Lista de comidas de Natal: 65 ideias de pratos salgados e doces
O Natal é uma das data comemorativas mais importantes do ano, é um momento de reflexão e de agradecimento pelo ano que tivemos, além de ser uma ótima oportunidade para se unir com a família e amigos. Por ser uma data tão especial, parte importante do Natal é a comida, que deve ser preparada com carinho para compartilharmos com as pessoas que mais amamos, entretanto, pode ser um pouco escolher o que preparar para a ceia. Se você ficou encarregado de cuidar da ceia e não sabe o que fazer, não se preocupe pois temos a solução! Fazer lista de comidas de Natal pode ser um pouco estressante, então inspire-se nesse artigo do umCOMO com uma lista de comidas de Natal: 65 ideias de pratos salgados e doces!
- Ceia de natal econômica
- Ceia de Natal tradicional
- Cardápio ceia de Natal chique
- Receitas de Natal salgadas
- Receitas de Natal leves: salada grega
- Receitas de Natal salgadas: pudim de frango
- Receitas de Natal salgadas: pudim de atum, pimentão e delícias do mar
- Receitas de Natal salgadas: salpicão de frutos do mar
- Ceia de Natal econômica: arroz de mortadela
- Cardápio para ceia de Natal chique: risoto de espinafre
- Receitas de sobremesas de Natal: mousse de pêssego
- Sobremesas de Natal: torta de maçã
Ceia de natal econômica
Se você não quer gastar muito e procura um cardápio para ceia de Natal simples, veio ao lugar certo. É possível montar um cardápio para ceia de Natal completa sem ter que desembolsar muito dinheiro, basta para isso basta se organizar.
Lista de comidas de Natal - Econômicas
Veja abaixo algumas sugestões de pratos natalinos para uma ceia saborosa e com preço acessível, incluindo receitas de Natal salgadas e sobremesas.
Petiscos natalinos e acompanhamentos
- Arroz de forno;
- Farofa com bacon e uva passa;
- Purê de batata;
- Fricassê de frango;
- Arroz com nozes e passas;
- Salada de maionese.
Dica: comprar salgadinhos para o Natal como bolinho de bacalhau é uma boa opção para os petiscos antes da refeição principal.
Pratos natalinos principais
- Frango assado ao molho de laranja;
- Pernil ao molho de laranja;
- Rocambole de carne moída;
- Costela assada;
- Salpicão de frango.
Sobremesas para ceia de natal
- Pavê de chocolate;
- Mousse de chocolate;
- Pudim de leite condensado;
- Torta de maçã (confira a receita no final do post);
- Romeu e julieta.
Agora que você já sabe o que preparar para a ceia de Natal, que tal pensar em outras ideias que tornarão sua comemoração inesquecível? Veja como fazer um Natal diferente - Ideias inspiradoras.
Ceia de Natal tradicional
Fazem parte do Natal também algumas receitas clássicas da ceia de Natal tradicional que nos remontam até mesmo ao tempo da infância e que simbolizam família e união. Se você pretende fazer um Natal tradicional, veja abaixo uma lista de ceia de Natal com os pratos natalinos clássicos.
Lista de comidas de Natal - Petiscos e acompanhamentos
- Bruschetta;
- Arroz à piamontese;
- Patê de azeitona preta;
- Arroz com legumes e uva passa;
- Risoto de legumes;
- Arroz à grega;
- Cebola caramelizada;
- Salada de grão de bico;
- Farofa com frutas secas.
Pratos principais para jantar de Natal tradicional
- Tender ao molho de mel e mostarda;
- Salpicão de frango;
- Peru assado;
- Lombo de porco assado;
- Chester recheado;
- Bacalhau com batatas;
- Frango recheado com farofa.
Sobremesas para ceia de Natal
- Salada de frutas;
- Rabanada de Natal;
- Bolo de reis;
- Panetone;
- Torta de morango.
Natal é época de reencontrar com nossa família, colocar o papo em dia e compensar o tempo que passamos distantes em razão da correria do resto do ano. Para nos divertirmos com as pessoas que amamos, podemos planejar brincadeiras! Para ideias, veja 15 jogos de Natal para fazer com a família.
