PARTILHAR

Como fazer claras em neve

Como fazer claras em neve

São muitas as receitas para as quais são necessárias bater clara em neve, especialmente no caso das sobremesas e da confeitaria. Na verdade esta técnica não tem nenhum mistério, mas requer muita paciência para conseguir dar consistência às claras e fazer com que adquiram a textura adequada. Precisará apenas de uma batedeira manual ou elétrica e seguir os passos do umCOMO para que você saiba como fazer claras em neve como a sua avó fazia, para que fique firminha e deixe as receitas muito gostosas e especiais. O preparo é super simples e leva apenas dois ingredientes. Vamos começar?

Menos de 15 minutos Dificuldade média
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Batedeira manual ou elétrica
  • Recipiente
Também lhe pode interessar: Como fazer uma omelete de claras
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para bater clara em neve será tirar os ovos da geladeira com antecedência, como uns 20 minutinhos antes do preparo, para que não estejam muito frios e, logo em seguida, quebrá-los em um prato ou recipiente. Você deverá quebrá-los com muita precaução para que não caiam pedaços das cascas. Outra dica importante é quebrar cada um separadamente, porque caso haja um ovo podre no meio você não perderá os outros. Antes de começar a receita, também vale ressaltar que a quantidade de claras utilizadas dependerá das medidas da receita que você estiver preparando.

Como fazer claras em neve - Passo 1
2

O próximo passo de como bater clara em neve é separar as gemas das claras, já que a parte amarela do ovo não será utilizada. Existem diversas maneiras de fazer isso, uma das mais populares é usar a própria casca do ovo, embora não seja a mais recomendável. Caso vá usar esse método, lave bem a casca dos ovos com bucha, água e sabão antes de quebrá-los. E caso opte por fazer assim, você deve incorporar esse passo ao primeiro. Pois, ao mesmo tempo em que quebrará os ovos, você vai separar as gemas. Entretanto, sugerimos que você o faça diretamente com as mãos limpas ou usando uma garrafa.

Como fazer claras em neve - Passo 2
3

Antes de começar as claras em neve, será importante que acrescente a elas uma pitada de sal para que adquiram uma consistência perfeita. Será fundamental também que o recipiente no qual você coloque as claras de ovo para batê-las em neve esteja bem limpo, sem restos de gordura ou marcas de detergente, já que caso contrário demorará muito mais tempo a ganharem consistência. Além disso, ele deve ser alto para que as claras não escapem no momento em que tiverem sendo batidas.

4

Você pode usar uma batedeira manual ou elétrica para bater as claras em neve, como achar melhor e mais prático. No caso de usar a elétrica, recomenda-se usar antes um garfo para que as claras estejam mais esponjosas ou coloque a batedeira a velocidade baixa a princípio. Caso você não tenha nenhum equipamento elétrico você poderá bater clara em neve com garfo, sem problemas.

A diferença neste caso é que demorará um tempo maior e você precisará de um pouco mais de disposição e firmeza no braço para atingir o ponto ideal. Caso opte por essa modalidade, faça movimentos circulares nas claras usando um garfo com rapidez e alta frequência até atingir o ponto certo.

Como fazer claras em neve - Passo 4
5

Seguindo a receita de clara em neve, caso você esteja usando a batedeira elétrica, após iniciar em baixa velocidade, em seguida você deverá bater as claras em neve energicamente ou em alta velocidade para que aumentem e adquiram uma textura e consistência adequadas. Para saber se estão prontas ou se deve continuar batendo, terá que levantar as varetas da batedeira e observar se as claras ficaram firmes e rígidas. Caso elas escorreguem e percam a forma, será necessário continuar batendo. No momento que você perceber que pode virar o recipiente e que as claras não caem ou escapam, elas estão prontas.

Como fazer claras em neve - Passo 5
6

Outra dica para verificar se as claras em neve estão no ponto certo é virar o recipiente onde foram batidas de cabeça para baixo e ver se elas ficam presas ao prato, sem que caia uma única gota. Você também pode pegá-las com uma colher ou fouet na tigela e ver se elas ficam intactas. Se a resposta for sim, o ponto está correto.

Quando sua clara em neve estiver no ponto certo você pode incorporá-la à receita que você estiver preparando e adicionar o resto de ingredientes que são necessários. Para bater claras em neve, como visto nessa receita, só são necessárias as claras e uma pitada de sal para dar consistência. O açúcar e outros eventuais ingredientes serão adicionados de acordo com o preparo que estiver sendo realizado.

Agora que você já sabe como bater clara em neve, aproveite para usa-las no preparo de um delicioso bolo gelado de merengue.

Como fazer claras em neve - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer claras em neve, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • É necessário ter alguma paciência, já que preparar claras em neve requer tempo, principalmente se você estiver utilizando uma batedeira elétrica.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
6 comentários
A sua avaliação:
Isabel
Quantas claras devo usar ?
A sua avaliação:
Iza Santos
Gostaria de saber sobre o açúcar se vai ou não açúcar na preparação
Jacques
Excelentes dicas. Fazer claras em neve parece fácil, mas requer ciência e paciência... Muito Bom!
A sua avaliação:
dyene
mim ajudou muito obg
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dyene! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Lúcio
As dicas ajudaram muito obrigado criador(a) do tópico. :D
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lúcio! Que bom saber que foi útil! Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Kaio Felipe
Ficoou Perfeito !! Obrigado !
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Kaio! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Como fazer claras em neve
1 de 6
Como fazer claras em neve

Voltar ao topo da página ↑