Partilhar

Como fazer iogurte de kefir - passo a passo super fácil!

Como fazer iogurte de kefir - passo a passo super fácil!

O kefir é um fungo com propriedades probióticas que contém a mesma bactéria do leite e seu consumo oferece múltiplos benefícios para a saúde do organismo. Uma das formas mais comuns de consumi-lo é utilizando-o para preparar o iogurte, uma opção que pode servir para o café da manhã, lanche, e até acompanhar com cereais. Se você quer saber como fazer iogurte de kefir, siga as instruções que oferecemos a você neste artigo do umCOMO.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como conservar o kefir
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro que precisa para fazer iogurte de kefir é conseguir os grãos de kefir. Quando os tiver, coloque três colheres de sopa de grãos em uma embalagem de vidro, pode ser qualquer frasco velho, o qual deverá tampar da luz do sol com a ajuda de algum pano para evitar que o ácido do fungo mude e arruíne o sabor de seu iogurte. Além disso, deverá utilizar espátulas e utensílios de plástico ou madeira, já que os de alumínio ou qualquer outro metal podem modificar as propriedades do kefir.

2

O segundo passo para fazer iogurte de kefir é adicionar um litro de leite aos grãos de kefir que colocou na embalagem de vidro. Depois, cubra a embalagem com um pano e deixe repousar em temperatura ambiente durante 24 horas para que se produza a fermentação. Este período pode demorar mais dependendo da quantidade de grãos de kefir utilizados.

3

Após as 24 horas do período de fermentação, é necessário mexer o kefir. Destampe a embalagem de vidro e com uma espátula de madeira comece a fazer movimentos circulares muito suaves para misturar todo o conteúdo da embalagem. Uma vez misturados, coe o conteúdo e tenha cuidado de não despedaçar os fungos de kefir.

4

Depois de coar o conteúdo, deve colocar novamente o kefir em uma embalagem de vidro com o litro de leite restante para conservá-lo corretamente. Repita todo o processo anterior para que os fungos voltem a fermentar. O leite coado deve ser guardado em outra embalagem de vidro, tampado com um pano e conservado à temperatura ambiente, o que permitirá que engrosse um pouco.

5

Após repousar o seu leite fermentado à temperatura ambiente, a preparação ficará mais espessa. Depois pode esfriá-lo e usufruir de um delicioso iogurte de kefir. Para suavizar o nível de acidez ou dar sabor, você pode adoçar com sacarina a gosto ou acompanhar com frutas frescas como pêssegos ou morangos em cubinhos.

6

Lembre-se de guardar os seus grãos de kefir em um jarro de vidro com o litro de leite restante para que estes cresçam e se conservem naturalmente. Se deixar seus grãos de kefir sem leite, ou guardá-los na geladeira, se danificarão ou modificarão suas propriedades.

Veja mais informações no artigo sobre: Como congelar kefir de leite - Segredos para conservar

7

+ Dúvidas, dicas e truques com Kefir

Benefícios do kefir

Não é à toa que as receitas com kefir fazem tanto sucesso. O probiótico tem uma lista de propriedades incríveis para a nossa saúde. Dentre elas, o equilíbrio da flora bacteriana, aumento da imunidade do organismo, auxilia na digestão e no trânsito intestinal e por aí vai. Confira todos os benefícios do kefir.

Iogurte de kefir com Tang

Se você não é fã das frutas ou quer dar uma incrementada no sabor do iogurte de kefir, você pode batê-lo com 1 colher (chá) de suco em pó ou gelatina do sabor da sua preferência.

Iogurte grego de kefir

Para transformar o seu iogurte em iogurte grego de kefir, basta transferir o iogurte para um pano limpo, colocar sobre uma peneira dentro de uma panela ou outro recipiente e deixar o soro saindo de um dia para o outro. O resultado será um iogurte mais firme, assim como o iogurte grego.

Como adoçar iogurte de kefir?

Além do truque de adoçar o kefir com gelatina ou suco em pó, você pode apostar em todos os complementos que você colocaria em um iogurte tradicional. O mel sempre funciona, assim como o adoçante ou o próprio açúcar. Mas se você gosta de um toque mais frutado, não deixe de experimentar com geleia de frutas, que você mesmo pode fazer, basta seguir a receita de geleia de amora caseira. É sucesso!

Se você gostou desta receita, aproveite e confira também a nossa receita de como fazer kefir de leite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer iogurte de kefir - passo a passo super fácil!, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer iogurte de kefir - passo a passo super fácil!

O que você achou da receita?
25 comentários
A sua avaliação:
Helena
excelente eu congelei.o.kefir e descongelei porém ficou de manhã a noite sem leite agr coloquei leite e tampei será que ta bom?
A sua avaliação:
Danilo dias lins
Quero aprender faz iogurte de Kefir
A sua avaliação:
Eliete
Quero aprender a fazer iogurte de kefir
maria cristina de torres pires
quero saber mais sobre o kefir,receitas
roseli de lima
como consumir o yogurte de kefir
A sua avaliação:
Sivinha
Já amava o kefir! Agora vou testar as dicas de iogurte grego de kefir e kefir com gelatina!
A sua avaliação:
Odete Helena
Adorei as receitas de Kefir. Obrigada.
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Odete! Que bom que as dicas do umCOMO te ajudaram. Continue acompanhando nossas matérias :)
DIJAIR ALVES DA SILVA
Muito boas receitas, vou começar amanhã
creusa santo
eu ganhei o kefir mais não sabia com cuidar obrigada pela dica valeu obrigada
felisberto machado
o kefir pode ser armazenado na geladeira? qdo coloco no leite pra fazer iogurte, deixo na geladeira ou naõ?
Viviane
Oi sim ele deve ser mantido na Geladeira

Como fazer iogurte de kefir - passo a passo super fácil!
Como fazer iogurte de kefir - passo a passo super fácil!

Voltar ao topo da página