Partilhar

Como fazer feijão

 
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer feijão
Imagem: revista.icasei.com.br

Uma hora ou outra você vai ter que aprender a cozinhar feijão, seja quando for morar sozinho ou quando não tiver quem cozinhe para você. Aprender a cozinhar é algo necessário para cada ser humano, e por isso, o feijãozinho não pode ficar de fora da lista. Nutritivo e essencial, neste artigo, umComo te ensina como fazer feijão.

As medidas que vamos usar são suficientes para fazer feijão para duas pessoas, por três dias. Você pode usar uma panela de 3 L.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer arroz com feijão preto
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro passo para fazer feijão é escolher o feijão, eliminando pedrinhas e feijões estranhos, com manchas e aparência escurecida. Derrame-os sobre uma mesa para que o trabalho fique mais fácil. Após isso, lave-os com água corrente e depois enxague; repita o processo de lavar e enxaguar duas vezes, eles devem ficar bem limpinhos.

Como fazer feijão - Passo 1
2

Deixe o feijão um pouco de lado por enquanto, é hora de preparar a panela. Encha a panela de pressão com um litro de água e não deixe que a água e o feijão, quando for adicioná-lo, ultrapassem o limite que a panela indica. Caso o volume ultrapasse a marca interna da panela, retire um pouco de água.

3

Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, o tempo de cozimento do feijão pode variar de acordo com o seu gosto. Depois disso abra a panela, com cuidado (se tem alguma dúvida quanto à utilização da panela de pressão, veja nossos artigos no final deste ponto), e certifique-se de que o feijão já cozinhou; veja também se ainda tem água suficiente para cobrir o feijão, se não houver, coloque mais um pouco. Lembrando que é natural que a água do feijão escureça durante o cozimento.

4

Após o cozimento do feijão, tempere a gosto, é claro, a quantidade que achar necessário. Geralmente, ao fazer feijão, as pessoas preferem por fazer sempre uma quantidade suficiente para mais de um dia, essa receita, por exemplo, serve duas pessoas por até três dias, como dissemos, portanto, você escolhe se vai temperar tudo de uma vez ou não, e caso você pretenda congelá-lo, aconselha-se a não temperar o feijão que vai para o congelador. Veja também:

Como fazer feijão - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer feijão, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Ao abrir a panela para checar se o feijão já está no ponto em que você deseja, mecha-o cuidadosamente. Tente não ser muito bruto, isso faz com que o grão do feijão perca parte da sua integridade, caso ele já esteja parcialmente cozido.
  • Não se preocupe muito com o tempero no começo. Temperar, na culinária, é algo que se aprimora com o tempo e a prática. Com algumas tentativas, você vai entender melhor como utilizar cada elemento, como o sal, o azeite, o louro, para temperar o seu feijão.

Escrever comentário sobre Como fazer feijão

O que você achou da receita?

Como fazer feijão
Imagem: revista.icasei.com.br
1 de 3
Como fazer feijão

Voltar ao topo da página