Cardápio ceia de Natal chique
Em uma assim data especial, fazer uma ceia de natal diferente e mais elaborada pode ser uma ótima ideia. Claro, não vamos nos esquecer das receitas de Natal, a ideia é apenas incrementar os pratos e deixá-los ainda mais saborosos e atraentes, sendo também uma forma de termos boas lembranças dessa data.
Lista de comidas de Natal chique
Veja abaixo uma lista com pratos para jantar de Natal, assim como frutas para ceia de natal, e também ideias de receitas de natal para sobremesas.
Petiscos e acompanhamentos para ceia de Natal chique
- Patê de salmão;
- Salada caesar;
- Bolinho de bacalhau;
- Risoto de camarão;
- Arroz com nozes, vinho branco e uva passa;
- Tábua de frios;
- Arroz com lentilha e bacon;
- Canapé de presunto parma e cream cheese.
Pratos principais para cardápio de Natal chique
- Chester com molho de laranja;
- Costela de carneiro;
- Salmão com molho de maracujá;
- Medalhão de filé mignon;
- Escondidinho de bacalhau;
- Carne seca com abóbora;
- Tender ao molho de abacaxi e vinho branco.
Sobremesas para ceia de Natal
- Salada de frutas vermelhas com chantilly;
- Cheesecake de ovomaltine;
- Brigadeiro gourmet de colher;
- Sorvete de pistache;
- Fondue de chocolate.
Receitas de Natal salgadas
Além da lista das comidas de Natal, sugeridas acima, separamos algumas receitas de Natal exclusivas para uma cede de Natal diferente, econômica e chique!
Patê de mortadela para ceia de Natal econômica
As entradas de patê para colocar nas torradinhas de pão são um aperitivo ideal e gostoso para uma ceia de Natal econômica. . A vantagem desta receita é que vamos fazer um patê bem barato e saboroso que todo o mundo vai adorar.
Ingredientes para patê de mortadela
- 200 gramas de mortadela;
- 50 gramas de queijo ralado
- 1 cebola;
- 1 tomate maduro;
- 2 colheres de chá de azeite de oliva;
- Cheiro verde picado a gosto.
Como fazer patê de mortadela
- Antes de começarmos a liquidificar todos os ingredientes vamos cortar eles em pedaços mais pequenos ou mesmo picá-los para não entupir o liquidificador e ser mais fácil e rápido preparar a mistura do patê de mortadela.
- Após termos tudo bem cortado vamos colocar no liquidificador a mortadela, o queijo, o tomate maduro e meia cebola picada. Misturamos tudo muito bem durante alguns minutos para obtermos uma pasta lisa e uniforme.
- Em seguida, vamos colocar esse patê numa panela e cozinhar essa mistura para que o excesso de água desapareça. Durante esse processo vá verificando o tempero, acrescente as duas colheres de chá de azeite de oliva, o cheiro verde picado e misture muito bem.
- Nesse momento o seu patê de mortadela já estará pronto a servir, deve acompanhar com tosta, pão torrado ou um biscoito salgado. Pode igualmente colocar na mesa um patê de atum,ou se preferir fazer algo diferente pode optar por um delicioso patê de cogumelos, ou então o meu favorito, um maravilhoso patê de frango. Todas excelentes ideias para a festa de aniversário do seu filho/filha.
Receitas de Natal leves: salada grega
Por ser fria, a salada grega é um prato que sabe melhor em climas quentes, perfeito para o cardápio da ceia de Natal no verão. Esta salada refrescante contém ingredientes típicos da dieta mediterrânica e é conhecida mundialmente por ser saudável e gostosa ao mesmo tempo. O molho clássico para essa salada é o de vinagrete com ervas, mas você pode usar qualquer outro e adaptar essa salada ao seu gosto pessoal.
Ingredientes para salda grega
- 1 kg de tomate (médio);
- 2 pimentões verdes;
- 1 cebola roxa (média);
- 2 pepinos (médios ou pequenos);
- 200 g de queijo feta (ou grego);
- Azeitonas pretas (a gosto).
Ingredientes para o molho:
- Salsinha;
- Orégano fresco;
- 50 ml de vinagre de vinho tinto;
- Sal e pimenta a gosto;
- Azeite de oliva virgem extra a gosto;
- Hortelã fresca.
