que se impede o desenvolvimento dos micróbios que precisam de umidade para viver. A evaporação da água deve chegar a 90% para paralisar a ação dos micróbios.

Esta dessecação ou desidratação dos alimentos constitui um sistema de conserva cômodo e prático. Consegue-se mediante calor natural (exposição ao sol), artificial (aquecer no forno) ou mediante a combinação de ambos.

Conservar os alimentos refrigerados

Os alimentos podem ser conservados mais ou menos tempo em refrigeradores, que não eliminam os micróbios, mas atrasam seu desenvolvimento. Este procedimento não prejudica seu valor alimentar, que é perfeito para a manteiga, os queijos e algumas frutas e verduras, mas para as carnes cruas não deve ser superior a 2 ou 3 dias.

Conservar os alimentos esterilizados

Os alimentos que se desejem conservar devem ser colocados em recipientes hermeticamente fechados (garrafas e frascos); em seguida esterilizados em água fervendo. Esta esterilização destrói os fermentos que se encontram nos alimentos, e o fechamento hermético impede o aparecimento de micróbios. Você pode ver o passo a passo mais detalhado em nosso artigo como embalar a vácuo em potes de vidro.

Como aproveitar melhor os alimentos

Os valores são impressionantes, jogamos 20% da comida que compramos. Durante as festas e celebrações, o que sobra é ainda maior e, hoje em dia, há que tomar medidas para que isso não aconteça. Quando sobram alimentos nem sempre devemos jogar fora, com um pouco de imaginação podem ser feitas receitas deliciosas e nutritivas que evitarão desperdiçar a comida, além das sopas.

Se sobrar comida, só deveremos jogar fora caso ela tenha se estragado e possa nos causar uma indigestão. Antes disso acontecer, existem muitas outras alternativas para aproveitar os alimentos ao máximo.

Como reaproveitar pão

Um dos alimentos que mais costuma sobrar em todos as casas é o pão, pois costuma ser comprado diariamente e nem todos os dias o comemos todo. É por isso que acaba ficando duro e se tornando algo impossível de comer diretamente. Mas isso não implica que devamos jogar fora, pois podemos usá-lo em vários pratos:

  • Farinha de rosca
  • Croutons (para colocar na sopa!)
  • Migas
  • Rabanada
  • Sopas de pão

Veja mais em: Como aproveitar o pão duro

Como aproveitar sobras de carne

Além disso, é comum que sobre carne, seja ela cozida, de um frango assado, de um churrasco ou inclusive que sobre carne crua por ter comprado demais. Mas isso não é um problema, porque poderá preparar uma infinidade de comidas com a carne que sobrou. Poderá ver a receita clicando sobre elas:

  • Croquetes
  • Lasanha
  • Frango empanado

Como aproveitar sobras de peixe

Assim como acontece com a carne, é possível aproveitar as sobras de peixe para fazer outros pratos sem a necessidade de desperdiçar comida. Dependerá então do tipo de peixe que tiver sobrado, mas algumas ideias que pode fazer são:

  • Croquetes
  • Bolinha de peixe
  • Pastéis
  • Sopas de peixe
  • Omelete
  • Pimentão recheado
  • Torta de peixe

Como aproveitar verduras

Caso o que sobrou sejam verduras, também é possível reaproveitá-las e convertê-las em outros pratos deliciosos e saborosos. Por exemplo:

  • Omelete
  • Cremes e purê
  • Torta de verduras ou quiche
  • Sopa de verduras
  • Arroz ou massa com verduras

Como aproveitar frutas

Na hora de aproveitar a fruta, também existe uma infinidade de opções que evitarão o desperdício. Vale referir a importância de conservar a fruta na geladeira ou no lugar adequado para não amadurecer antes de hora e acabe se estragando.

  • Geleia
  • Compota
  • Fruta em conserva
  • Vitaminas
  • Bolos e tortas

Encontrará o passo a passo para preparar todas estas ideias no nosso artigo como aproveitar a fruta madura

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar sopa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Bibliografia
  • LUBIANA, Ercilia Bueno. Congelamento de alimentos. 2016.
  • AGRIZZI, NH da S. Congelamento de alimentos. 2016.
  • GALIANO, Cristina. Comprar, Conservar y Congelar nuestros alimentos desde la A hasta la Z. Bubok, 2013.