Receitas para o jantar de natal

Como temperar peru de Natal

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 dezembro 2019
Como temperar peru de Natal

O peru é uma das grandes atrações da ceia natalina. Apesar de parecer simples, seu preparo requer certos macetes para que na hora de servir não esteja seco ou sem sabor.

Hoje em dia muitas marcas já oferecem o produto congelado e temperado, mas há quem afirme que as versões condimentadas além de não serem saudáveis também são sem graça. Preste atenção nas dicas do umComo sobre como temperar peru de Natal e faça bonito na hora de servir a ceia!

Dificuldade baixa

Ingredientes:

  • Opcionais

Vai precisar de:

  • Sacos de assar
  • Plástico filme
Também lhe pode interessar: Como fazer rosca de natal

Passos a seguir:

1

Mesmo que você já tenha comprado o peru temperado, é sempre interessante dar o seu toque pessoal a ele. Com isso em mente, é hora de decidir se você quer temperar o peru de Natal através da técnica marinada, que consiste em deixar a ave de molho em uma mistura de água, sal, algum ácido e temperos, até 3 dias antes do seu assamento ou utilizar uma técnica mais simples e rápida que pode ser realizada horas antes de assar a carne.

Ambas são igualmente saborosas.

2

Se o peru vier com o saquinho de miúdos por dentro retire-o e descarte-e ou guarde para outras receitas. Agora lave-o em água corrente, por dentro e por fora, incluindo as cavidades. Se sentir alguma parte que não tenha sido bem limpa previamente raspe com uma colher de forma delicada com cuidado para não machucar a carne e tirar pedaços.

3

Seque bem o peru por dentro e por fora com papel toalha.

4

Higienize a sua pia para que a água que espirrou da carne crua não contamine utensílios e outros alimentos.

Se você optou pela técnica de temperar o peru de natal sem marinar, siga direto para o item 7.

5

Se você optou pela marinada para temperar o peru de natal, agora é hora de preparar a solução que leva esse nome. Faça uma mistura de água, sal, um dos ingredientes ácidos (vinagre, suco de limão ou laranja), óleo, alho, cebola, talvez vinho branco e temperos da sua preferência.

Não existe uma quantidade exata para cada ingrediente, varia de acordo com a escolha, combinação entre eles e o tamanho do peru. O mais importante é que a solução final tenha líquido suficiente para cobrir todo o peru. É imprescindível que você siga essas dicas:

  • Se for usar o vinho branco, antes de acrescentá-lo à marinada cozinhe-o em uma panela para que o álcool evapore. Adicione-o ao molho somente depois de frio. Esse procedimento evitará que o álcool da bebida resseque a carne.
  • Atente-se à quantidade dos ingredientes ácidos. Quanto mais acidez mais chances de estragarem a carne. Apesar de eles darem um toque especial ao tempero, use com moderação e prove sempre para que eles não roubem o sabor dos outros ingredientes.
6

Com a mistura da marinada pronta, despeje-a em um saco de assar e coloque o peru lá dentro também. Tente retirar a maior quantidade de ar que conseguir e envolva outro saco de assar (por segurança, em caso de o primeiro rasgar). Mantenha na geladeira e eventualmente vire o saco para que a marinada entre em contato com diferentes partes da ave.

  • Esse processo pode ser realizado de 72 a 24 horas antes do momento de assar o peru.
  • Após esse tempo marinando escorra todo o líquido e descarte-o.

Vá direto para o item 10.

7

O método mais simples e rápido de como temperar o peru de Natal leva todos os ingredientes da receita de marinado com exceção dos ácidos, vinho branco e substitui o óleo por manteiga (melhor ainda se for aromatizada) e azeite.

8

Besunte o peru com manteiga por dentro e por fora, inclusive entre a pele e o peito do frango. Aproveite a elasticidade da carne para "descolar" (sem rasgar) a pele nessa região e passar uma generosa quantidade de manteiga. Jogue também um pouco de azeite.

9

Salpique sal, pimenta e os condimentos de sua preferência. Tente repetir o mesmo por dentro e se quiser mantenha alguns temperos lá dentro. Isso faz com que o sabor fique ainda mais intenso.

  • Se não for assar na hora, cubra com plástico filme e mantenha na geladeira. Esse procedimento pode ser realizado até 1 dia antes de assar.
10

Finalmente você tem o seu peru de Natal bem temperado, pronto para impressionar na hora da ceia. Agora você pode escolher se quer assá-lo normalmente ou preparar alguma receita especial, como o peru recheado de Natal.

Dica: Confira também esse artigo para saber como temperar pernil de carneiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como temperar peru de Natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
Como temperar peru de Natal