Outros Preparação e apresentação da comida

Receitas mexicanas

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 22 maio 2023
Receitas mexicanas

A cozinha mexicana, sempre saborosa, é mais rica e variada do que se possa imaginar, pois, além dos pratos típicos muito populares, como os tacos, existem outras propostas menos conhecidas e igualmente deliciosas.

É uma gastronomia criada com produtos básicos, como a carne e o peixe, mas sempre bem temperada e acompanhada de todos os tipos de molhos, dos mais picantes aos mais suaves. Se você quer preparar um cardápio surpreendente e autêntico com as melhores receitas mexicanas, neste artigo do umCOMO reunimos as principais para você.

Também lhe pode interessar: Receitas de arroz simples e gostosas

Índice

  1. Tacos
  2. Fajitas e burritos
  3. Pimentões recheados com queijo
  4. Enchiladas
  5. Guacamole
  6. Cochinita Pibil
  7. Quesadillas
  8. Pozole vermelho
  9. Chili com carne
  10. Michelada
Ver mais >>

1. Tacos

Não há dúvida de que os tacos são um clássico da culinária mexicana. Se encaixam em qualquer ocasião e são a proposta perfeita para compartilhar e desfrutar com amigos e família. Os tacos mexicanos são feitos com tortillas de milho não muito grandes, que são a base para incluir uma grande variedade de recheios.

Os mais tradicionais são os tacos de pastor, que são feitos com carne de lombo de porco assada em trompos (suportes semelhantes aos usados ​​para fazer espetinho de carne) embora se quiser fazer em casa, pode cozinhar a peça no forno.

Esta carne é temperada com pasta de urucum, alho, tomate, louro, cebola, vinagre de maçã, pimenta… tudo em uma marinada para compor todo o seu sabor. Você tem opções mais simples, porque os tacos podem ser recheados com quase tudo, desde tiras de frango e saladas variadas, até pedacinhos de peixe ou marisco com algum molho saboroso.

Receitas mexicanas - 1. Tacos

2. Fajitas e burritos

Também típicos do México e semelhantes aos tacos, embora neste caso as tortilhas usadas sejam um pouco maiores e geralmente feitas de trigo. Entre as mais conhecidas estão as fajitas de frango, que são recheadas com peito de frango cortado em pequenos pedaços junto com cebola e pimenta. O molho rico, com um ponto picante, em que todos estes ingredientes são cozinhados lentamente é o segredo das melhores fajitas.

Receitas mexicanas - 2. Fajitas e burritos

3. Pimentões recheados com queijo

Pimentões são básicos na culinária mexicana. Alguns são mais ou menos picantes e qualquer um deles pode ser preparado com uma grande variedade de recheios, por exemplo, com carne picada ou legumes.

Além disso, os recheios de queijo estão entre os mais conhecidos e apreciados e são preparados com pimenta malagueta fresca na qual é inserido o queijo tipo panela. Eles são passados ​​por ovo e farinha, e depois são fritos. São deliciosos porque a etapa final desta receita consiste em cozinhar os pimentões já fritos por alguns minutos em um molho suave feito com alho, tomate previamente cozido e cebola.

Receitas mexicanas - 3. Pimentões recheados com queijo

4. Enchiladas

Embora existam muitos tipos de enchiladas, algumas das mais conhecidas são as mexicanas. As enchiladas mexicanas transbordam sabor e são uma proposta ideal para os amantes do tempero. Elas também tem como base a panqueca de trigo, mas, neste caso, o recheio é um delicioso molho picante feito com pimenta, queijo e pode incluir carne picada. As enchiladas não são apenas recheadas, também são banhadas neste poderoso molho e, além disso, são finalizadas com um toque ao forno.

Receitas mexicanas - 4. Enchiladas

5. Guacamole

O guacamole é um dos molhos estrela do México e não pode faltar nas receitas mais tradicionais do país asteca. É degustado sozinho, com nachos e também incluído em outras receitas, inclusive tacos.

É fácil de fazer porque leva abacate, pimenta malagueta ou verde, cebolinha, pimenta jalapeno (se você gostar de um toque picante), um pouco de suco de limão e coentro. Tudo bem passado no liquidificador e pronto! Também existem receitas de guacamole para todos os gostos e uma das mais populares é a que também leva tomate maduro.

Neste artigo ensinamos a Como fazer guacamole.

Receitas mexicanas - 5. Guacamole

6. Cochinita Pibil

É um dos pratos principais da gastronomia mexicana e uma receita muito antiga, acredita-se até que já era consumido em tempos pré-colombianos no Yucatán. Atualmente, a cochinita pibil é carne de porco temperada com urucum, suco de laranja e vários temperos como: orégano, cominho, pimentão, alho, sal e pimenta, que normalmente é deixada marinar de um dia para o outro.

O segredo deste prato milenar é colocar a carne para marinar envolvida em folhas de bananeira. Na hora de assar, o leitão é levado ao forno com as folhas de bananeira e assado lentamente por cerca de duas horas, até que a carne esteja tão macia que se possa separar do osso com as mãos.

Receitas mexicanas - 6. Cochinita Pibil

7. Quesadillas

Com esse nome, logicamente, os diferentes tipos de queijos são o ingrediente essencial desta receita mexicana. As quesadillas são um prato muito simples de fazer que se prepara com tortillas de farinha recheadas, neste caso, com um rico queijo derretido. Além disso, podem levar outros ingredientes que ficam especialmente bons com aqueles queijos que derretem na boca. Frango e milho, carne moída, pimentão, tomate e queijo, bacon... aroma e sabor em partes iguais.

Receitas mexicanas - 7. Quesadillas

8. Pozole vermelho

Entre as receitas mexicanas mais tradicionais, não poderiam faltar os pratos degustados de colher. Pozole é um caldo ou sopa do qual existem diferentes variações. Qualquer um deles incorpora grãos de milho e outros ingredientes, desde carne de porco, vaca ou frango, até vegetais e hortaliças.

O pozole vermelho, por exemplo, é feito com carne de porco (incluindo costela) que é cozida em água com alho, cebola, vários tipos de pimenta e um pouco de orégano. Além disso, antes de terminar o cozimento, você deve adicionar o milho pozole e, para finalizar, pode incluir diversos vegetais, como tiras de alface, repolho ou rabanetes.

Receitas mexicanas - 8. Pozole vermelho

9. Chili com carne

Também se destaca entre as receitas mexicanas por seu sabor intenso e picante. É um prato muito completo e saboroso, que combina feijão vermelho ou preto com carne picada, ambos ingredientes bem misturados em um molho rico e espesso que o torna uma receita ideal para degustar diretamente do prato com uma colher, ou para acompanhar com nachos.

Receitas mexicanas - 9. Chili com carne

10. Michelada

A michelada mexicana é uma bebida refrescante perfeita para acompanhar muitos dos pratos já descritos. É feita de uma cerveja, que deve estar bem gelada, e a ela deve-se adicionar um pouco de suco de limão, uma colher de molho picante tipo tabasco, outra de molho inglês ou Perrins, uma pitada de sal, outra de pimenta e cubos de gelo... uma bebida refrescante e ideal para saborear com as melhores receitas mexicanas!

Você é fã da cultura mexicana? Ensinamos a Como fazer uma festa mexicana para que você possa beber micheladas à vontade.

Receitas mexicanas - 10. Michelada

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas mexicanas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Receitas mexicanas