Outras Receitas para dias especiais

28 receitas para o almoço de Páscoa

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 12 março 2019
28 receitas para o almoço de Páscoa

As festividades da Páscoa sempre são símbolo de casa cheia e mesa bem composta. Escolher os pratos certos para o almoço pode ser um desafio, especialmente quando é necessário cozinhar para muita gente. No entanto, existem receitas que podem ser preparadas com facilidade sem perder todo o seu tempo e paciência. Para ajudar nessa missão, o umComo reuniu algumas receitas de Páscoa que todo o mundo vai amar. Se está pensando se dedicar à cozinha e preparar uma bela refeição nessa data, continue lendo esse artigo e conheça 28 receitas para o almoço de Páscoa.

Também lhe pode interessar: O que servir em um brunch

Índice

  1. Peixes
  2. Carnes
  3. Massas
  4. Sobremesas
  5. Aperitivos

Peixes

O bacalhau é um clássico convidado da mesa de festa, existindo várias receitas para o almoço de Páscoa co este peixe. Confira as opções de pratos de bacalhau:

Bacalhau à Brás

O bacalhau à Brás é um prato tradicional português. A receita inclui batata palha caseira e o bacalhau deve ser preparado no dia anterior ao serviço. Veja como fazer bacalhau à Brás, nesse artigo.

Bacalhau com natas

O bacalhau com natas é uma opção deliciosa que pode ser preparada sem grande dificuldade. A receita já inclui batatas gratinadas, não sendo necessário acompanhamento. Confira como fazer bacalhau com natas, acessando essa receita.

Bacalhau ao forno

O bacalhau ao forno permite sentir o verdadeiro sabor do peixe, tradicionalmente acompanhado por batas e legumes cozidos. Para saber como fazer bacalhau ao forno, dê uma olhada nesse texto.

Bacalhau de Páscoa

O bacalhau de Páscoa é o prato tradicional dessa quadra, sendo servido com pimentões, azeitonas e tomates. Pode ser acompanhado de batatas cozidas ou ao forno. Para descobrir como fazer bacalhau de páscoa, confira essas instruções.

Para quem não é fã de bacalhau, essas refeições de peixe são ideias para o almoço Pascoal:

Moqueca de peixe

A moqueca de peixe é um prato tradicional brasileiro muito popular. Por ser saboroso e colorido, ele anima qualquer mesa de almoço de Páscoa. Descubra como fazer moqueca de peixe, dando uma olhada nessas dicas.

Peixe bonito acebolado

O peixe bonito é uma opção para quem não é grande fã de peixe. A sua textura faz lembrar o frango, sendo um bom prato para os fãs de carne. A cebola confere o gosto ainda mais delicioso ao peixe. Para saber como fazer peixe bonito acebolado, acesse essa receita.

28 receitas para o almoço de Páscoa - Peixes

Carnes

Se prefere preparar um prato de carne, existem várias opções para o almoço de Páscoa. No entanto, a tradição manda que a refeição seja preparada no forno e a seleção é essa mesmo:

Costelas de cordeiro no forno

O cordeiro no forno é um dos pratos mais preparados para o almoço de Páscoa. Essa receita mostra como preparar essa carne de forma simples e rápida, sendo ideal para famílias numerosas. Se gostaria de saber como fazer costelas de cordeiro no forno, acesse esse artigo.

Coxas de frango no forno

As coxas de rango no forno são uma opção saudável e deliciosa para os amantes de frango. Podem ser servidas com qualquer acompanhamento como batatas, arroz ou até puré. Descubra como cozinhar coxas de frango no forno, entrando nessa receita.

Lombo de porco no forno

O lombo de porco no forno é um prato clássico que todo o mundo ama. Embora demore algum tempo a cozinhar, vale a pena esperar por esse prato. Para saber como cozinhar lombo de porco no forno, confira essas dicas.

Costelinha de porco com mel

Para os fãs de carne preparada com mel, esse é o almoço de Páscoa ideal. O resultado dessa receita é um sabor agridoce e crocante irresistível. Acompanhe com batatas fritas, purê ou salada mista. Se gostaria de saber como fazer costelinha de porco com mel, acesse esse artigo.

Coelho de alho

O coelho de alho é uma opção guisada para quem não quer usar o forno durante a Páscoa. A carne de coelho é pobre em gorduras, sendo uma opção saudável e deliciosa para o almoço festivo. Veja como fazer coelho de alho, entrando no artigo.

Pernil no forno

O pernil no forno é um prato festivo clássico, pois rende muitas porções alimentando toda a família. Apesar de demorar um pouco a cozinhar, o seu sabor irresistível vai fazer a espera valer a pena. Saiba como fazer pernil no forno com essas dicas.

28 receitas para o almoço de Páscoa - Carnes

Massas

Se desejar preparar uma massa para o seu almoço de Páscoa, existem várias opções saborosas que pode preparar sem perder o requinte na mesa:

Macarrão gratinado

O macarrão gratinado é uma refeição fácil de preparar. Todo o mundo conhece e gosta desse prato, pelo que é uma opção segura para a festa Pascoal.

Macarrão com frutos do mar

Para os paladares mais sofisticados, o macarrão com frutos do mar é uma verdadeira iguaria. Essa receita pode ser preparada com amêijoa, camarão, mexilhões e qualquer outra coisa a seu gosto. Confira como como fazer macarrão com frutos do mar aqui.