Como fazer salada grega para ceia de Natal
- Para fazer a sua salada grega para ceia de Natal, comece por separar as folhas do orégano dos talos. Faça o mesmo com as folhas de hortelã e junte tudo numa tábua de corte.
- Corte as folhas, enrolando-as todas numa mão para facilitar o processo. Quando terminar, destaque também as folhas da salsinha dos seus talos e pique-as.
- Misture o vinagre de vinho tinto, a pimenta e o sal numa tigela pequena. Adicione o azeite e bata lentamente para que o molho comece a engrossar.
- Junte as ervas picadas e volte a bater. Prove o tempero e adicione mais sal ou pimenta se necessário.
- Usando a ponta de uma faca pequena, retire o miolo dos tomates. Corte cada um dos tomates em cerca de 8 fatias e corte-as ao meio.
- Use um descascador de legumes para descascar os pepinos mais facilmente. Quando terminar, lave-os bem e corte ao meio no sentido do comprimento.
- Raspe as sementes de cada pepino com uma colher de chá. Pode jogar as sementes fora pois não serão necessárias nessa receita.
- Corte a metade do pepino em três fatias (duas, se for pequeno). Reúna todas as tiras e corte-as (em largura) de modo a criar pedaços de 1,5 cm.
- Remova o miolo do pimentão e jogue o conteúdo fora. Corte o vegetal em dois e remova todas as sementes e nervura que sobrarem.
- Volte cada metade para baixo e achate com a mão, tentando não esborrachar o alimento. Fatie o pimentão no sentido do comprimento e corte as tiras em cubos.
- Corte o queijo feta em fatias com cerca de 1,5 cm. Junte-as e corte em cubinhos.
- Descasque a cebola-roxa e limpe no final. Com a cebola segura na tábua, comece a fatiá-la em tiras bem fininhas. Separe as rodelas com os dedos para que não fiquem grudadas.
- Coloque os tomates, os pimentões, os pepinos e a cebola num recipiente grande.
- Volte a bater o molho vinagrete com ervas e derrame-o por cima dos vegetais. Com uma colher grande, misture tudo no molho.
- Junte as azeitonas e o queijo feta com os legumes e volte a misturar delicadamente, para não desfazer o queijo. Prove a sua salada grega e corrija o tempero se necessário.
- Sirva a salada grega com pão de alho caseiro - a combinação é deliciosa. Saiba como fazer pão de alho em sua casa nesse artigo de umComo. Cuidado com a dieta!
Receitas de Natal salgadas: pudim de frango
No cardápio para ceia de Natal simples o frango pode ser cozinhado de diferentes formas, frito, assado ou churrasco. Dentre as ideias de pratos para jantar de Natal, existe essa receita muito original para cozinhar frango, com uma excelente apresentação. É uma ótima forma de impressionar os amigos e inclui-lo na lista de comidas de Natal.
Ingredientes para o pudim de frango
- 1 frango;
- 1 cebola;
- 2 alhos;
- Extrato de tomate;
- Azeite, louro, sal e pimenta;
- Vinho;
- 4 ovos;
- Leite;
- Presunto;
- 1 pacote de pão de forma.
Como fazer pudim de frango para ceia de Natal simples
- Faz-se um refogado com a cebola picada, os alhos e o louro. Quando a cebola estiver transparente junta-se o frango aos pedaços o tomate cortado, a pimenta preta, o sal, o vinho e deixa-se cozinhar bem, até o frango começar a se desfazer.
- Unte a forma de bolo com manteiga e de seguida forre a forma com presunto. Bater os ovos com sal pimenta e o leite. Passe as fatias de pão pelos ovos e forre a forma com o pão.
- De seguida desfie o frango e coloque na forma. Vá colocando molho por cima do frango.
- Por fim tape o frango com o restante pão e com o restante fiambre e leve ao forno para alourar.
- Desenforme e sirva acompanhado com salada.
