Partilhar

Como fazer patê de cogumelos

 
Por Sara Viega. Atualizado: 8 agosto 2017
Como fazer patê de cogumelos

Gosta de patê? Então não pode deixar de experimentar outras receitas de patê com as quais certamente vai comer e chorar por mais. O boletus edulis é um tipo de cogumelo perfeito para preparar como patê e surpreender os seus convidados com uma entrada deliciosa e surpreendente com a qual certamente fará sucesso. Seja porque tem um jantar especial, ou porque quer inovar na cozinha, neste artigo de umComo mostramos a você como fazer patê de cogumelos para que saboreie uma extraordinária receita.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer patês vegetarianos
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Tanto se você mesma os colheu, ou se os comprou na loja, é importante que o primeiro passo seja limpar os cogumelos com uma escova macia e, depois, com um pano úmido. Não deve enxaguá-los diretamente sob a água pois podem acabar absorvendo muita água e perder um pouco do seu intenso sabor. Se vir que os caules estão muito sujos ou secos, pode descascá-los ou cortá-los com a ajuda de uma faca para extrair tudo aquilo que não poderemos usar para fazer o nosso patê de cogumelos.

2

Uma vez que estejam limpos, terá que fatiar os cogumelos e jogá-los na panela com um pouco de manteiga; salteie para conseguir que percam água e sequem o máximo possível. Quando estiverem prontos, tire do fogo e deixe repousar por 2 minutos.

Como fazer patê de cogumelos - Passo 2
3

De seguida, jogue os cogumelos salteados em um recipiente junto com o creme de leite, o ovo, o presunto muito picado e os condimentos. Com a ajuda de um triturador, triture bem todos os ingredientes para conseguir fazer a nossa receita.

4

Quando estiverem todos os ingredientes bem triturados, terá que adicionar a pasta em uma forma apta para o forno que, previamente, deverá estar untada de manteiga; antes de colocar a forma, terá de a tapar com papel alumínio.

5

Vamos usar a técnica do banho maria no forno, ou seja, colocar estas formas dentro de outro recipiente (apto para o forno) que esteja cheio de água. Assim é como teremos que cozinhar o nosso patê de cogumelos. Antes de cozinhar a receita, teremos que ter o forno pré-aquecido a 180 graus e deixar que cozinhe durante 25 minutos controlando que a água do banho maria não evapore completamente.

6

Ainda que o tempo estipulado seja de uns 25 minutos, dependerá sempre da potência do seu forno, por isso é conveniente ir controlando quando está pronto, espete com um palito a receita e quando sair completamente limpo é porque já está pronto o patê de cogumelos.

7

Se gostou de aprender a fazer este prato, certamente gostará de conhecer outras receitas de patês simples e rápidos de fazer. Em umComo contamos para você como fazer patê de atum, patê de sardinha ou patê de frango.

Como fazer patê de cogumelos - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer patê de cogumelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer patê de cogumelos

O que você achou da receita?

Como fazer patê de cogumelos
1 de 3
Como fazer patê de cogumelos

Voltar ao topo da página