menu
Partilhar

Como fazer creme de leite caseiro

Como fazer creme de leite caseiro

O que é, exatamente, o creme de leite? Antes de explicarmos como preparar essa receita fácil e deliciosa, você deve ter em mente que o creme de leite é um líquido espesso, usado como ingrediente para elaborar pratos doces, salgados e molhos.

Para que você possa desfrutar desse delicioso alimento de maneira natural e econômica, neste artigo do umCOMO vamos te explicar como fazer creme de leite caseiro. Preparado(a) para descobrir um passo a passo com fotos, além de algumas receitas saborosas com creme de leite? Vamos lá!

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer leite creme
Passos a seguir:
1

Para começar a preparar a receita de creme de leite caseiro, você terá de levar uma panela ao fogo e incorporar os dois ingredientes: o leite e a manteiga. É importante que o leite seja do tipo integral, para que tenha uma porcentagem maior de gordura, o que é indispensável para que você consiga obter um creme de leite perfeito na textura e no sabor.

Como fazer creme de leite caseiro - Passo 1
2

Mexa constantemente os ingredientes no fogo, usando uma espátula, fouet ou colher de pau, até que a manteiga fique derretida. O fogo deve estar em temperatura média, já que o leite não deve chegar a ferver. O objetivo na hora de aprender a fazer creme de leite é garantir que a manteiga derreta e se integre ao leite.

A temperatura da manteiga não interfere nesta receita, ou seja, não importa se ela estava na geladeira anteriormente ou não.

Como fazer creme de leite caseiro - Passo 2
3

Após derreter a manteiga, você deve deixar que a mistura descanse por 15 minutos (no mínimo), assim que a tiver tirado do fogo. Após esse tempo, você vai notar que a mistura ficará levemente cremosa - sendo essa a textura correta. A cremosidade desta receita se dá graças à quantidade de gordura presente na manteiga.

Essa textura é, além disso, a responsável pelo toque especial do creme de leite caseiro.

4

Para que a mistura fique o mais homogênea possível, e que todos os ingredientes (tanto os gordurosos quanto os líquidos) fiquem bem integrados, você deve despejar o líquido em um copo de liquidificador ou processador de alimentos, e batê-lo em máxima potência por, aproximadamente, 2 minutos.

Como fazer creme de leite caseiro - Passo 4
5

Para terminar este artigo sobre como fazer creme de leite caseiro delicioso, você deve se lembrar que, uma vez que os ingredientes tenham sido batidos, você terá de colocá-los em um recipiente com tampa hermética, e deixar que eles descansem na geladeira. O tempo de descanso ideal é de, no mínimo, 4 horas.

Você pode ir mexendo o creme de tempos em tempos, usando uma espátula, para evitar que a gordura da manteiga se separe do restante do líquido. Essa etapa, porém, não é obrigatória: existem receitas de creme de leite nas quais é aconselhado deixar a mistura na geladeira durante uma noite inteira, sem necessidade de mexê-la com frequência.

Se você tem tempo, aconselhamos que você faça esse processo de mexer os ingredientes de vez em quando. Porém, se estiver com pressa, deixe a mistura descansando durante toda a noite.

Como fazer creme de leite caseiro - Passo 5
6

Após esse tempo de descanso, você poderá tirar o creme de leite da geladeira e usá-lo em qualquer receita doce ou salgada de sua preferência. Tanto se você quiser fazer creme de leite para sobremesas, quanto se você quer cozinhar um frango ou massa usando o ingrediente, essa é a receita ideal!

Lembre-se de que esta receita de creme de leite caseiro pode durar até duas semanas na geladeira.

Agora que você já sabe como fazer creme de leite, pode ser que também se interesse em aprender como fazer chantilly para suas sobremesas, ou como fazer creme chantilly com nata.

Como fazer creme de leite caseiro - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer creme de leite caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Não adicione açúcar ou sal à mistura. Dessa forma, você vai poder aproveitar o seu creme de leite caseiro para receitas salgadas e doces.
  • Para esta receita você também pode usar a manteiga light, que tem menos gordura do que a manteiga normal, desde que ela tenha pelo menos 10% de gordura.
  • Se você quiser fazer um chantilly fácil usando o seu creme de leite caseiro, basta adicionar o creme de leite que você acabou de preparar em uma tigela, e batê-lo bem usando um batedor manual ou a batedeira, até ficar com a textura correta. Adicione açúcar refinado ou açúcar de confeiteiro a gosto, e você terá um delicioso creme chantilly.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Lucci Pedregal
Eu amei este artigo vcs estão de parabéns, gostaria de saber a forma de fazer estas receitas 100% veganos ?

Como fazer creme de leite caseiro
1 de 6
Como fazer creme de leite caseiro

Voltar ao topo da página