Tapas espanholas: o que são e quais as receitas mais típicas


Um dos principais atrativos da Espanha é a gastronomia. Trata-se de um dos países onde melhor se come. Para muitos, é o melhor devido à qualidade dos produtos e das receitas. Nesse sentido, as tapas espanholas se destacam a ponto de se tornarem uma tradição e uma marca da identidade nacional. As tapas espanholas são aperitivos servidos em muitos bares e restaurantes. Normalmente, acompanham alguma bebida. Há diversos tipos: com carne, peixe e opções vegetarianas. Para saber mais, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo sobre tapas espanholas: o que são e quais as receitas mais típicas.
- O que são as tapas espanholas?
- Tortilha de batata
- Polvo à galega
- Salada russa
- Tapa de paella
- Croquetes
- Batatas bravas
- Gilda
- Gazpacho
- Puntillitas
- Batatas enrugadas
O que são as tapas espanholas?
As tapas espanholas são pequenas porções de comida servidas como aperitivo em bares e restaurantes. Elas costumam acompanhar uma bebida (cerveja, vinho ou sidra são as mais comuns, mas pode ser qualquer uma). Apesar de terem surgido como simples fatias de queijo ou presunto, atualmente existem elaborações de alta qualidade sob o nome de tapa.
Embora exista o costume de pedir tapas espanholas ao sair para almoçar ou jantar com familiares ou amigos, você pode pedir uma a qualquer momento, seja sozinho ou acompanhado. Também é possível prepará-las em casa e aproveitá-las com seus entes queridos.
Para conhecer mais sobre a cultura espanhola, confira este artigo sobre "Danças da Espanha".
Tortilha de batata
Além de ser um prato típico da gastronomia espanhola, a tortilla de batata também é servida a palito. A simplicidade e os ingredientes necessários para sua preparação (batatas, ovos, sal, óleo e, para quem preferir, cebola) vêm acompanhados de um sabor irresistível para muitas pessoas. Alguns bares e restaurantes se arriscam a inovar na receita tradicional da tortilha de batata, adicionando outros ingredientes como abobrinha, pimentões ou chorizo.
Conheça outras culinárias influenciadas pela espanhola como, por exemplo, a mexicana, neste artigo com diversas "Receitas mexicanas".

Polvo à galega
A receita do polvo à galega tem muitos truques. Por exemplo, o polvo deve ser cozido em uma panela de cobre e, para ficar macio, é preciso mergulhá-lo em água fervente e retirá-lo rapidamente várias vezes. Se você quiser experimentá-lo no melhor ambiente possível, no umCOMO recomendamos ir à Festa do Polvo de Carballiño, que acontece em Ourense: em um único dia, são consumidos mais de 50 mil quilos de polvo à galega, uma das tapas espanholas mais requintadas.
Aqui você encontrará mais informações sobre "Como cozinhar o polvo".

Salada russa
É uma das tapas mais comuns dos bares espanhóis. Embora admita muitas variações, os ingredientes habituais são batata cozida, maionese e vários legumes. A salada russa é uma receita de tapa muito popular no verão, mas é consumida durante todo o ano.
Não perca este artigo sobre "Como fazer salada russa"!

Tapa de paella
A paella é outra das melhores tapas espanholas. O arroz é o ingrediente principal desta receita. Os outros elementos essenciais da paella valenciana, a mais popular na Espanha, são: frango, coelho, feijão-verde, vagem, azeite de oliva, tomate, açafrão, água e sal.
Também existem outras versões, como a paella mar e montanha, com carne e peixe; a paella marinheira, com peixe e frutos do mar; e a paella de montanha, que inclui mais carne, como costela.
Saiba mais sobre esse prato em "Como fazer um refogado para paella" e "Como fazer paella mista".

Croquetes
Os croquetes são uma das tapas espanholas com maior potencial. Os tradicionais são de presunto ou cozido, mas, nos últimos tempos, popularizaram-se croquetes de outros sabores, como bacalhau, cogumelos, queijo ou lula na sua própria tinta. Com um bom molho bechamel, o recheio ao gosto do consumidor e uma boa fritura, eles se tornam uma delícia.
Aqui explicamos "Como fazer croquetes de atum" e "Como fazer croquetes de espinafre".

Batatas bravas
Para fazer batatas bravas, corte-as em cubos de aproximadamente 3 centímetros e acompanhe com "molho bravo" (molho com azeite, tomate e páprica doce e picante ou pimenta-caiena). Por outro lado, as batatas alioli são preparadas da mesma forma, mas o molho para cobrir as batatas leva ovo, azeite e alho. Além disso, são um pouco menos picantes.

Gilda
Esta tapa é típica do País Basco. As gildas são espetinhos feitos com anchovas, azeitonas e pimentões. Seu nome se deve a Gilda, o filme estrelado por Rita Hayworth, já que, como diziam, este espetinho se destaca pelas mesmas características: verde, salgado e um pouco picante.

Gazpacho
Entre as tapas espanholas, também há opções vegetarianas, como o gazpacho. Trata-se de uma sopa fria muito típica da Andaluzia, feita com tomate, azeite, pão, vinagre e legumes, especialmente pepino, cebola, pimentão e alho. Normalmente, essa tapa é servida com acompanhamentos, como croutons.
Confira aqui outra sopa fria típica da Espanha: "Como fazer salmorejo de abacate".

Puntillitas
As puntillitas são uma fritura de peixe, empanado previamente, que é acompanhado de limão, maionese ou alioli. Uma variante dessa tapa é a que inclui cebola, ou seja, tarta-se de pequenas lulas aceboladas sem farinha. É um dos melhores aperitivos que você pode saborear na Espanha.
Neste artigo, contamos "Como fritar lulas".

Batatas enrugadas
As batatas enrugadas são uma tapa típica das Ilhas Canárias. A receita consiste em cozinhar batatas sem descascar e com bastante sal, para ficar uma espécie de crosta na casca, já que antigamente as batatas eram cozidas com água do mar.
É necessário um tipo especial de batata, menor e conhecida nas Ilhas Canárias como "papa bonita". Sua casca pode ser comida sem problemas. Muitas vezes, são usadas como acompanhamento, mas, quando servidas como tapa, costumam ser acompanhadas de molho vermelho ou verde, dependendo da escolha do consumidor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tapas espanholas: o que são e quais as receitas mais típicas, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.