Receitas de Natal salgadas: pudim de atum, pimentão e delícias do mar
Essa é uma ideia de uma receita natalina que ficará deliciosa no cardápio para ceia de Natal e que é muito fácil de fazer. Só terá que prepará-la no dia anterior e colocá-la na geladeira. É um prato perfeito para entrada ou primeiro prato na lista de comidas de Natal. A seguir, mostramos o passo a passo de como fazer um pudim de atum, pimentão e delícias do mar.
Ingredientes para pudim de atum, pimentão e delícias do mar
- 4 ovos;
- 1 lata de creme de leite;
- 6 pimentões assados;
- 400 gramas de delícias do mar (surimi);
- 1 lata de atum pequena;
- Sal e pimenta.
Como fazer pudim de atum, pimentão e delícias do mar para ceia de Natal
- Corte as delícias do mar em pedaços pequenos e coloque metade em uma tigela grande.
- Reserve a outra metade das delícias do mar em outro recipiente.
- Adicione os ingredientes restantes no recipiente grande: os 4 ovos, o creme de leite, os 6 pimentões assados, a lata de atum, um pouco de sal e pimenta.
- Bata no liquidificador todos os ingredientes até que fique uma mistura homogênea.
- Acrescente à mistura as delícias do mar que tínhamos separado (estas não teremos que triturar).
- Pré-aqueça o forno a 210 graus e unte um molde pronto para o forno com manteiga.
- Acrescente a mistura ao molde. Coloque a panela no tabuleiro em forno médio e cozinhe em banho-maria (encha o tabuleiro com água).
- Espere mais ou menos 45 minutos para que esteja pronto. Para saber se está pronto, espete com uma faca e se sair sem restos de pudim e mais ou menos seco, estará cozido.
- Retire a panela do forno e deixe esfriar. Quando o pudim estiver frio, guarde-o na geladeira. No dia seguinte, você só terá que tirá-lo do molde e cortar em fatias do tamanho que você quiser e servir em casa.
- Recomendamos acrescentar um pouco de vinagre balsâmico no momento de servir o prato.
- Sirva o pudim acompanhado de uma salada cortada em pedaços pequenos. Poderá colocar a salada ao redor do pudim que estará no centro do prato.
Receitas de Natal salgadas: salpicão de frutos do mar
Se quer preparar um prato salgado saboroso, fresco, leve e divertido no cardápio da ceia de Natal chique, não deixe de ler a seguinte proposta que preparamos para você.
Ingredientes para salpicão de frutos do mar
- 200g camarões médios cozidos;
- 200g mexilhões cozidos ;
- 2 tentáculos de polvo cozido;
- 6 palitos de caranguejo;
- 1/2 pimentão vermelho e 1/2 pimentão verde;
- 1/2 cebolinha e 1/2 dente de alho;
- Azeitonas pretas;
- Azeite de oliva;
- Vinagre de maçã ou de vinho branco;
- Sal e pimenta.
Como fazer salpicão de frutos do mar para ceia de Natal chique
- Se você é um amante da comida de mar pode comprar produtos frescos e cozinhá-los previamente para preparar o seu salpicão de frutos do mar no dia da ceia de Natal. Mas se não tiver tempo para ir a uma peixaria, pode adquirir os camarões, os mexilhões e o polvo já cozidos previamente e congelados.
- Para começar, descasque os camarões. Uma vez limpos e descascados, corte os camarões em pedaços pequenos. Faça o mesmo com os braços do polvo, cortando-os em rodelas e corte também os palitos de caranguejo. Uma vez que tenha todos os produtos preparados, reserve-os para utilizar mais à frente.
- Quanto ao mexilhão, após limpá-lo e raspar sua concha, deverá abri-lo ao vapor. Coloque água para ferver, adicione os mexilhões e deixe que aos poucos eles se vão abrindo. Depois, separe-os da sua concha e reserve para usar mais à frente.
- Enquanto isso,vá preparando as verduras. Pique o pimentão vermelho, o verde e a cebolinha até conseguir pedaços pequenos, como se fosse fazer um refogado. Pique também as azeitonas pretas (de preferência sem caroço para que o trabalho seja mais rápido e simples). Coloque tudo em um recipiente e reserve.
