Ideias para cardápios

Como preparar um cardápio para uma festa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como preparar um cardápio para uma festa

O planejamento do cardápio, ainda que possa parecer estranho, pode definir todo o evento. Inclusive não é necessário escolher o cardápio completo para começar, a simples escolha de um prato ou de uma sobremesa pode ser o pontapé inicial para o resto da organização. Por exemplo, pode ser que tenhamos vontade de preparar um prato principal que seja de estilo mais clássico e sofisticado. Isto determinará, depois, a entrada, os aperitivos e a sobremesa.

Também lhe pode interessar: O que servir em uma festa infantil

Passos a seguir:

1

Para a elaboração de um cardápio deve-se levar em consideração o orçamento com que se conta, para algumas pessoas a comida pode ser mais importante do que a bebida.

Como preparar um cardápio para uma festa - Passo 1
2

Deve-se estabelecer a quantidade de convidados, dentre eles quantos são jovens ou adultos e requisitos específicos como uma dieta balanceada e uma combinação ótima de alimentos.

3

Planifique uma ampla variedade de sabores e texturas. Inclua uma variada mistura de ingredientes, tratando de não repeti-los nos diferentes pratos, e pense na cor e na apresentação, prato por prato.

4

Trate de não sobrecarregar com calorias e não economize nas porções. Calcula-se 10 tapas ou canapés por pessoa. A bebida sem álcool vai de 3 a 4 copos por convidado e uma garrafa de vinho serve 5 ou 6 copos.

Como preparar um cardápio para uma festa - Passo 4
5

Calcule dois terços de garrafa de vinho branco e um terço de vinho tinto. Se você servir apenas vinho ou espumante, calcule meia garrafa por pessoa.

6

Caso você esteja comemorando um aniversário, o costume é terminar com o bolo ou torta; nesta situação recomenda-se que o bolo seja a estrela do cardápio. Caso contrário deve-se apresentar uma mesa com diferentes tortas e sobremesas para que os convidados possam degustar uma ampla faixa de sabores doces como fechamento da festa.

Como preparar um cardápio para uma festa - Passo 6
7

O cardápio também definirá o mobiliário da festa e a decoração da mesa. Por exemplo, se temos a ideia de fazer espetos ou brochettes, a mesa e o mobiliário não requererá que as pessoas se sentem.

8

Devemos dispor de um espaço aberto, guardanapos e demais. Se pelo contrário, queremos fazer um delicioso fondue de queijo, por exemplo, devemos buscar espaço de assento para todos os convidados, em uma mesa circular, preferencialmente, para que todos tenham acesso à comida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar um cardápio para uma festa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como preparar um cardápio para uma festa