Partilhar
Partilhar em:

Como usar corretamente a panela de pressão

Passo a passo
Avaliação: 5 (9 votos)
3 vezes partilhado
 
Como usar corretamente a panela de pressão

Para a mulher moderna, que está sempre atarefada e tem que conciliar trabalhos domésticos com outra profissão, ou simplesmente deseja economizar paciência, combustível e tempo, a panela de pressão é sem dúvida uma boa amiga, uma aliada indispensável. Em poucos minutos você pode preparar pratos extraordinários e de cozimento prolongado seguindo os sistemas tradicionais e que, graças à panela de pressão, estarão prontos em poucos minutos.

Também lhe pode interessar: Como saber se pode abrir a panela de pressão
1

Existem diferentes modelos de panela, mas todos têm a mesma forma de marmita ou caçarola, com uma complicada tampa que facilita fechar hermeticamente por meio de um dispositivo feito para isso e que permite cozinhar os alimentos a uma temperatura superior aos 100 graus, chegando aos 110-120; por isso o cozimento se acelera consideravelmente, já que a água ao evaporar-se e não encontrar via de saída aumenta a pressão. Deste modo os alimentos cozinham mais rápido. Ao não ter contato com o ar conservam todo o seu sabor, aroma e propriedades.

2

Os fabricantes de panelas de pressão dão, nos seus manuais, instruções para uma boa utilização da panela. Todos eles se esforçaram ao máximo para as desenvolverem e oferecem garantias suficientes de segurança. O cesto se amortiza rapidamente, poupando tempo e combustível.

3

Quando a panela é nova é necessário, em primeiro lugar, ferver uns dois copos de leite nela, pois assim poderemos confiar em sua total limpeza. Feito isso, já se pode lavar com o detergente habitual, nunca com pós abrasivos. Para as limpezas posteriores, basta lavá-la como qualquer outro recipiente de cozinha.

4

As válvulas e alavancas da tampa não oferecem nenhuma dificuldade nesse aspecto. Na panela nova deve lavar-se também o anel de borracha que permite o seu fechamento hermético, devendo tirá-lo e lavá-lo repetidas vezes com sabão ou detergente, deixando pendurado depois ao ar livre durante umas horas. Ao guardar a panela, deve deixá-la sempre aberta, apoiando a tampa para que o recipiente fique de tal maneira que possa penetrar o ar.

5

Não encher a panela de pressão com mais de dois terços de sua capacidade. Assegure-se sempre de que na panela tenha quantidade suficiente de água, caldo ou outro líquido indicado na receita, pois caso contrário os alimentos se queimariam se o tempo de cozimento for prolongado.

6

Mantenha a válvula de segurança sempre limpa; deve sair um fino jato de vapor, do contrário estará obstruída, e isso sim que é perigoso. Fechar perfeitamente a tampa da panela de pressão.

7

Uma vez terminado o cozimento com a panela de pressão, procede-se ao esfriamento, que pode ser rápido ou normal. O esfriamento rápido realiza-se colocando a panela debaixo da torneira, deixando o jato de água passar por um lado da panela. Esse procedimento somente é aconselhável em caso de muita pressa, já que os alimentos perdem em sabor e textura.

8

Por outro lado, o esfriamento normal, deixando que a pressão baixe por si mesma e pouco a pouco, é o melhor, já que nenhuma mudança brusca de temperatura afeta aos manjares, não alterando suas propriedades nem o seu aspecto.

9

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como usar corretamente a panela de pressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • A vida útil da panela de pressão pode ser de 10 anos.
Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como usar corretamente a panela de pressão

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Como usar corretamente a panela de pressão
Como usar corretamente a panela de pressão