- O salpicão de frutos do mar é um prato refrescante e leve, assim, para fazê-lo mais saboroso, prepare um vinagrete à base de azeite de oliva, vinagre (que pode ser de maçã ou de vinho branco, como preferir), sal e pimenta (a gosto) e alho. O dente de alho deverá ser picado em pedaços muito pequenos. Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture-os bem com a ajuda de um garfo, até que fique um molho unido.
- Coloque todos os ingredientes que tinha preparado e reservado anteriormente em um recipiente (os camarões, o polvo, os palitos de caranguejo, os mexilhões, o pimentão e a cebolinha). Misture-os e regue o prato com o vinagrete que preparou. Misture bem para que todos os ingredientes fiquem com o molho.
- De seguida, tampe o prato com papel filme e deixe repousar durante umas horas na geladeira. E pronto! Já tem o seu salpicão de frutos do mar pronto para degustar. É preferível que se prepare antecipadamente, pois quanto mais tempo repousar na geladeira mais gostoso ficará, já que pegará mais sabor.
Ceia de Natal econômica: arroz de mortadela
A próxima receita na lista de comidas de Natal é a junção de dois ingredientes num prato que além de bons são baratos, além disso é uma receita super fácil de fazer e que dependendo das quantidades cozinhadas pode alimentar duas pessoas, ou mesmo um batalhão do exército. Um cereal e um embutido que juntamente com mais alguns ingredientes vão dar origem ao arroz de mortadela, perfeito e gostoso para uma ceia de Natal econômica.
Ingredientes para arroz de mortadela
- 3 xícaras de arroz;
- Alho picado;
- Cebola picada;
- 1/2 mortadela inteira;
- Azeite de oliva;
- 1 colher de sopa de margarina;
- Sal.
Como fazer arroz de mortadela para ceia de Natal econômica
- Antes de começarmos a cozinhar este arroz de mortadela vamos preparar todos os ingredientes. Para isso vamos picar três dentes de alho, picamos igualmente uma cebola. Nesta altura pode lavar o arroz ou não, conforme a preferência. Em seguida pegamos na mortadela inteira e picamos também em pequenos cubos. Não sabe se a sua mortadela está boa ou não? Então consulte o nosso artigo para saber se a mortadela está estragada.
- Agora que já temos os nossos ingredientes preparados vamos começar a cozinhar. Numa panela em lume baixo-médio colocamos o azeite de oliva, se preferir algo mais em conta pode optar pelo óleo vegetal, ou se preferir opte por fazer óleo de coco sempre é mais saudável. Depois de aquecer um pouco o azeite de oliva vamos colocar a cebola picada e o alho para obtermos o nosso refogado.
- Adicionamos o arroz, se for lavado tem de o escorrer antes de colocar na panela, um pouco de sal a gosto e a colher de sopa de margarina. Pegue nos cubinhos da mortadela e adicione também. Mexa bem para que todos os ingredientes se misturem e transmitam o sabor de cada um, e deixe fritar.
- Quando já tiver fritado um pouco está na hora de adicionar a água. Geralmente por cada xícara de arroz que colocamos, devemos dobrar em água. Logo se colocamos três xícaras de arroz, vamos colocar seis de água. Se quiser acelerar a cozedura pode colocar água quente tirada da torneira, ou então simplesmente coloque e deixe cozer o arroz de mortadela com o tempo.
- Um dos segredos de bem cozinhar é nunca ficar muito longe de uma panela ao lume ou uma frigideira em trabalho. Por isso deixe cozer o arroz de mortadela por uns 15/20 minutos mas vá dando uma olhada e verificando se não coze demasiado. Quando estiver terminando, desligue o fogo e deixe o arroz acabar de cozer na água restante. Sirva quente. Se quiser pode adicionar um pouco de orégano.
Cardápio para ceia de Natal chique: risoto de espinafre
Gosta de risoto? Então vamos propor uma receita de Natal diferente e sofisticada na qual se segue a elaboração tradicional, mas se inova acrescentando um ingrediente que, habitualmente, não está dentro das comidas de Natal: o espinafre.
Ingredientes para risoto de espinafre
- 390 gramas de arroz ;
- 1 cebola;325 gramas de espinafre;
- 1 dente de alho;
- 1 taça de vinho branco;
- Queijo ralado;
- Sal e pimenta moída.
