Outras sobremesas

Como fazer cereja em calda

Como fazer cereja em calda

Uma das frutas mais procuradas nos supermercados, as cerejas são tão saborosas quanto nutritivas. Por exemplo, a cereja é fonte de vitaminas e minerais: tem vitamina C, vitamina E, ferro, cálcio e potássio na composição. Em calda, a fruta é sobremesa queridinha e, além disso, se conservada em boas condições, pode ser consumida quando você quiser - usar o pote de cerejas em conserva para presentear alguém que gosta da fruta não tem erro. A seguir, no umCOMO, te mostramos como fazer cereja em calda com passo a passo, de maneira rápida e fácil. Você não vai querer parar de comer as suas!

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Caçarola
  • Panela
  • Frascos de vidro
  • Etiquetas
  • Extrator de caroços de cerejas ou canudo de metal
  • Concha para servir
Também lhe pode interessar: Como fazer torta de cereja
Passos a seguir:
1

O primeiro passo que recomendamos para você fazer cereja em calda é, como qualquer outra fruta, lavar bem as cerejas, certificando-se de eliminar toda a sujeira. As quantidades, como sempre, vão depender de você e, caso você queira aumentar a receita deverá trabalhar com, por exemplo, um ou dois quilos da fruta, aumentando também as quantidades de água e açúcar proporcionalmente. Nesta receita, vamos usar 400 gramas de cerejas.

2

Após lavar as cerejas, você deve usar um extrator de caroços de cereja, ferramenta cuja função é essa mesmo, tirar os caroços das cerejas. Se não há outra possibilidade, use um canudo de alumínio ou metal, pressionando-o sobre o centro da fruta até que o caroço saia. Porém, se você for fazer mais de um pote de cereja em calda, recomendamos que use o extrator, tanto pela precisão quanto pela otimização do tempo. Este passo, porém, é opcional, pois há quem prefira conservar as cerejas com caroços.

3

Pegue o pote que você vai usar para guardar as cerejas e destampe-o. Coloque o frasco e sua tampa em água fervente por 5 minutos para esterilizá-los. Assim que o frasco estiver esterilizado e frio, coloque as cerejas de volta nele.

Neste outro artigo você pode ver como esterilizar frascos para conserva.

4

Chegou a hora de preparar a calda da sua cereja em calda. Pegue uma panela e despeje nela o litro de água e o açúcar, mexendo bem em fogo alto para que dissolva. Assim que o açúcar começar a ferver, desligue o fogo e retire a panela dele.

Como fazer cereja em calda - Passo 4
5

Com auxílio de uma colher ou concha, coloque a calda de açúcar no pote com as cerejas. Deixe cerca de dois centímetros do recipiente sem preencher, coloque a tampa e feche bem.

6

Pegue uma panela grande com água, de preferência alta, para que o pote seja totalmente coberto. Coloque o pote dentro da panela e aumente o fogo até que comece a ferver. Assim que a água começar a ferver, diminua o fogo a médio-alto e deixe o pote lá por cinco minutos. Após esse período, apague o fogo e retire o pote com cuidado para não se queimar, e deixe-o esfriar. Depois, coloque uma etiqueta com o nome do conteúdo do recipiente, neste caso a calda, e a data de preparo.

7

Uma opção para quem quer ousar um pouco na receita é adicionar um pouco de álcool às cerejas em calda. Como? A maneira mais rápida e fácil de fazer isso é pegar as cerejas (com ou sem caroço) e colocá-las no pote de vidro, previamente esterilizado. Vá fazendo o processo em camadas: um pouco de cereja, uma colher e meia de calda; outro punhado de cerejas, outra colher e meia de calda, e assim por diante até que o recipiente fique quase cheio.

Depois, adicione o álcool, como por exemplo rum branco, e preencha o pote até o limite mencionado anteriormente, ou seja, deixando 2 centímetros de folga. Tampe o pote. Coloque a etiqueta na conserva e guarde a cereja em calda em local fresco, sem umidade ou incidência de luz solar.

Como fazer cereja em calda - Passo 7
8

Quanto tempo dura a cereja em calda? Com certeza elas duram bastante, por um período que pode variar de meses a dois anos, graças ao açúcar presente na receita, com alto poder conservante. Uma opção, por exemplo, é preparar os potes de cereja em conserva durante o verão, e consumi-los apenas no inverno.

Ou, então, pode ser que você precise das cerejas para alguma sobremesa mais específica, mas não consegue encontrá-las para comprar por não ser época da fruta. Com a receita da cereja em conserva, portanto, você não terá mais esse problema, e poderá consumir as frutas sempre que quiser.

Se você gostou desta receita de cereja em calda e tem mais quantidades da fruta em casa, recomendamos que tente fazer o delicioso bolo floresta negra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cereja em calda, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Aconselhamos que você coloque etiquetas em cada frasco, indicando a data na qual as frutas foram colocadas em conserva. Caso você tenha outras frutas em conserva, trate de nomear o pote das cerejas. Importante! Uma vez que você tiver aberto o recipiente, deverá colocá-lo na geladeira e ir observando o conteúdo: caso o pote fique com a tampa ou laterais amassadas, é hora de tirá-lo da geladeira, pois isso é sinal de que as frutas estão estragadas.
  • Coloque as cerejas em conserva em potes limpos e secos, e deixe-os em local fresco, com sombra e sem umidade. Caso contrário, se receberem luz em excesso, as frutas podem estragar.
  • Limpar o pote é um fator chave para evitar microorganismos nocivos. Se o frasco for higienizado adequadamente, certifique-se de que nada acontecerá.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Marcelia
Qual a quantidade de Rum podemos adicionar?
jaqueline
a receita diz para preencher o pote até o limite mencionado anteriormente, ou seja, deixando 2 centímetros de folga
A sua avaliação:
Lara
sensacional cereja em calda! amo!
1 de 3
Como fazer cereja em calda