Partilhar

Como embalar a vácuo em potes de vidro

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como embalar a vácuo em potes de vidro

Na hora de conservar alimentos, existem numerosas técnicas e uma das mais comuns é a da embalagem a vácuo. Por outro lado, há diversas formas de realizá-la e uma das mais comuns em todos os lares é fazê-la em frascos de vidro . Reutilizar frascos para fazer conservas é uma boa forma de manter os produtos em perfeito estado durante um longo período de tempo. Para que você também possa fazê-lo em casa, neste artigo de umComo explicamos a como embalar a vácuo em potes de vidro.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer castanhas em calda
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer para embalar alimentos a vácuo em potes de vidro é esterilizar os frascos ou potes que você vai usar. Desta forma, você garante que os produtos se mantenham em ótimas condições. Aqui você pode ver os passos a seguir para esterilizar os potes para conservas.

2

Uma vez que você tenha esterilizado os frascos que vai usar, você deverá enchê-los até a borda, colocando o máximo de alimento possível.

3

A seguir, será necessário fechar os potes apertando bem a tampa, com firmeza.

4

O seguinte passo será enfiar os potes em uma panela com um pano no fundo, para evitar que batam e possam quebrar.

5

Você deverá então encher a panela com água até cobrir os potes com os alimentos em conserva.

6

Ponha a panela para ferver, deixe-a cozinhar aproximadamente uns 20 minutos (mais tempo se os potes forem muito grandes ou se houver vários).

7

Após este tempo, tire os potes da panela com a ajuda de um pano ou de pinças para você não se queimar e deixe-os esfriar.

8

Para saber se foi produzido o vácuo , tente afundar a tampa pressionando-a; se ela não afundar, terá sido produzido o vácuo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como embalar a vácuo em potes de vidro, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como embalar a vácuo em potes de vidro

O que lhe pareceu o artigo?
25 comentários
A sua avaliação:
carlos costa
quanto tempo dura tomate seco, molho de tomate caseiro , pesto de manjericão e caponata de beringela em vidro embalado a vácuo?
Pablito
Tenho a mesma duvida que vc Carlos, porém faço sardella e alichella também e gostaria de saber se depois de feito este procedimento os potes precisam ir para geladeira. Ou posso por na prateleira direto pra venda
josiane
Oi, fiz a geléia de goiaba, esterelizei os vidros, coloquei a geléia, mas algumas não enchi até a pordata, e juntou água, isso estraga a geléia, o que devo fazer,tirar do vidro, ferver um pouco mais, limpar o vidro novamente, e enche los ?agradeço se puderem me ajudar. Obrigada
A sua avaliação:
Matheus
Você nao tem um lugar pra indicar a onde compra máquina pra a vácuo principal mente papinha
A sua avaliação:
Marli Takabatake.
Muito bom, obrigada!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Muito obrigada pelo seu comentário Marli ;)
Dieter Witecy
por quanto tempo o alimento conservado em potes de vidro com o processo a vácuo acima descrito (ravióli com molho de tomate) possa ficar fora da geladeira, e por quanto tempo pode ficar sob refrigeração uma vez aberto o pote.
Ana Lucia
Boa noite, estou querendo fazer compotas , geléias , antepastos e conservas para vender, e gostaria de saber se por exemplo um antepasto de beringela pode ser embalado a vacuo no vidro , medmo ele ñ sendo coberto com azeite, pous a receita q tenho da beringela é feita no forno e ñ fica mergulhada no azeite!
Marli Takabatake
Eu gostaria de saber se pode fazer conserva de berinjela defumada com azeite? Obrigada.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Marli! Você pode conservar as berinjelas em conserva, confira aqui como o pode fazer: http://comida.umcomo.com.br/articulo/como-conservar-berinjelas-16779.html
Andre Cruz
Oi Sara. Uma dúvida... As tampas podem ser usadas? Ou exieste algum tipo de tampa específico? Tipo... Só pode ser usada aquelas tampas que tem um selo no centro da tampa ? Obrigado .
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Andre! Não precisa de ser essas tampas, apenas daquelas tampas próprias de frascos. Obrigada pelo seu comentário :)
Andre
Obrigado Sara
Marilise
Bom dia Obrigada pelas explicações sobre embalagem a vácuo em Pires de vidro de forma simples e clara. Gostaria de saber que tipo de alimentos posso embalar,por exemplo uma lasanha, e se durante o processo os alimentos não continuam cozendo.outra duvida é se posso misturar mais de um alumento no mesmo vidro,por ex farofa e couve. No caso de bolos e doces como devo proceder? Abraços e mt obrigada dese já
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Marilise! No caso de alimentos cozinhados como a lasanha, eu recomendaria que a congelasse ao invés de guardar a vácuo. Quanto a juntar dois alimentos diferentes, o melhor é embalar a vácuo os alimentos em separado. E quanto aos bolos, nada melhor que conferir as explicações deste artigo que explica como fazer bolo de pote: http://comida.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-bolo-de-pote-24120.html Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
jane
Parabens, sua explicaçao foi otima.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Jane! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
ari w.rimoldi
Prezada Sara Viega.....saudações Gosto muito das facilidades que voce transmite nas sua receitas.Muito práticas .Acompanho a muito tempo.Então resolvi ver contigo.Se não souber não tem problema. Gostaria de saber se porventura voce teria uma receita caseira de fazer o presunto cru-estilo Parma. Tenho visto vários porém não se coadunan com a condições que disponho em casa.Sei que existe uma fórmula bem prática, porém não encontrei ainda .Gostaria de fazer em casa por não ter que usar conservantes.só o sal. Aguardo suas ponderações. grato ari
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ari, desde já agradeço o seu comentário e visita na nossa página! infelizmente não consigo ajudar, pois ainda não temos nenhuma receita desse tipo.

Como embalar a vácuo em potes de vidro
Como embalar a vácuo em potes de vidro

Voltar ao topo da página