menu
Partilhar

Como fazer lasanha de bacalhau

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer lasanha de bacalhau

Lasanha é um prato delicioso que possui diferentes variações, você pode fazer de carne, de frango, de verduras, de berinjela, mas você já pensou em fazer de bacalhau? A lasanha de bacalhau é uma forma diferente de você servir o bacalhau e, também uma excelente opção para a Páscoa. Assim conseguirá surpreender os seus convidados nesta data festiva, trazendo o bacalhau da Semana Santa em uma versão diferente. Gostou da ideia? Então não perca mais tempo e continue lendo este artigo de umComo em que explicamos passo a passo como fazer lasanha de bacalhau.

6 convidados Entre 1 e 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: 9 pratos de bacalhau para a Páscoa
Passos a seguir:
1

Para fazer esta receita de lasanha de bacalhau, vamos começar por preparar o recheio. Para isso, pique os dentes de alho e a cebola e, coloque numa panela juntamente com o azeite de oliva. Deixe dourar.

Enquanto isso, coloque as lascas de bacalhau previamente dessalgado em uma panela com água a ferver e escalde por 5 minutos. Após esse tempo, escorra a água.

2

Em seguida, junte a polpa de tomate ao refogado e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Depois junte o bacalhau já escaldado e deixe cozinhar por 15 minutos ou até ficar com um molho consistente.

3

Adicione a salsa e a cebolinha picada ao recheio da lasanha de bacalhau e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Misture tudo muito bem, desligue o fogo e reserve.

4

Agora é a vez de preparar o molho branco para a lasanha de bacalhau. Para isso, coloque em uma panela a manteiga e a cebola ralada e deixe refogar até que a cebola murche.

Depois adicione a farinha e deixe dourar, vá mexendo sempre com uma colher de pau.

Como fazer lasanha de bacalhau - Passo 4
5

Vá vertendo as 4 xícaras de leite aos poucos e misture com um batedor de arame, assim você evita que o molho forme bolhas. Tempere o molho da lasanha com sal e noz moscada a gosto, desligue o fogo e reserve.

Como fazer lasanha de bacalhau - Passo 5
6

Uma vez que o recheio da lasanha e o molho branco estejam preparados, vamos proceder à montagem da lasanha de bacalhau. Comece por cozinhar a massa de lasanha, para isso deverá seguir as instruções da embalagem. Se você tiver comprado massa de lasanha pré-cozida terá apenas que ir colocando cada folha em água fervente durante cerca de 1 minuto, de maneira a que ela fique mais maleável. Você pode ir passando as folhas por água fervente à medida que for precisando.

7

Em um refratário retangular, faça uma camada com o molho branco e, em cima faça uma camada com a massa da lasanha. Depois faça uma camada com o recheio de bacalhau e adicione uma camada de mussarela e, mais uma de molho branco.

Como fazer lasanha de bacalhau - Passo 7
8

Vá repetindo as camadas seguindo a ordem descrita no passo anterior, até que os ingredientes acabem. É importante que você termine a lasanha com o recheio de bacalhau. Por último, polvilhe a lasanha com o queijo parmesão e cubra com papel de alumínio.

Como fazer lasanha de bacalhau - Passo 8
9

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixe cozinhar por 40 minutos. Após esse tempo, retire o papel de alumínio e deixe dourar por mais 15 minutos. Agora já pode retirar e servir a sua lasanha de bacalhau!

Como fazer lasanha de bacalhau - Passo 9
10

Se gostou desta receita de lasanha, então não perca estas outras que temos para si:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer lasanha de bacalhau, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?

Como fazer lasanha de bacalhau
1 de 6
Como fazer lasanha de bacalhau

Voltar ao topo da página