Como fazer risoto de espinafre para ceia de Natal chique
- A primeira coisa que devemos fazer para preparar o nosso delicioso risoto de espinafre é pegar no espinafre, colocá-lo em um escorredor e lavá-lo com água fria para eliminar bactérias e resíduos químicos. Depois, terá que descascar e picar o dente de alho em pedaços pequenos para que se integre perfeitamente com os restantes ingredientes.
- Jogamos um pouco de óleo em uma frigideira e quando estiver quente, acrescentamos o alho (o fogo deve estar à temperatura média para evitar que se queime). Quando notar que o alho começa a dourar, é o momento de adicionar o espinafre à frigideira e misturá-lo com o alho durante 3 ou 5 minutos. A seguir, retire do fogo e coloque no liquidificador ou triturador para conseguir que se cortem em pedaços muito pequenos e se integrem com o arroz.
- Agora, teremos que descascar e cortar em pedaços pequenos a cebola e voltar a pôr a frigideira no fogo com um pouco de óleo (não é necessário usar outra, assim, os sabores se misturarão). Quando estiver quente, adicione a cebola e quando estiver dourada adicione o arroz cru à frigideira; misture com a cebola durante 2 minutos e, depois, jogue a taça de vinho branco sem deixar de mexer.
- Passados 2 minutos, teremos que acrescentar um pouco de água, o suficiente para cobrir o arroz; jogaremos sal e pimenta a gosto e deixaremos o arroz cozinhando. Terá que ir controlando o nível da água e quando notar que tem pouca, adicionar mais para evitar que se queime. Quando notar que o arroz está no ponto, apague e deixe repousar durante 5 minutos para que tenha essa textura tão característica do risoto de espinafre.
- Depois, só terá que polvilhar um pouco de queijo ralado por cima e saborear um prato delicioso com uma textura cremosa e um conteúdo muito nutritivo, perfeito para toda a família na ceia de Natal. Bom apetite!
Receitas de sobremesas de Natal: mousse de pêssego
Neste caso para as sobremesas de Natal, sugerimos um doce final para as suas refeições, rápido e simples de preparar, para deliciar os paladares mais gulosos.
Ingredientes para mousse de pêssego
- 3 ovos;
- 400 g (aprox.) de pêssego em calda;
- 1 limão; Chantilly;
- Açúcar.
Como fazer mousse de pêssego como sobremesa de Natal
- Em primeiro lugar, para preparar esta deliciosa sobremesa você deverá triturar os pêssegos em um recipiente. Para o fazer mais rápido, recomendamos que utilize uma batedeira, pois assim não terá grumos e deixará o pêssego mais uniforme.
- Quando o pêssego estiver esmagado, adicione o suco de limão. Recomendamos a você espremer apenas metade, mas se gostar do sabor ácido, pode adicionar um limão inteiro. Por outro lado, adicione uma ou três gemas de ovo. Lembre-se: a gosto do chef.
- À medida que os ingredientes vão se misturando, adicione o leite condensado. Lembre-se de ir experimentando a mistura para saber se está ao seu gosto e ir adaptando-a, adicionando mais ou menos ingredientes. Este será o momento de adicionar também o açúcar, 200 gramas será suficiente.
- Uma vez que os ingredientes estejam batidos, deixe repousar a mistura. Entretanto, chegou o momento de bater as claras até que atinjam o ponto de neve. Pode fazê-lo com uma batedeira ou à mão. Seja como for, lembre-se de ter paciência.
- Coloque as claras em um recipiente fundo, para que seja fácil de bater. Lembre-se que as claras podem crescer muito, por isso certifique-se que o recipiente tem dimensões consideráveis. Incline o recipiente para que seja mais fácil bater as claras e introduza a batedeira em uma potência mínima. Para conseguir um bom ponto de neve, o ideal é realizar movimentos suaves de baixo para cima. Adicione uma pitada de sal e um pouco de açúcar para que as claras fiquem mais saborosas.
- Como saber se as claras já estão em neve? É simples. Incline um pouco o recipiente e observe se as claras deslizam. Se isso acontecer, ainda falta um pouco para chegar ao ponto de neve, assim, deverá continuar batendo um pouco mais.
