PARTILHAR

Como fazer panetone caseiro

Como fazer panetone caseiro

O panetone é um tipo de pão doce que é tradicional da época de Natal e Ano Novo. De origem milanesa, o panetone tem um recheio de frutas secas como uva passa, nozes, damasco e basicamente todas aquelas que mais gostar. O melhor de tudo é que poderá fazer facilmente em casa este pão doce ao invés de comprar já pronto, pois é muito mais saboroso. Fique atento a este artigo de umComo e aprenda como fazer panetone caseiro.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer brioche caseiro
Passos a seguir:
1

A receita de panetone caseiro é uma boa tradição que se perdeu nestes últimos anos, mas com esta receita poderá fazer um delicioso panetone para comer na noite de natal, ano novo, oferecer e saborear no lanche, no café da manhã ou acompanhado de um chá.

Esta é uma das várias receitas de panetone que existem, mas também tem a particularidade de ser a mais simples de fazer, por isso a dividimos em 8 passos.

Como fazer panetone caseiro - Passo 1
2

Comece por colocar as passas e a fruta cristalizada de molho, usando água morna para que fiquem macias quando formos usar.

3

Por outro lado, separe as claras das gemas dos ovos. Reservam-se as claras e colocam-se as gemas em uma tigela junto com o açúcar, batendo energicamente até obter uma consistência espumosa.

Como fazer panetone caseiro - Passo 3
4

A seguir adiciona-se a manteiga previamente derretida e, sem deixar de mexer, adiciona-se alternativamente a farinha, o fermento em pó e o leite, bem lentamente. Quando estiver tudo bem misturado, adicione o anis (ou seu substituto), retire as passas e a fruta cristalizada da água e coloque na mistura. Adicionam-se as nozes, a água-de-flor-de-laranjeira e a essência de malta. Misture bem.

5

Por outro lado, batem-se bem as claras dos ovos a ponto de neve e acrescentam-se à mistura anterior. Mexa tudo muito bem até conseguir uma mistura homogênea e esponjosa. Deixe repousar 5 minutos.

6

À parte, unta-se uma forma ou "papel para panetone" com manteiga e farinha para o pão não grudar nas paredes do molde. Verte-se a mistura na forma ou molde e introduz-se no forno a 180ºC entre 50 minutos e 1 hora. Quando o panetone estiver assado, retira-se do forno deixando esfriar à temperatura ambiente.

7

Para ver se o panetone está no ponto, pode introduzir uma faca de metal (limpa), que ao retirar deve sair seca e limpa (pode ser que tenha um pouquinho de vapor). Como referimos existem várias versões de panetone, por isso não perca a nossa receita de panetone com brigadeiro, os mais pequenos de casa vão adorar!

Dica: Se sobrar panetone, dê uma olhada nessas dicas e descubra como aproveitar sobras de panetone!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer panetone caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • As frutas cristalizadas são opcionais. Algumas pessoas preferem um panetone caseiro com passas, nozes e amêndoas.
  • Ao retirar o panetone caseiro, deixe repousar à temperatura ambiente (não colocar na geladeira). Quando tiver perdido seu calor, desenforme com cuidado: vire a forma para baixo e com um golpe forte, o panetone deveria sair.
  • Após colocar no forno, não abra a tampa do mesmo até pelo menos 40 minutos depois.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
4 comentários
A sua avaliação:
Marielle Nogueira
O que usar para substituir água-de-flor-de-laranjeira e a essência de o
malta???
A sua avaliação:
Maria Cristina Moreira
Eu fiz com gotas de chocolate ficou maravilhoso
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Ai, que ótimo saber, Maria Cristina! Obrigada pelo comentário e bom apetite! :)
SERGIO ARAKAKI
Eu queria saber a quantidade do leite, pois na receita não está especificado, ou é leite suficiente pra chegar no ponto, pois se for isso, eu não acerto o ponto, pois tentei várias receitas de panetone e nenhum fica no ponto!
A sua avaliação:
Sabrina
Posso substituir anis por outra coisa?
Como fazer panetone caseiro
1 de 3
Como fazer panetone caseiro

Voltar ao topo da página ↑