Como fazer lasanha de frango

A lasanha de frango é uma excelente opção para o domingo de Páscoa pois agrada adultos e crianças. É um prato delicioso e econômico, sendo rápido de preparar se a massa de lasanha for previamente cozida. Confira como como fazer uma lasanha de frango, entrando nessa receita.

Lasanha de atum

A lasanha de atum é um prato muito saboroso que todo o mundo ama. Assim como a lasanha de frango, é uma boa opção para crianças pois alia o sabor do peixe com o do molho bechamel. Para recriar esse prato, veja como fazer uma lasanha de atum nesse artigo.

Lasanha de bacalhau

A lasanha de bacalhau é uma excelente alternativa à tradicional lasanha de carne. É também um prato adequado para o domingo de Páscoa pois inclui um dos alimentos favoritos para a data - o bacalhau. Esta receita serve 6 convidados e garante fazer sucesso. Para saber como fazer lasanha de bacalhau, dê uma olhada nesse artigo.

28 receitas para o almoço de Páscoa - Massas

Sobremesas

As sobremesas são uma parte muito importante das celebrações Pascais. Os tradicionais ovos e bombons de chocolate não podem faltar à mesa, assim como sobremesas clássicas desta data. Confira a seleção de sobremesas para o almoço de Páscoa:

Ovo de Páscoa de colher

O ovo de Páscoa de colher é uma excelente sobremesa para servir após o almoço de Páscoa. Pode ser decorado de forma original e servido em caixinha para surpreender e deliciar as crianças. Para saber como fazer ovo de Páscoa de colher, confira as instruções.

Ovo de Páscoa na travessa

Para quem quer evitar os ovos de chocolates tradicionais que podem ser caros ou difíceis de preparar, existe uma solução ideal: ovo de Páscoa na travessa. Essa sobremesa dá para servir 8 convidados e promete deixar toda a gente a pedir mais. Se não sabe como fazer ovo de Páscoa na travessa, acesse esse artigo.

Bolo de Páscoa

O bolo de Páscoa é uma sobremesa deliciosa que inclui chantili, passas e muito chocolate! Pode ser decorado com bombons, ovos de Páscoa ou qualquer elemento que você tenha em casa. Gostaria de saber como fazer bolo de Páscoa? Confira a receita.

Bolo ninho de Páscoa

O bolo ninho de Páscoa é um dos favoritos das crianças. O topo simula a textura de um ninho, que depois é coberto por pequenos ovinhos de chocolate para o efeito final. É uma opção deliciosa que promete deixar toda a gente no espírito de Páscoa. Se gostaria de saber como fazer bolo ninho de Páscoa, consulte esse artigo.

Bombons de Páscoa

Os bombons de Páscoa são um elemento comum nas mesas festivas da data. Pode rechear os bombons com vários sabores diferentes ou apostar no seu favorito. Existem várias formas originais de servir os bombons, por isso puxe pelo sue lado criativo e delicie os fãs de chocolate nessa Páscoa. Para saber como fazer bombons de Páscoa, entre no artigo.

Ovo de Páscoa recheado

Por fim, a sobremesa de eleição para o domingo de Páscoa é a mais tradicional: os ovos de Páscoa. As crianças vão adorar e é garantido que os mais crescidos também. Confira a receita e economize uma boa grana em ovos de supermercado: como fazer ovo de Páscoa recheado.

28 receitas para o almoço de Páscoa - Sobremesas

Aperitivos

Nenhum almoço festivo está completo sem alguns aperitivos e elementos especiais. Para que não falte nada na sua mesa, consulte essas receitas para o almoço de Páscoa que antecedem ou acompanham o prato principal:

Folar de Páscoa

O folar é o tradicional da Páscoa em Portugal. Tradicionalmente, as madrinhas oferecem o folar aos seus afilhados nessa data. A versão clássica do folar é muito curiosa, pois leva um ovo cozido com casca sobre o pão. Se gostaria de saber como fazer folar de Páscoa, confira essas dicas.

Amêndoas caramelizadas

As amêndoas de Páscoa são um alimento clássico de Páscoa. Que tal servi-las como aperitivo nessa festa? As amêndoas caramelizadas são deliciosas e oferecem uma alternativa ao chocolate que estará, muito provavelmente, presente à refeição de qualquer forma. Descubra como fazer amêndoas caramelizadas nesse artigo.

Colomba de Páscoa

A Colomba pascal é uma tradição das manhãs de Páscoa. Trata-se de um pão doce com formato de pomba, podendo também ser chamado de Pomba Pascal.

Patê de atum

O patê de atum é um aperitivo clássico em qualquer festa. Apesar de não ser tradicional de Páscoa, ele é bem fácil de preparar e pode ser servido para entreter os convidados enquanto aguardam pelo prato principal. Saiba como fazer patê de atum, dando uma olhada nessas dicas.

Torradas com queijo brie e geleia de mirtilos

Assim como o patê de atum, esse é um aperitivo delicioso e fácil de preparar para o almoço de domingo Pascal. O gosto salgado do queijo brie combina na perfeição com a geleia de mirtilos, num dueto difícil de imitar. Para saber como fazer torradas com queijo brie e geleia de mirtilos, acesse esse artigo e confira as instruções.

Votos de uma Santa Páscoa!

28 receitas para o almoço de Páscoa - Aperitivos

Se pretende ler mais artigos parecidos a 28 receitas para o almoço de Páscoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
28 receitas para o almoço de Páscoa