- Com as claras em ponto de neve, é hora de misturar todos os ingredientes para conseguir o delicioso mousse de pêssego. Recupere a mistura que estava repousando e verta-a sobre as claras em neve com muito cuidado. Enquanto acrescenta o "puré" de pêssego sobre as claras, vá mexendo aos poucos os ingredientes. Lembre-se que deve ficar uma textura esponjosa.
- Por último, coloque a mistura nos recipientes em que for servir o mousse, tampe com papel filme e coloque na geladeira para repousar durante, pelo menos, umas três horas. Retire o mousse de pêssego da geladeira e sirva-o na ceia de Natal acompanhado de chantilly. Delicioso!
Sobremesas de Natal: torta de maçã
Como já comentamos na lista de comidas de Natal, a torta de maçã é uma ideia fácil e deliciosa para sobremesa. Pode ser servida com sorvete de creme ou baunilha.
Ingredientes para massa da torta de maçã
- 500 gramas de farinha;
- 300 gramas de manteiga;
- 225 gramas de açúcar;
- 3 gemas de ovo;
- 5 gramas de sal fino;
- essência de baunilha a gosto.
Recheio da torta de maçã
- 1 kg de maçãs verdes;
- 200 gramas de manteiga;
- 50 gramas de manteiga;
- 100 gramas de geleia de damasco;
- 100 ml de água;
- 3 paus de canela (opcional).
Cobertura da torta de maçã
- 200 gramas de manteiga;
- 200 gramas de açúcar;
- 300 gramas de farinha.
Como fazer torta de maçã como sobremesa de Natal
- As maçãs são utilizadas em muitas receitas relacionadas com a confeitaria, por exemplo, se tivermos que nomear algumas podemos mencionar o Strudel de maçã, os pequenos bolos que têm em cima maçãs caramelizadas ou o Streusel de maçã. Para começar, é bom esclarecer que devem ser utilizadas as maçãs verdes, isto porque qualquer outra variedade se desmancharia muito mais ao levar ao fogo, e isso resultaria em um purê de maçã ao invés da consistência que precisamos.
- Para fazer esta tarte de maçã, vamos começar por colocar no processador a manteiga ou margarina junto com o açúcar e misturar até obter um creme. Adicione as gemas uma a uma, e continue batendo sempre, de seguida adicione a essência de baunilha.
- Misture a farinha e o sal, de preferência peneirados. Quando fizer uma bola, dê duas voltas e retire a massa, coloque-a na mesa, amasse, envolva em papel filme e leve à geladeira.
- Ao sair fria da geladeira, deve começar a tentar amaciar para depois passar o rolo até ficar com 2 milímetros de espessura. Coloque em uma forma e leve ao forno durante 10 minutos, depois tire do mesmo para colocar o recheio e voltar a levar ao forno por mais tempo. Caso tenha ficado com dúvidas, no nosso artigo poderá encontrar com mais detalhes o procedimento para fazer massa quebrada.
- Agora vamos preparar o recheio para a nossa torta de maçã, vamos começar por descascar as maçãs e cortar em cubos pequenos. De seguida, coloque a manteiga em uma frigideira e adicione as maçãs. Dentro da mesma frigideira coloque o açúcar e a geleia.
- Misture e adicione água sem deixar ferver nunca a preparação, não coloque desde o começo. Cozinhe a preparação até que as maçãs estejam suficientemente tenras para poder furá-las facilmente, quando isto acontecer retire o recheio e deixe-o esfriar.
- Agora é a vez de preparar a cobertura para a nossa torta de maçã, coloque em uma tigela a farinha, junto com o açúcar e adicione a manteiga derretida misturando bem, quando notar uma espécie de massa quebradiça que se pode desfazer na mão, tanto como se unir ao apertar significa que está pronta.
- Coloque o recheio sobre a massa, em seguida a cobertura, polvilhe com açúcar de confeiteiro e coloque no forno durante 30 ou 40 minutos a 170ºC. E já tem a sua torta de maçã pronta para a ceia de Natal completa!
Veja também: O que comer com vinho - 50 acompanhamentos perfeitos
Se pretende ler mais artigos parecidos a Lista de comidas de Natal: 65 ideias de pratos salgados e doces, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.